Balão de pressão de furo.

DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Balão de pressão de furo.

Mensagem por DEUS AMIGO »

Boas gostaria de saber como posso ajustar o ar de balão de furo cuja indicação que tenho na etiqueta é 10bares? tenho de tirar o tubo água do furo? ou só meter ar no balão até os 10bares? existe algum percunceito com a colocação do ar no balão? se alguêm poder dar umas dicas agradeço que informe, Cumprimentos.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Balão de pressão de furo.

Mensagem por Mário »

Boas
DEUS AMIGO Escreveu:Boas gostaria de saber como posso ajustar o ar de balão de furo cuja indicação que tenho na etiqueta é 10bares? tenho de tirar o tubo água do furo? ou só meter ar no balão até os 10bares? existe algum percunceito com a colocação do ar no balão? se alguêm poder dar umas dicas agradeço que informe, Cumprimentos.
Não digo que seja 10 bar mas acho muito, normalmente é só (3 a 4 bar).

Para pores a pressão basta com um compressor ou uma bomba de pé, no balão onde tem o pipo com um interior (como os pneus dos carros)

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
shok
Curioso
Curioso
Registado: 11 nov 2010, 20:51

Mensagem por shok »

Com 3 Bar já é mais que suficiente, atenção que se abusamos na pressão do balão podemos danificar aparelhos de casa, Termo-acomulador, torneiras, autoclismo, etc.
Só ando de mota por duas razões... por tudo e por nada. hehehe
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda

Obrigado por terem respondido, realmente é a etiqueta que tem o balão que diz 10 barea é grande assim a olho tem 80cm de alto e 40 cm de largura, o furo tem 100 metros de fundo com tubo de 1 e 1/4 e o ar convem meter com o motor desligado e sem pressão correto? Cump.
J.Vieira
Curioso
Curioso
Registado: 20 set 2009, 18:37

Mensagem por J.Vieira »

Boas,
A pressão de ar na menbrana (2/3 bar) deve ser dada em função da pressão minima do pressostato.
Por norma 0,3Kg acima do valor minimo.
Estes valores minímo/máximo devem ser ajustados, sem pressão na rede e de acordo com os fins a que são destinados.
Cumps
shok
Curioso
Curioso

Mensagem por shok »

Sim, o ar é medido com o balão vazio, sem água, senão a pressão vai ser muito maior.

Esses 10Bar deve ser a pressão quando cheio de água, mas valor máximo.

a profundidade do furo nada tem a ver com a pressão do balão, o ar só fica dentro do balão entre a "lata" e a manbrana, isto se estiver a falar de balão com menbrana, sem menbrana nuca montei nenhum.
J.Vieira
Curioso
Curioso
Registado: 20 set 2009, 18:37

Mensagem por J.Vieira »

Boas,
Aplica-se o ar no balão sem pressão de linha!
Estes valores minímo/máximo devem ser ajustados, de acordo com os fins a que são destinados.
cumps
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda

Obrigado pelas dicas Cump:
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 out 2011, 22:26
Has thanked: 10 times
Been thanked: 14 times

Mensagem por Mestreclima »

DEUS AMIGO Escreveu:Obrigado por terem respondido, realmente é a etiqueta que tem o balão que diz 10 barea é grande assim a olho tem 80cm de alto e 40 cm de largura, o furo tem 100 metros de fundo com tubo de 1 e 1/4 e o ar convem meter com o motor desligado e sem pressão correto? Cump.
Boas um deposito destas dimensões será autoclave com ou sem membrana?!!!
Cump.

Rochinha
shok
Curioso
Curioso

Mensagem por shok »

pode ser tanto um como outro.

Cheguei a instalar autoclaves de 500L e tinham menbrana.
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Has thanked: 36 times
Been thanked: 29 times

Mensagem por Pedro Barradas »

.. os 10 Bar, devem-se referir à pressão máxima que o balão aguenta.
Por segurança, não colocar mais de 4Bar.
Quem cria renasce todos os dias...
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 jan 2010, 11:27

Mensagem por lrds »

Bom dia

Eu tenho 2 depósitos de inox agrupados um de 200l, que é onde está o pressostato, e outro de cerca de 1000l sem membrana. Quando noto que o motor arranca mais bastas vezes, porque com o tempo vão perdendo ar, vou lá com o compressor e dou ar nos 2. Primeiro rego as árvores até a pressão ficar a 0 e depois injecto o ar.

