Ajuda - como ser electricista de instalações?
Re: Ajuda - como ser electricista de instalações?
Pelo que já descobri, na Universidade do Algarve têm o Cet que eu procuro... eu já estudei há uns aninhos, já não me lembro de tudo como se fosse ontem... não sei até que ponto será dificil entrar no contexto! Pela lista das disciplinas, não vi lá trignometria (espero ter visto bem!)
Pois, eu espero é que ensinem... porque ensinando uma pessoa (re)aprende. Agora se é chegar lá e toca a despejar matéria e que se lixe o mexilhão, aí tou tramado. O pior que pode acontecer é chumbar não é? Já agora, como funciona esse aspecto? Há um exame final de cada disciplina, ou como é? Como foi consigo Jaime?
Ah, é verdade que os exames são de opções com cruzinhas?
e finalmente (mais uma duvida
) afinal os CET sao qualificaçao IV ou V? Vejo as duas coisas por esta net!
e finalmente (mais uma duvida

-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
no final de cada semestre tem provas a cada disciplina, depois tem um estagio, em que durante esse estagio tem um projecto ou mais para realizar, no final, apresenta-se e defende-se esse projecto
convem estudar e ter boas notas se fôr logo para ir para um curso superior, chumbar não se chumba, directamente, quem não tiver bom aproveitamento, regular, é convidado a desistir, pois, dificilmente consegue concorrer a outro se chumba
cruzinhas só no euromilhões, como é que se faz cruzinhas em matematica, electronica, electricidade(teorica+pratica), informatica, regulamentação, maquinas electricas(teorica +pratica), inglês tecnico, relações humanas/organização empresarial(depende da escola), segurança e higiene, português, automação industrial(teorica+pratica)
estas disciplinas podem variar, depende da instituição
convem estudar e ter boas notas se fôr logo para ir para um curso superior, chumbar não se chumba, directamente, quem não tiver bom aproveitamento, regular, é convidado a desistir, pois, dificilmente consegue concorrer a outro se chumba
cruzinhas só no euromilhões, como é que se faz cruzinhas em matematica, electronica, electricidade(teorica+pratica), informatica, regulamentação, maquinas electricas(teorica +pratica), inglês tecnico, relações humanas/organização empresarial(depende da escola), segurança e higiene, português, automação industrial(teorica+pratica)
estas disciplinas podem variar, depende da instituição
Jaime Reis
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
miguel Escreveu:Pois, eu espero é que ensinem... porque ensinando uma pessoa (re)aprende. Agora se é chegar lá e toca a despejar matéria e que se lixe o mexilhão, aí tou tramado. O pior que pode acontecer é chumbar não é? Já agora, como funciona esse aspecto? Há um exame final de cada disciplina, ou como é? Como foi consigo Jaime?
e finalmente (mais uma duvida) afinal os CET sao qualificaçao IV ou V? Vejo as duas coisas por esta net!
Nivel V (cinco)
Dica: consulte o nosso guia para fazer a apresentação dos membros deste forúm.
Jaime, os americanos lá têm esse método de cruzetas loll
repare, as cruzetas não implicam que não tenha de realizar uma conta ou um exercício àparte...
Obrigado a todos pelos esclarecimentos, foram de grande ajuda realmente. Hão-de surgir mais duvida
depois passo cá!
repare, as cruzetas não implicam que não tenha de realizar uma conta ou um exercício àparte...
Obrigado a todos pelos esclarecimentos, foram de grande ajuda realmente. Hão-de surgir mais duvida

-
- Velha Guarda
- Registado: 27 nov 2010, 23:45
- Been thanked: 1 time
Tem toda a lógica.jaimereis Escreveu: sim, existe essa possibilidade, mas tem que o concluir primeiro, pois se não o fizer o certificado CET não é emitido
Isso é verdade. Eu bem vejo o que não se lecciona em RVCC. E os que vão para RVCC para realmente aprender são os primeiros a queixarem-se do "desensino".jaimereis Escreveu:a materia de um CET é bastante evoluida, tem que saber por exemplo trigonometria da frente para tras, e tras para a frente, o corpo complexo tem que estar bem compreendido, por exemplo em matematica, a materia , alem de outra é, primitivas, calculo integral e calculo diferencial, um RVCC provavelmente nem sabe o que é uma equação do segundo grau, isto para não falar nas outras disciplinas
Sim, sim, eu percebi. Por isso é que referi a ATEC, que tem cursos a decorrer e para iniciar.jaimereis Escreveu:eu disse CET activos, isto é, que estão a ser lecionados neste momento
Caro Jaimereis, já agora, e pedindo desculpas ao autor do tópico por estar a aproveitar este espaço, na sua opinião, um mesmo CET será, por princípio, melhor leccionado numa universidade que num centro de formação ou deve-se considerar cada caso um caso?
Pode ser que um dia tenha possibilidade de tentar fazer um CET e já vou tirando dúvidas.
Não tem nada que pedir desculpa Lotan, estamos todos aqui para aproveitar os esclarecimentos uns dos outros
eu só ganho com isso

-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
eu tirei o meu na Escola Secundaria Marques de Pombal em Lisboa, que era uma antiga escola industrial, são escolas que tem todas as infraestruturas, pois são escolas que sempre ensinaram cursos tecnicos, nomeadamente nas areas de electricidade e electronica
infelizmente, estes 20 anos os governos tem destruido o ensino tecnico, transformando a malta nova em operadores de call-center
tenta procurar uma escola que tenha boas infraestruturas, as universidades são uma boa opção, pois estão equipadas com laboratorios de top
infelizmente, estes 20 anos os governos tem destruido o ensino tecnico, transformando a malta nova em operadores de call-center
tenta procurar uma escola que tenha boas infraestruturas, as universidades são uma boa opção, pois estão equipadas com laboratorios de top
Jaime Reis
Dá-me ideia que só no Algarve é que há... ainda não encontrei este curso em mais lado nenhum.
Pois é! Este país está cada vez pior e só aqueles que nada querem fazer é que conseguem alguma coisa. É vergonhoso mas é a realidade. Eu próprio já corri os centros de formação profissional e afins, pois também queria enveredar pela profissão de electricista, mas a partir de 2006 ´tornou-se necessário curso reconhecido pelos centros de formação, politécnicos ou universidades. Não há volta a dar. Quem tiver habilitações superiores ou 12º completo está ..... É o meu caso, tenho um curso superior universitário e agora vejo as pernas cortadas. Mas informa-te melhor pois para desempregados, que não é o meu caso, aceitam inscrições nos centros de formação profissional. Foi a condição que me impuseram 12º incompleto ou estar desempregado.
Se souberes como conseguir de outra forma, avisa-me, também estou interessado.
Se souberes como conseguir de outra forma, avisa-me, também estou interessado.
Estudante
Estudante, mas tens o curso superior na área?
Os centros de formaçao prof. só dão cursos a quem não tenha o 12º ano completo. Desempregados com o 12º ano completo não têm direito.
Os centros de formaçao prof. só dão cursos a quem não tenha o 12º ano completo. Desempregados com o 12º ano completo não têm direito.
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 nov 2010, 23:45
- Been thanked: 1 time
Acho muito estranho terem alterado novamente as condições de acesso.miguel Escreveu:Desempregados com o 12º ano completo não têm direito.
Não me parece muito lógico só terem permitido por um ano (inscrições em 2011) a formação a quem tivesse o 12º completo ou superior.