Estou a desenhar o esquema da instalação eléctrica de iluminação de um T3 em AutoCad. Agradecería muito se alguem me pode dezer se é assim que se representas os fios o qual é a forma correcta.
Para representar que passam três fios:
Obrigado.

Sim esta é a forma correta atualmente. A representação antiga é a que foi referida pelo jaimereis.rainbow Escreveu:Boa noite.
O que o colega jaimereis disse não está errado, mas eu prefiro a representação "antiga", com todos os traços inclinados para o mesmo lado, mas com a diferença relativamente ao neutro, que se representa com uma bolinha em cima do traço, e com a terra a ser representada com um traço em cima do inicial (formando um T inclinado).
Não tem nada que pedir desculpajaimereis Escreveu:obrigado pela informação da nova forma representação, e desculpem-me pela minha antiguidade.....
No norma IEC60617 não está contemplado, o símbolo unifilar para a tomada tripolar (mais conhecida por trifásica...) com terra, com ou sem neutro.luispereira90 Escreveu:Boa tarde meus amigos!
Antes que tudo agradeço as vossas respostas a minha questão anterior foram de grão ajuda. Nesta oportunidade preciso é da representação gráfica de uma tomada trifásica, é pesquisado mas sem êxito. Só é conseguido o símbolo de tomada monofásica.
Obrigado!!!
nelmindo Escreveu:No norma IEC60617 não está contemplado, o símbolo unifilar para a tomada tripolar (mais conhecida por trifásica...) com terra, com ou sem neutro.luispereira90 Escreveu:Boa tarde meus amigos!
Antes que tudo agradeço as vossas respostas a minha questão anterior foram de grão ajuda. Nesta oportunidade preciso é da representação gráfica de uma tomada trifásica, é pesquisado mas sem êxito. Só é conseguido o símbolo de tomada monofásica.
Obrigado!!!
O símbolo que mais se aproximava, mas estava referenciado que tinha interruptor (não sei onde...). O símbolo está obsoleto desde Janeiro de 2011: Identity number: S01891
Name: Socket outlet (power), 3 phase socket outlet with 3 phase switch
Status level: Obsolete - for reference only
Apenas é referenciado o: dentity number: S00460
Name: Socket outlet (power) with protective contact
Status level: Standard
Released on: 2001-07-01
Este simbolo tem poucas variações
Mas nada impede de usar a sua imaginação (atenção que não são símbolos normalizados) e colocar na legenda: