Ajuda - como ser electricista de instalações?

miguel
Curioso
Curioso
Registado: 06 jun 2012, 17:56

Ajuda - como ser electricista de instalações?

Mensagem por miguel »

Boas, vou resumir a minha situação e agradeço ajuda a encontrar o meu caminho:

Tenho 32 anos, estou desempregado, tenho o 12º ano de Electrotónica e Electrotecnia. A minha área foi, em tempos de emprego, a informática, mas agora queria enveredar por este caminho. Sei montar circuitos, tenho conhecimentos suficientes para trabalhar, mas a realidade é me falta a experiencia, mas preciso de um curso que me dê habilitações para responder a empregos.

Como começar? O que preciso ao certo? Tenho ouvido tanta coisa que já estou baralhado! Sei que me dava jeito um CEP (curso especializado tecnologico) mas os poucos locais onde é suposto haver (em Lisboa) não há nada, não há previsão de haver, etc

Podem dar me umas luzes pf?

Obrigado
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: Ajuda - como ser electricista de instalações?

Mensagem por jaimereis »

boas

os CET são actualmente leccionados nas universidades, e segundo sei estão activos, o problema é que é mais facil concorrer a um curso superior do que a um CET,mas.....isso agora não interessa nada.....

consulte a portaria que regulamenta o curso que tem, e veja se consta nas listagens na direcção regional de energia da sua area de residencia, poderá, se constar, ao fim de quatro anos de experiencia inscrever-se como tecnico responsavel

como fala, e muito bem o mais importante é a experiencia, mas como sabe o mercado de trabalho está muito mau, pelo que tem é que tentar, tentar, tentar...

boa sorte...

p.s. preencha o seu perfil no painel de utilizador do forum
Jaime Reis
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Os CET também são dados pelos centros de formação profissionais que tem protocolos com as Universidades. Experimente em Lisboa com a ATEC e CENFIM
miguel
Curioso
Curioso

Mensagem por miguel »

Olá Jaime Reis, pois neste país sabemos que é tudo à saca rolhas mesmo, mas eu qqueria qualquer coisa que me desse alguma certificação. Como tenho o 12º ano, não posso usufruir dos cursos do centro de formação profissional (pois são apenas para quem tem o 9º ano...)

Eu não sou nenhum miudo e quero trabalhar, mas não tenho grandes oportunidades sem ter uma especialização. Procurava um curso mesmo a pagar que fosse! Mas onde?

Já tentei o Cenfim e não sabem quando vão ter alguma coisa...
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Been thanked: 1 time

Mensagem por LOTAN »

miguel Escreveu:Como tenho o 12º ano, não posso usufruir dos cursos do centro de formação profissional (pois são apenas para quem tem o 9º ano

Eu não sou nenhum miudo e quero trabalhar, mas não tenho grandes oportunidades sem ter uma especialização. Procurava um curso mesmo a pagar que fosse! Mas onde?
Pode-se increver nos cursos de nível IV dos centros de formação do IEFP com o 12º. Até início de 2011 realmente quem tivesse o 12º completo não podia, mas passaram a aceitar e faz-se apenas a formação tecnológica.
A não ser tenham alterado novamente este ano.

É o meu caso. Também fiquei desempregado logo no início de 2011 e entre as opções disponíveis foi a inscrição num curso que sempre me interessou como complemento à area de instalações eléctricas. Não necessariamente para me dedicar exclusivamente à area do curso (instalações fotovoltaicas) que as saídas são algo escassas, pelo menos nesta altura.
Como eu e mais alguns colegas já temos o 12º, só fazemos a formação tecnológica mas a duração do curso mantém-se nos 18 meses. O que é desesperante para quem está desempregado, mas compreensível porque tem que dar equivalência ao 12º.

Por outro lado, não espere que um curso de formação profissional do IEFP dê alguma "tarimba" práctica. Talvez só mesmo no estágio (que ainda não fiz).

Em relação aos cursos de nível V (CET), a minha opinião é que podem ser uma mais valia dependendo do curso e respectivas saídas profissionais.
Como é pago, a escolha precisa ser bem ponderada.

Também existe, se não estou a fazer confusão, a limitação de só se poder fazer um CET. Depois da obtenção deste nível não se pode fazer outro. O que é mau para quem termine um curso que se acabe por revelar sem perspectivas.

Mas esta informação carece de confirmação. É daqueles casos em que desejo estar enganado.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

vê aqui

http://www.ips.pt/ips_si/web_base.gera_ ... gina=25801

como é obvio, os cursos nas universidades estão sujeitos a propinas
Jaime Reis
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

Por outro lado, não espere que um curso de formação profissional do IEFP dê alguma "tarimba" práctica.

Esse é o mal dos cursos em portugal ...
Essa é a merda da mentalidade de quem elabora os cursos e de quem os dá ...
Somos os país dos papagaios , somos o país dos power point ...
Somo o país onde se efectua uma instalação só em palavras...
Somo um país que ensina como é feito um disjuntor , mas somos um país que não ensina como ligar esse disjuntor e as possiblidades em que podemos usar esse disjuntor nos nossos trabalhos ...

resultado desta merdosa politica de ensino ...
portugal sempre na cauda da europa...

efim
miguel
Curioso
Curioso

Mensagem por miguel »

LOTAN Escreveu:
Pode-se increver nos cursos de nível IV dos centros de formação do IEFP com o 12º. Até início de 2011 realmente quem tivesse o 12º completo não podia, mas passaram a aceitar e faz-se apenas a formação tecnológica.
A não ser tenham alterado novamente este ano.
Eu ja questionei o centro de emprego diversas vezes sobre isto a resposta foi sempre a mesma: só para quem tem o 9º ano... que possui o 12º não tem direito a nada! Então mas Lotan, está a dizer me que tem o 12º ano e fez um curso do centro de emprego??

LOTAN Escreveu: Em relação aos cursos de nível V (CET), a minha opinião é que podem ser uma mais valia dependendo do curso e respectivas saídas profissionais.
Como é pago, a escolha precisa ser bem ponderada.
Ai é pago?? Mais uma que eu não sabia... tem ideia dos custos? e sendo pago, mesmo assim é dificil conseguir?
LOTAN Escreveu: Também existe, se não estou a fazer confusão, a limitação de só se poder fazer um CET. Depois da obtenção deste nível não se pode fazer outro. O que é mau para quem termine um curso que se acabe por revelar sem perspectivas.

Mas esta informação carece de confirmação. É daqueles casos em que desejo estar enganado.
Pois, isso tambem não sabia. Voces aqui estão a ser de grande ajuda, é incrivel que nos dias de hoje uma pessoa tenha de vir para um forum esclarecer duvidas básicas... não calculam a quantidade de telefonemas que já fiz e as respostas são sempre vagas e mal dispostas...
miguel
Curioso
Curioso

Mensagem por miguel »

Para já a unica coisa que surgiu foi um CET a começar em breve para energias renovaveis... mas dá-me cá a sensação que isso será mais um engodo em termos de saidas profissionais, o que vos parece?

Eu presumo que o ideal para mim seria um CET de electricidade. Tambem queria perguntar, os CETS são complicados? Há exames pelo meio, são mais teoricos ou práticos?

Obrigado
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por LOTAN »

miguel Escreveu:Eu ja questionei o centro de emprego diversas vezes sobre isto a resposta foi sempre a mesma: só para quem tem o 9º ano... que possui o 12º não tem direito a nada! Então mas Lotan, está a dizer me que tem o 12º ano e fez um curso do centro de emprego??
Eu tenho o 12º e em Abril de 2011 iniciei um curso de formação de nível IV (equivalência ao 12º). Apenas faço os módulos de formação tecnológica, que são a maior parte do curso, para ter a certificação profissional.
Como escrevi, até início de 2011 não era possível fazer uma formação de nível IV quando já se tinha o 12º completo mas essa situação foi alterada.

Na minha turma somos quatro nessa situação: um que fez através de RVCC e os outros pelo ensino normal, um dos quais até tem um CET.
Isto para dizer que ou há muita falta de informação nos serviços ou tornaram a alterar as regras. O que não me admirava.

miguel Escreveu: Ai é pago?? Mais uma que eu não sabia... tem ideia dos custos? e sendo pago, mesmo assim é dificil conseguir?
Os custos acho que dependem das escolas. Não sei como fazem a gestão das vagas. É informação que talvez se encontre na net ou contactando as escolas.

Também há a possibilidade de haver cursos sem custos.
Por exemplo, a ATEC ( http://www.atec.pt/ ) está constantemente a ministrar cursos CET para desempregados, preferencialmente com menos de 30 anos, mas com mais de 30 também se podem inscrever.
Os futuros formandos passam por um processo de selecção.
É possível que não seja a única.

miguel Escreveu:Pois, isso tambem não sabia. Voces aqui estão a ser de grande ajuda, é incrivel que nos dias de hoje uma pessoa tenha de vir para um forum esclarecer duvidas básicas... não calculam a quantidade de telefonemas que já fiz e as respostas são sempre vagas e mal dispostas...
O que escrevi foi baseado em algo que li e também que me foi dito por mais que uma pessoa. Já não me lembro aonde nem quem, mas não tenho a certeza que seja realmente verdade.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

boas

acho que existe uma pequena confusão

os CET - Cursos de Especialização Tecnologicos, são cursos pos-secundarios não superior, e só tem acesso a eles quem tem formação, agora nivel 4(12ºano), concluido, e da mesma area CET que pretende fazer(tambem existem CET, de desporto, saude, e outros)

