Boa tarde a todos.
Tenho gosto por automóveis antigos, e surgiu-me uma dúvida na tentativa de melhorar o rendimento.
A bobine de ignição, é um trnaformador de potência que aumenta a tensão para que pela ionização do meio entre polos de vela, se forme a "faísca". Eu disse transformador, mas como se o carro funciona com corrente contínua? Um transformador necessita de variações do fluxo magnético para a criação do campo magnético, pois o primário e o secundário estão separados por isolamento galvánico nos transformadores de corrente alternada.
Mas, e nos transformadores de corrente contínua (bobine)? Essa variação não é possível... Como é que injetando 12V no primário obtenho alta-tensão à saída?
Perguntam-me vocês o que é que isso importa, e eu explico, é muito simples. Se aumentar a diferença de potêncial aos terminais dos polos das velas, a faísca será maior, melhorando a ignição.
À bastante tempo que ando a tentar decifrar este "inigma", mas pelas esquisas que fiz não encontrei nenhuma explicação satisfatória.
Alguém aqui conhece essa explicação?
Cumprimentos!
Como funciona a bobine de um automóvel
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Re: Como funciona a bobine de um automóvel
Já é muito bom saber que um transformador não funciona em corrente continua, muito mais saber que só funciona com variações de fluxo. Só pecou em chamar de transformador de potência. O nome correcto é transformador de tensão. Pode ainda completar que é um do tipo, elevador.costinha_trf Escreveu:Boa tarde a todos.
Tenho gosto por automóveis antigos, e surgiu-me uma dúvida na tentativa de melhorar o rendimento.
A bobine de ignição, é um trnaformador de potência que aumenta a tensão para que pela ionização do meio entre polos de vela, se forme a "faísca". Eu disse transformador, mas como se o carro funciona com corrente contínua? Um transformador necessita de variações do fluxo magnético para a criação do campo magnético, pois o primário e o secundário estão separados por isolamento galvánico nos transformadores de corrente alternada.
Mas, e nos transformadores de corrente contínua (bobine)? Essa variação não é possível... Como é que injetando 12V no primário obtenho alta-tensão à saída?
Perguntam-me vocês o que é que isso importa, e eu explico, é muito simples. Se aumentar a diferença de potêncial aos terminais dos polos das velas, a faísca será maior, melhorando a ignição.
À bastante tempo que ando a tentar decifrar este "inigma", mas pelas esquisas que fiz não encontrei nenhuma explicação satisfatória.
Alguém aqui conhece essa explicação?
Cumprimentos!
Ora ligar e desligar um transformador, ligado a corrente continua provoca variações de fluxo, logo executa as "transformações" necessárias. Esse trabalho de ligar e desligar cabe aos platinados, que são um interruptor que abre e fecha, uma vez para cada um dos cilindros.
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Re: Como funciona a bobine de um automóvel
Obrigado pela ajuda. Eu vi essa pagina à tempos e na altura não achei que fosse sufucientemente esclarecedora. Mas obrigado. 1 abraçoDuzia12 Escreveu:http://carros.hsw.uol.com.br/sistema-de ... omovel.htm
Muito obrigado pela resposta. Realmente, o que diz faz todo o sentido. Pensei é que a bobine podesse ter alguma característica partícular que provocasse esse efeito e que me estivesse a escapar.nelmindo Escreveu: Já é muito bom saber que um transformador não funciona em corrente continua, muito mais saber que só funciona com variações de fluxo. Só pecou em chamar de transformador de potência. O nome correcto é transformador de tensão. Pode ainda completar que é um do tipo, elevador.
Ora ligar e desligar um transformador, ligado a corrente continua provoca variações de fluxo, logo executa as "transformações" necessárias. Esse trabalho de ligar e desligar cabe aos platinados, que são um interruptor que abre e fecha, uma vez para cada um dos cilindros.
Sobre eu chamar transformador de potência, eu penso estar correcto no que disse, isto porque o transformador comum, transforma pot~encia, isto é, diminui a corrente para elevar a tensão e vice-versa. O transformador que me indicou, o de tensão, é um transformador de medida, comum nas sub-estações, os chamados TT's. Existe ainda os transformadores de corrente, também eles de medida, os TI's, que vulgarmente os associamos aos toris, ou toroidais (embora num posto de transformação apresente outra configuração). Deste modo, ao que você chama de transformador de tensão, é igualmente transformador de corrente, mas na razão inversa. Portanto, para que exista distinção estre estes conceitos, aos transformadores dos postos de transformação (por exemplo), denomina-mos transformadores de potência, embora se me disser, transformador de elevação de tensão qualquer pessoa entende facilmente ao que se está a referir.

Eu sou estudante, e de qualquer das formas, se é assim que você habitualmente trata as coisas, obviamente que o que eu tenho de fazer é respeitar. O que interessa é que todos se entendam sem erros de comunicação.
Mais uma vez agradeço o seu esclarecimento. Foi-me sem dúvida muito útil.
1 forte abraço!