Envio dos termos de responsabilidade para a ANACOM

carteiro
Curioso
Curioso
Registado: 27 mai 2007, 14:17
Contacto:

Envio dos termos de responsabilidade para a ANACOM

Mensagem por carteiro »

Boas a todos, gostaria de saber se é pratica vossa, enviar cópia de todos os termos de responsabilidade dos projectos ITED desenvolvidos, isso está previsto, mas julgo que poucos técnicos devem estar a fazer. Eu pessoalmente só à pouco começei a fazer e por vezes questiono-me a razão desta coisa. :roll:
luisinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 jan 2008, 18:46

Re: Envio dos termos de responsabilidade para a ANACOM

Mensagem por luisinho »

onrtem ia lançar a mesma questao, curioso

eu enviei ontem a minha primeira.

ja fiz inumeros projectos mas so ontem enviei

e enviei par aum projecto de licenciamento a minha duvida era mais quando enviar?para licenciamento ou execução?

na pratica nao existe licenciamento, mas as camãras pedem projecto.
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 08 out 2007, 19:16
Been thanked: 1 time
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Sempre enviei, e se por acaso te atrasas e mandas fora do prazo, recebes logo uma carta da ANACOM a avisar que excedeste o prazo. Não sei para que serve, talvez para controlar quem faz projectos ou não, pois existem muitos projectistas inscritos que nem sabem desenhar e fazer um projecto ited, talvez eles queiram acabar com o pessoal que não faz projectos.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
luisinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por luisinho »

cipriano, eu ja fiz inumeros projectos nunca enviei e nc recebi nenhuma carta...
fcasais
Curioso
Curioso
Registado: 20 jun 2007, 17:03

Mensagem por fcasais »

luisinho Escreveu:cipriano, eu ja fiz inumeros projectos nunca enviei e nc recebi nenhuma carta...
Se está escrito que se deve mandar deve-se mandar. Ainda que não sirva para nada, no dia em que alguma coisa correr mal se não tens enviado o termo ainda apanhas uma multa ou qualquer coisa parecida.
Marlene
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 fev 2008, 17:48

Mensagem por Marlene »

caros colegas, eu já enviei alguns mas não sei se enviei par o sitio certo, pois nunca recebi nad a dizer que foram recebidos.
Podian-me me dizer para que morada é que enviam, e enviam alguma carta/oficio a acompanhar?
Bom trabalho
fcasais
Curioso
Curioso

Mensagem por fcasais »

Olá a todos,

junto anexo um folheto no qual consta os passos do regime ITED, no qual consta a informação de que deve ser enviado o termo de responsabilidade e as moradas para onde se devem enviar.

Quanto ao facto de não dizerem se foram recebidos, pode-se sempre enviar em carta registada.

Como já foi dito antes, se por acaso a entre a data que consta no termo e a data de carimbo dos CTT existirem mais do 3 dias a Anacom manda logo uma carta a avisar que temos 3 dias para o fazer e não mais.

O pessoal que não envia, claro que a Anacom não diz nada pois não sabe e parece que não fiscaliza isso.
Anexos
Folheto.zip
(211.21 KiB) Transferido 229 vezes
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

luisinho Escreveu:cipriano, eu ja fiz inumeros projectos nunca enviei e nc recebi nenhuma carta...
Só recebes a carta se enviares fora do prazo.
Blog Pessoal

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
luisinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por luisinho »

eu penso que n tamos a falar do mesmo, ou voces nao estao a falar do mesmo, vamos la ver

a anacom, ited, diz que o termo de responsabilidade é obrigatorio enviar, mas ao mesmo tempo nao fiscaliza nem ha sançoes para quem nao o fizer.

logo mandar ou nao mandar tanto faz.

depois podem enviar para o email da anacom, disponivel no site, basta anexarem o termo e nao precisma de escrever nada no mail.

quanto a enviar, enviar quando licenciamento ou execução?

como podem receber uma carta, se a anacom nao sabe se voces assinaram um projecto ou nao, algo esta confuso aqui entre nos.
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

O termo de responsabilidade tem uma data, e a ANACOM diz que temos um prazo de 3 dias para mandar o termo de responsabilidade, se por acaso o termo for do dia 2/11/2006 e o mandares no dia 10/11/2006, passado 7 dias irias receber uma carta da ANACOM a dizer que o termo de responsabilidade foi mandado fora do prazo e que para a próxima teremos de mandar dentro do prazo. Já aconteceu comigo. A ANACOM não controla isso? Não sei. Só sei que eles têm a lista de todos os projectistas e é estranho estarmos a pagar cotas sem nunca termos efectuado um projecto. Isto de mandar os termos ainda vai dar que falar. Eu aconselho vivamente a enviar sempre o termo de responsabilidade, pois vem na Lei que é obrigatório. Imaginem que fazem um projecto e o instalador instala aquilo tudo mal, e chumba na certificação, a ANACOM é chamada e a primeira coisa que vai ver é quem foi o projectista e o instalador, logo, vai ver se tem lá o termo de responsabilidade.
Blog Pessoal

fcasais
Curioso
Curioso

Mensagem por fcasais »

Cipriano Escreveu:O termo de responsabilidade tem uma data, e a ANACOM diz que temos um prazo de 3 dias para mandar o termo de responsabilidade, se por acaso o termo for do dia 2/11/2006 e o mandares no dia 10/11/2006, passado 7 dias irias receber uma carta da ANACOM a dizer que o termo de responsabilidade foi mandado fora do prazo e que para a próxima teremos de mandar dentro do prazo. Já aconteceu comigo. A ANACOM não controla isso? Não sei. Só sei que eles têm a lista de todos os projectistas e é estranho estarmos a pagar cotas sem nunca termos efectuado um projecto. Isto de mandar os termos ainda vai dar que falar. Eu aconselho vivamente a enviar sempre o termo de responsabilidade, pois vem na Lei que é obrigatório. Imaginem que fazem um projecto e o instalador instala aquilo tudo mal, e chumba na certificação, a ANACOM é chamada e a primeira coisa que vai ver é quem foi o projectista e o instalador, logo, vai ver se tem lá o termo de responsabilidade.
Concordo.
luisinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por luisinho »

n percebo como é que a anacom pode enviar uma carta a dizer que falta um termo de responsabilidade...ainda ninguem me explicou ou conseguiu explicar, pois quando entregas o projecto ele n vai par alicenciamento vai para o instalador, dono de obra, cliente..e o cliente n vai dar conhecimento a anacom..logo como é que passado 3 dias eles te enviam uma carta?
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

LoOL, tens de ler com atenção. Eles apenas mandam a carta quando mandas o termo fora do prazo estipulado por lei. Se não mandares o termo para a anacom nunca receberás uma carta.
Blog Pessoal

luisinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por luisinho »

ah assim ok entendido por um lado por outro ainda menos vos entendo

quem é que vai mandar uma carta para a anacom assinada no dia 10 e manda no dia 30?

a fazer bem as coisas, passa o termo no dia 10 e manda no dia 10 senao n mandava né?

porque a unica forma da anacom dizer algo relamente é ver a data do termo que recebeu e ver a data de assinatura do termo..

em termos legais de nada serve, mas o novo ited que esta para sair irá incluir medidas civis sobre os projectistas..
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

luisinho Escreveu:

em termos legais de nada serve, mas o novo ited que esta para sair irá incluir medidas civis sobre os projectistas..
:roll: :?:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”