boas a todos, tenho andado com umas dúvidas, gostaria de saber até quantos KvA um electricista pode ser responsável de manutenção de um gerador ou de uma instalação.
Sendo técnico responsável de execução e exploração nível 2, e aonde me posso basear em que documento.
Com os meus agradecimentos
informação de quantos KvA
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Re: informação de quantos KvA
boas
fazendo uma busca aqui no forum , facilmente encontrará documentos sobre o estatuto do tecnico responsavel
para electricistas inscritos a potencia maxima é de 50kVA
p.s. preencha o seu perfil
fazendo uma busca aqui no forum , facilmente encontrará documentos sobre o estatuto do tecnico responsavel
para electricistas inscritos a potencia maxima é de 50kVA
p.s. preencha o seu perfil
Jaime Reis
Artigo 6.º
(Técnicos responsáveis pela exploração)
1- Podem ser técnicos responsáveis pela exploração de instalações eléctricas:
a) Engenheiros electrotécnicos;
b) Engenheiros técnicos da especialidade de electrotecnia.
2- Para instalações de potência nominal até 250 kVA e tensão até 30 kV, a responsabilidade pode ser assumida por electricistas que possuam habilitação considerada apropriada e tenham, pelo menos, 4 anos de experiência comprovada neste âmbito.
3- Quando a dimensão ou complexidade das instalações eléctricas o justificar, pode haver mais um técnico responsável pela exploração, devendo um deles exercer as funções de coordenador e considerando-se todos eles solidários na sua responsabilidade.
4- Relativamente às competências referidas nos n.os 1 e 2, serão atribuídos os seguintes níveis:
a) Nível I. - Aos técnicos que possam assumir a responsabilidade pela exploração de qualquer instalação eléctrica;
b) Nível II. - Aos técnicos que possam assumir a responsabilidade pela exploração das instalações eléctricas de potência nominal até 250 kVA e tensão até 30 kV.
a minha dúvida era esta, se podia-mos ir na exploração até aos 250KVA.
(Técnicos responsáveis pela exploração)
1- Podem ser técnicos responsáveis pela exploração de instalações eléctricas:
a) Engenheiros electrotécnicos;
b) Engenheiros técnicos da especialidade de electrotecnia.
2- Para instalações de potência nominal até 250 kVA e tensão até 30 kV, a responsabilidade pode ser assumida por electricistas que possuam habilitação considerada apropriada e tenham, pelo menos, 4 anos de experiência comprovada neste âmbito.
3- Quando a dimensão ou complexidade das instalações eléctricas o justificar, pode haver mais um técnico responsável pela exploração, devendo um deles exercer as funções de coordenador e considerando-se todos eles solidários na sua responsabilidade.
4- Relativamente às competências referidas nos n.os 1 e 2, serão atribuídos os seguintes níveis:
a) Nível I. - Aos técnicos que possam assumir a responsabilidade pela exploração de qualquer instalação eléctrica;
b) Nível II. - Aos técnicos que possam assumir a responsabilidade pela exploração das instalações eléctricas de potência nominal até 250 kVA e tensão até 30 kV.
a minha dúvida era esta, se podia-mos ir na exploração até aos 250KVA.
panda
obrigado ao Jaime Reis pela informação,
Já tinha lido sobre muita coisa e havia a dúvida de poder-se ser responsavel pela exploração/manutençaõ a um grupo electrogéneo de 150KVA. sendo assim como se pode ir até 230KVA estou á vontade.
Já tinha lido sobre muita coisa e havia a dúvida de poder-se ser responsavel pela exploração/manutençaõ a um grupo electrogéneo de 150KVA. sendo assim como se pode ir até 230KVA estou á vontade.
panda