Contador de metros
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 dez 2011, 10:45
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Contador de metros
Boa tarde,
estou com um pequeno problema, e venho então pedir a opinião de todos.
Tenho um contador da marca Omron, com vários modos de funcionamento (up, down, com offset, etc). Como entrada deste tenho um sensor indutivo com uma frequência máxima de 50Hz.
O sensor está posicionado num rolo com um diâmetro de cerca de 40cm. Uma volta deste rolo, isto é, um impulso do sensor, 40cm que passaram neste rolo, 2 voltas 80cm, etc etc.
É possível variar a velocidade desse rolo. O rolo é controlado por um variador de velocidade.
Com o rolo à frequência de 50Hz, se o SP do contador for de 100metros, tenho um defeito por excesso de 10%, este é o problema. Isto não acontece para freqências baixas do rolo. O que está acontecer, penso eu, é que existe uma perda de impulsos por parte do contador dado o diâmetro do rolo, quando o rolo se encontra à frequência máxima.
O problema era facilmente resolvido se em vez do sensor indutivo coloca-se um encoder, mas o encoder é caro. Pretendo uma solução muio mais barata.
Obrigado pelas opiniões
Nuno Mota
estou com um pequeno problema, e venho então pedir a opinião de todos.
Tenho um contador da marca Omron, com vários modos de funcionamento (up, down, com offset, etc). Como entrada deste tenho um sensor indutivo com uma frequência máxima de 50Hz.
O sensor está posicionado num rolo com um diâmetro de cerca de 40cm. Uma volta deste rolo, isto é, um impulso do sensor, 40cm que passaram neste rolo, 2 voltas 80cm, etc etc.
É possível variar a velocidade desse rolo. O rolo é controlado por um variador de velocidade.
Com o rolo à frequência de 50Hz, se o SP do contador for de 100metros, tenho um defeito por excesso de 10%, este é o problema. Isto não acontece para freqências baixas do rolo. O que está acontecer, penso eu, é que existe uma perda de impulsos por parte do contador dado o diâmetro do rolo, quando o rolo se encontra à frequência máxima.
O problema era facilmente resolvido se em vez do sensor indutivo coloca-se um encoder, mas o encoder é caro. Pretendo uma solução muio mais barata.
Obrigado pelas opiniões
Nuno Mota
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Re: Contador de metros
O problema deve ser outro. O sensor indutivo mesmo a metade da frequência máxima, o que é 25 voltas por minuto, deve contar bem. Verifique é se contador tem algum filtro, que esteja activado, por exemplo para só contar abaixo dos 10Hz. Por outro dado, as contas devem é estar mal feitas. Está dizer que o rolo tem 40cm de diâmetro ou de perímetro? É que são coisas bem diferentes....
-
- Velha Guarda
Boa tarde,
fornece um dado errado. O sensor indutivo tem uma frequência de 25000Hz. O rolo tem um diamêtro de 40 cm. Significa que um impulso do sensor corresponde a 40 cm, certo?
O contador tem limite de frequência máxima que pode ser 30Hz ou 5KHz.
A solução mais adequada era mesmo o encoder.
Obrigado
fornece um dado errado. O sensor indutivo tem uma frequência de 25000Hz. O rolo tem um diamêtro de 40 cm. Significa que um impulso do sensor corresponde a 40 cm, certo?
Obrigado
- nelmindo
- Team Apoio
nunomota Escreveu:Boa tarde,
fornece um dado errado. O sensor indutivo tem uma frequência de 25000Hz. O rolo tem um diamêtro de 40 cm.
Significa que um impulso do sensor corresponde a 40 cm, certo?
Errado, cada volta significa 1,26m (nunca experimentou ver quanto é que saía de cabo, quando o rolo dá uma volta e o contador apresenta um impulso dado pelo sensor???)
Tudo bem, mas é possível configurar os contadores para não contarem mais do que por exemplo 100Hz, depende apenas da versão e da marca (nunca nos forneceu os dados do contador, logo não adivinhamos)
Mas é a sua opinião, certo? Precisa de tanta precisão nos 100m? É que eles não são nada baratos
Obrigado
Respostas a azul
- nelmindo
- Team Apoio
Só uma pergunta: será que os rolos rodam a 50Hz ou a tensão que alimenta o motor, que por sua vez está acoplado a um redutor, sendo este é faz rodar o rolos? Repare que deixa de trabalhar a 50Hz, para rodar a uns 10Hz, que for um redutor 1/5. Supondo que tem um motor de +/-1500rpm, rodar um tambor/rolos a 1500rpm não é pêra doce...
Há aqui algo de errado.
Há aqui algo de errado.
