Potência de um elevador
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 3 times
Potência de um elevador
Caros Colegas,
Que potência eléctrica poderá ter um elevador eléctrico, para uma moradia de 3 pisos?
Que potência eléctrica poderá ter um elevador eléctrico, para uma moradia de 3 pisos?
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Re: Potência de um elevador
boas
devia em primeiro lugar contactar um instalador, pois depende do tipo de maquina
se fôr por cabos tem uma potencia, se fôr hidraulico pode ter outra....não esquecer que são motores trifasicos....
devia em primeiro lugar contactar um instalador, pois depende do tipo de maquina
se fôr por cabos tem uma potencia, se fôr hidraulico pode ter outra....não esquecer que são motores trifasicos....
Última edição por jaimereis em 30 mai 2012, 20:56, editado 1 vez no total.
Jaime Reis
-
- Velha Guarda
Eu estou a fazer a determinação de potência de um gerador e fiz o levantamento de todos os consumos....
Para o elevador tinha considerado 10kVA, mas o somatório de todos os outros consumos implica que na fase mais desfavorecida tenha 155A. Precisava de aplicar um factor de utilização nisto (sei que os aparelhos não vão trabalhar todos ao mesmo tempo), onde posso arranjar esta informação?
Para o elevador tinha considerado 10kVA, mas o somatório de todos os outros consumos implica que na fase mais desfavorecida tenha 155A. Precisava de aplicar um factor de utilização nisto (sei que os aparelhos não vão trabalhar todos ao mesmo tempo), onde posso arranjar esta informação?
-
- Velha Guarda
Obrigado amigo. Para chegar este valor, baseaste-te em quê?Judeu12 Escreveu:Usa f=0,7
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
10kVA para o elevador é exagerado à partida, penso que pode considerar à volta de 5kVA até é provável que seja menos mas por segurança coloque 5kVA.Electro 99 Escreveu:Eu estou a fazer a determinação de potência de um gerador e fiz o levantamento de todos os consumos....
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Na minha opinião não se devem utilizar fatores de simultaneidade caídos do céu. O ideal é tentar perceber na situação mais desfavorável de funcionamento da instalação qual o caso mais desfavorável, ou seja, maior potência. Por vezes isto não é fácil de perceber sobretudo se for uma instalação mais técnica em que não conhecemos o processo mas seria o idealElectro 99 Escreveu:Obrigado amigo. Para chegar este valor, baseaste-te em quê?Judeu12 Escreveu:Usa f=0,7

-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 10 dez 2011, 16:52
Não coloque menos de 10,35kVA. Um elevador dos mais fraquinhos consome cerca de 22 A. Não esquecer que um elevador comum, para além do motor, tem iluminação. Tem de ter iluminação de fosso e tomadas. Por outro lado, ao sobredimensionar (se for o caso), permite uma optimização da exploração futura, minimiza as quedas de tensão no condutor e fica mais descansado consigo mesmo.
Mas o melhor sem dúvida, passa por identificar o elevador a ser instalado, e trabalhar segundo os dados desse elevador. Essa é sem dúvida a melhor opção.
Mas o melhor sem dúvida, passa por identificar o elevador a ser instalado, e trabalhar segundo os dados desse elevador. Essa é sem dúvida a melhor opção.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Os 10,35kVA não chegam para a instalação da moradia
Além disso a instalação terá de ser trifásica. Vai necessitar de pelo menos 20,70kVA mas aconselho a ir para os 27,60kVA.

-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Entre 27,6/34,5Kvas, com elevador hidraulico, arcondicionado, piscina, etc, penso que tudo funcionará na perfeição.
Entre 27,6/34,5Kvas, com elevador hidraulico, arcondicionado, piscina, etc, penso que tudo funcionará na perfeição.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 04 jun 2012, 20:52
Caro AmigoElectro 99 Escreveu:Eu estou a fazer a determinação de potência de um gerador e fiz o levantamento de todos os consumos....
Tendo levantado todas as potências instaladas na moradia e determinado a potência para o elevador julgo que o melhor será modelar uma curva de carga para essa habitação (uma habitação de 3 pisos sai um pouco dos padrões convencionais e consequentemente também ficará um pouco fora da possibilidade de aplicação de um coeficiente padronizado).
Procurar compreender a utilização dessa habitação e modelar uma curva de carga sintética pode ser um pouco mais trabalhoso mas, será talvez mais seguro e justificado.
A utilização de um gerador para alimentação de emergência não será um grande problema mas, se essa emergência for de longa duração e o total de horas anuais de utilização do grupo for de 2000 ou mais horas a escolha da potência já põe alguns problemas, grupo com demasiada potência, a máquina motriz chega rápido ao fim de vida (máquina operando várias horas com 30% ou menos da sua potência nominal - por exemplo entre as 0 e a 6 ou 7h no período de baixa carga da residência) pois vai perdendo potência e máquina com uma potência baixa pode fazer sentir uma "baixa de tensão" mais ou menos prolongada durante o arranque de motores de bombas ou do elevador ...
Cumprimentos
Sanches
consumo de elevadores electromecanicos com VFF aproximadamente 15A pico
para elevadores electromecanicos 20A pico
elevadores hidraulicos, pistão telescopico de ataque directo, ou ataque indirecto com diferencial 30A pico
estes valores garantem que não te vai faltar power para as maquinas, e são valores que eu proprio já pude verificar com pinça todos eles como referido em frente a cada valor são obtidos nos picos de arranque, nos electromecanicos com ou sem VFF depois do arranque a uma quebra de aproximadamente 5A no consumo mas tens sempre que ter em conta que a carga que é deslocada na cabine influencia estes valores, já nos hidraulicos, não tens uma queda do consumo muito significativa.
cumps xangai
para elevadores electromecanicos 20A pico
elevadores hidraulicos, pistão telescopico de ataque directo, ou ataque indirecto com diferencial 30A pico
estes valores garantem que não te vai faltar power para as maquinas, e são valores que eu proprio já pude verificar com pinça todos eles como referido em frente a cada valor são obtidos nos picos de arranque, nos electromecanicos com ou sem VFF depois do arranque a uma quebra de aproximadamente 5A no consumo mas tens sempre que ter em conta que a carga que é deslocada na cabine influencia estes valores, já nos hidraulicos, não tens uma queda do consumo muito significativa.
cumps xangai