Já me falaram que há um aparelho que se aplica em determinado ponto do depósito e que faz com que nunca mais seja preciso pôr ar para dentro.
Inté
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas a todos que se dedicaram a este tópico, e continuando a situação informar que o meu tópico foi depois de ter alterado a bomba de pois de a interior se ter queimado deduzo pelo tempo que a mesma sofreu durante média 15Anos da DRUNFOST e o meu pedido do ajustar o ar dentro do balão que como disse estava na etiqueta 10bares.
Agora outra situação que se passou na desmontagem do equipamento a cem metros de prufundidade com tubo idronil de 1/1/4 de seis metros de altura cada vara, imaginem a puxar a tubagem carregada com água com cadernal estava a ver que não a conseguia trazer ao de cima, mas lá conseguimos.
Agora vai outra manobra minha que foi uma vez o furo tirava muita areia fina, pensei e fiz, foi medir a altura de água dentro do furo e medi com cordel e panos de X em X metros e ajustei uma média de 40 metros de água!
Qual a minha ideia? colocamos a nova bomba e não metemos duas varas 12 metros e a água deve sair sem areia? e assim foi lá ficou 12 metros fora e depois de enfiar a bomba e a tubagem toda de acordo que a sustentiblidade deve se na bomba! foi uma carga de trabalho para equilibrar a pressão sobre a bomba e deixar o tubo sem qualquer pressão devido ao tubo ser unido com uniões, e mesmo já carregado com água.
Bem até aqui tudo bem, mas agora vem uma alminha e diz que se a bomba não for até ao fundo o furo acaba de se encher da areia!
E ai começo a pensar e vejo que o homem é capaz de ter razão!
Conclusão tive de tirar toda a montagem do furo e colocar os 12 metros de tubo que deixei para trás!

Gostaria que alguns colegas mais experientes em furos de água, que dessem a sua opnião sobre este caso.

Obrigado pelas dicas.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

DEUS AMIGO Escreveu:Boas a todos que se dedicaram a este tópico, e continuando a situação informar que o meu tópico foi depois de ter alterado a bomba de pois de a interior se ter queimado deduzo pelo tempo que a mesma sofreu durante média 15Anos da DRUNFOST e o meu pedido do ajustar o ar dentro do balão que como disse estava na etiqueta 10bares.
Agora outra situação que se passou na desmontagem do equipamento a cem metros de prufundidade com tubo idronil de 1/1/4 de seis metros de altura cada vara, imaginem a puxar a tubagem carregada com água com cadernal estava a ver que não a conseguia trazer ao de cima, mas lá conseguimos.
Agora vai outra manobra minha que foi uma vez o furo tirava muita areia fina, pensei e fiz, foi medir a altura de água dentro do furo e medi com cordel e panos de X em X metros e ajustei uma média de 40 metros de água!
Qual a minha ideia? colocamos a nova bomba e não metemos duas varas 12 metros e a água deve sair sem areia? e assim foi lá ficou 12 metros fora e depois de enfiar a bomba e a tubagem toda de acordo que a sustentiblidade deve se na bomba! foi uma carga de trabalho para equilibrar a pressão sobre a bomba e deixar o tubo sem qualquer pressão devido ao tubo ser unido com uniões, e mesmo já carregado com água.
Bem até aqui tudo bem, mas agora vem uma alminha e diz que se a bomba não for até ao fundo o furo acaba de se encher da areia!
E ai começo a pensar e vejo que o homem é capaz de ter razão!
Conclusão tive de tirar toda a montagem do furo e colocar os 12 metros de tubo que deixei para trás!

Gostaria que alguns colegas mais experientes em furos de água, que dessem a sua opnião sobre este caso.

Obrigado pelas dicas.
LOL, eu tenho um de 120m e o grupo motor-bomba ficou lá encravado...
Já usamos uma DYNA para rebocar o tubo e nada... Quando avariar, byebye furo...
oraora
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 jun 2012, 10:56

Mensagem por oraora »

em relação ao assunto em questão é prciso ter em atenção que os tubos de canalização aguentão a pressão para a qual são fabricados se estão preparados para uma pressão de 4 a 6 bares e lhe metermos 10 é claro que já foram não ficam para contar a historia relação á pressão é o pressostato que controla ao ar dentro do balão quanto mais tiver menos agua entra para dentro dele claro relação á montagem não posso opinar porque não sei como esta feita e o seu conteudo relativo a acessorios a areia dentro do furo tem solução limpeza do mesmo antes que entale a bomba então ai ela foi-se
Última edição por oraora em 11 jun 2012, 22:54, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”