-
- Velha Guarda
Boa noite caro amigo nelminho,
1,26m??? Pode explicar-me esse valor. Se o rolo tem um diâmetro de 40cm, o seu comprimento é 2*pi*r. Este é o comprimento de cordão (no meu caso) que deve passar pelo rolo entre cada impulso. Peço que me corriga se estiver errado!!!
De facto nunca forneci em concreto qual o contador, mas não acho importante, pois é um contador como outro qualquer, mas se faz tanta questão aqui vai Omron H7CX.
Quanto ao enconder, não é só a minha opinião mas sim também a que consta no datasheet do contador, e também a mim me parece o mais lógico, mas tal como disse são muito caros e procuro uma solução mais barata.
Quanto à questão das frequências, o variador trabalha entre 25 a 30Hz, mas como tem uma poli a velocidade do rolo não é superior a 50Hz, mas mesmo que isso acontece-se a frequência máxima do sensor indutivo é de 25000Hz e a frequência máxima do contador é de 5KHz.
Obrigado
Boa noite
1,26m??? Pode explicar-me esse valor. Se o rolo tem um diâmetro de 40cm, o seu comprimento é 2*pi*r. Este é o comprimento de cordão (no meu caso) que deve passar pelo rolo entre cada impulso. Peço que me corriga se estiver errado!!!
De facto nunca forneci em concreto qual o contador, mas não acho importante, pois é um contador como outro qualquer, mas se faz tanta questão aqui vai Omron H7CX.
Quanto ao enconder, não é só a minha opinião mas sim também a que consta no datasheet do contador, e também a mim me parece o mais lógico, mas tal como disse são muito caros e procuro uma solução mais barata.
Quanto à questão das frequências, o variador trabalha entre 25 a 30Hz, mas como tem uma poli a velocidade do rolo não é superior a 50Hz, mas mesmo que isso acontece-se a frequência máxima do sensor indutivo é de 25000Hz e a frequência máxima do contador é de 5KHz.
Obrigado
Boa noite
- nelmindo
- Team Apoio
nunomota Escreveu:Boa noite caro amigo nelminho,
1,26m??? Pode explicar-me esse valor. Se o rolo tem um diâmetro de 40cm, o seu comprimento é 2*pi*r.
Exactamente, é esta a formula, qual é o problema de dar 1,26m? Pi*0,4=+/-1,26m
Este é o comprimento de cordão (no meu caso) que deve passar pelo rolo entre cada impulso. Peço que me corriga se estiver errado!!!
Obrigado
Boa noite
-
- Velha Guarda
Bom dia,
sim de facto não à que enganar. Mas mesmo assim à algo que não está correcto, vejamos.
A forma de cálcular o comprimento de uma circunferência é utilizando a formula 2*pi*r, que como vimos não tem por onde errar.
Mas se com uma fita métrica medir o comprimento do rolo, não se aproxima nem tão pouco mais ou menos dos tais 1,26m!!!!
Onde está o erro? Na medição?
Que grande confusão!!!
Obrigado pela ajuda.
sim de facto não à que enganar. Mas mesmo assim à algo que não está correcto, vejamos.
A forma de cálcular o comprimento de uma circunferência é utilizando a formula 2*pi*r, que como vimos não tem por onde errar.
Mas se com uma fita métrica medir o comprimento do rolo, não se aproxima nem tão pouco mais ou menos dos tais 1,26m!!!!
Onde está o erro? Na medição?
Que grande confusão!!!
Obrigado pela ajuda.
-
- Velha Guarda
Bom dia,
já vi onde está um erro. O diâmetro não é de 40cm, mas sim de 4cm. Forneci o diâmetro errado, peço desculpa.
Voltando ao então um pouco atrás. Cada impulso então daria um incremento de 12,6cm, certo?
No contador tenho um offset um pouco maior 15cm, mas mesmo assim penso não poder em 100m dar um erro de 10%!!
Vou proceder à seguinte alteração, reduzir para os 12,6cm o offset do contador.
O problema que vejo poder existir, é uma dessincronização nas frequências quer da fotocélula quer no contador.
Mais uma vez obrigado pela ajuda.
já vi onde está um erro. O diâmetro não é de 40cm, mas sim de 4cm. Forneci o diâmetro errado, peço desculpa.
Voltando ao então um pouco atrás. Cada impulso então daria um incremento de 12,6cm, certo?
No contador tenho um offset um pouco maior 15cm, mas mesmo assim penso não poder em 100m dar um erro de 10%!!
Vou proceder à seguinte alteração, reduzir para os 12,6cm o offset do contador.
O problema que vejo poder existir, é uma dessincronização nas frequências quer da fotocélula quer no contador.
Mais uma vez obrigado pela ajuda.