RCVV pro´s juniors e infantis não dão acesso a CET´s

os CET são cursos da tutela do Ensino Superior, logo, nem todos os centros de formação podem lecciona-los, pois precisam de ter protocolos com as universidades

que eu tenha conhecimento, neste momento na area da Grande Lisboa, só o Politecnico de Setubal tem CET activos

os CET são formações muito pesadas. pois quem o tem pode candidatar-se a um curso superior sem fazer provas de acesso, e as universidades não querem perder mão disso, por isso é que existem muito poucos centros e escolas com CET

e, como é obvio, nas universidades, existem propinas, tanto para CET´s como para os cursos superiores, em pé de igualdade, e paga-se inscrição, e é esta umas das razões que as universidades não deixam existir CET´s fora

esta é a versão oficial da situação, os CET oficiais teem que ter protocolos com as universidades, em Diario da Republica, muitos CET que se fala por ai, é treta
Jaime Reis
miguel
Curioso
Curioso

Mensagem por miguel »

Olá Jaime. Mais uma questão se puder... tendo o 12º ano concluido do curso de electronica e eletrotecnia dá o nivel IV??
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

o 12º ano corresponde actualmente ao nivel 4, agora se o curso que tem dá para o CET que pretende , depende da portaria que o regulamenta
Jaime Reis
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por LOTAN »

jaimereis Escreveu:os CET - Cursos de Especialização Tecnologicos, são cursos pos-secundarios não superior, e só tem acesso a eles quem tem formação, agora nivel 4(12ºano), concluido, e da mesma area CET que pretende fazer(tambem existem CET, de desporto, saude, e outros)

Mas pelo artº 7º DL - 88/2006, não é necessário ter o 12º concluído e o RVCC deveria permitir o acesso :

Condições de acesso
1—Podem candidatar-se à inscrição num CET:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário
ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os que tendo obtido aprovação em todas as
disciplinas dos 10.o e 11.o anos e tendo estado
inscritos no 12.o ano de um curso de ensino
secundário ou de habilitação legalmente equivalente
não o tenham concluído

jaimereis Escreveu:que eu tenha conhecimento, neste momento na area da Grande Lisboa, só o Politecnico de Setubal tem CET activos
E, pelo menos, a ATEC, em Palmela.

Pode-se confirmar no site da DGES - http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Oferta ... perior.htm - no link "Lista de CET no Ensino não Superior (atualizado em 25 de janeiro de 2012)" ( http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/B ... 012012.xls ).

Na lista também aparece o CINEL e o CENFIM, que tem delegação em Lisboa. Estes não sei se têm algum curso para iniciar.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

LOTAN Escreveu:
jaimereis Escreveu:os CET - Cursos de Especialização Tecnologicos, são cursos pos-secundarios não superior, e só tem acesso a eles quem tem formação, agora nivel 4(12ºano), concluido, e da mesma area CET que pretende fazer(tambem existem CET, de desporto, saude, e outros)

Mas pelo artº 7º DL - 88/2006, não é necessário ter o 12º concluído e o RVCC deveria permitir o acesso :

Condições de acesso
1—Podem candidatar-se à inscrição num CET:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário
ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os que tendo obtido aprovação em todas as
disciplinas dos 10.o e 11.o anos e tendo estado
inscritos no 12.o ano de um curso de ensino
secundário ou de habilitação legalmente equivalente
não o tenham concluídosim, existe essa possibilidade, mas tem que o concluir primeiro, pois se não o fizer o certificado CET não é emitido

a materia de um CET é bastante evoluida, tem que saber por exemplo trigonometria da frente para tras, e tras para a frente, o corpo complexo tem que estar bem compreendido, por exemplo em matematica, a materia , alem de outra é, primitivas, calculo integral e calculo diferencial, um RVCC provavelmente nem sabe o que é uma equação do segundo grau, isto para não falar nas outras disciplinas
jaimereis Escreveu:que eu tenha conhecimento, neste momento na area da Grande Lisboa, só o Politecnico de Setubal tem CET activos
E, pelo menos, a ATEC, em Palmela.

Pode-se confirmar no site da DGES - http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Oferta ... perior.htm - no link "Lista de CET no Ensino não Superior (atualizado em 25 de janeiro de 2012)" ( http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/B ... 012012.xls ).

Na lista também aparece o CINEL e o CENFIM, que tem delegação em Lisboa. Estes não sei se têm algum curso para iniciar.
eu disse CET activos, isto é, que estão a ser lecionados neste momento, mas podem existir mais, eu é que não tenho conhecimento, ..................agora assim de repente, lembrei-me que na Escola Naval de Paço de Arcos tambem tem, tenho lá um colega de trabalho
Jaime Reis
Responder

Voltar para “Dúvidas”