Determinação de potência contratada
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Enviou: 5 vezes
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Determinação de potência contratada
Boas prezados colegas,
Uma questão: existe algum método de determinar a potência contratada através da área de uma determinada obra? Tipo: 25VA/m2 para tomadas, 30 VA/m2 para iluminação, etc?
É que eu tenho uma obra que não tem projecto, nem sequer se sabe exactamente o que levar, e o dono de obra já quer que lhe diga as dimensões do gerador para construir a base de assentamento e o abrigo.... Acho que vou ter que recorrer a um método mais corriqueiro para a determinação da potência.
Uma questão: existe algum método de determinar a potência contratada através da área de uma determinada obra? Tipo: 25VA/m2 para tomadas, 30 VA/m2 para iluminação, etc?
É que eu tenho uma obra que não tem projecto, nem sequer se sabe exactamente o que levar, e o dono de obra já quer que lhe diga as dimensões do gerador para construir a base de assentamento e o abrigo.... Acho que vou ter que recorrer a um método mais corriqueiro para a determinação da potência.
Re: Determinação de potência contratada
Prevê 20,7 KVA para habitação cabo XV 5 G 10 atenção ao comprimento?
Depois fazes o contrato que quiseres um diferecial geral de 4x63A-300 mA 3 de 2x40A-30mA
Depois fazes o contrato que quiseres um diferecial geral de 4x63A-300 mA 3 de 2x40A-30mA
-
- Velha Guarda
Pois, mas isso vai depender dos consumos... Aqui em Angola há um consumo grande em Ar-condicionado...Judeu12 Escreveu:Prevê 20,7 KVA para habitação cabo XV 5 G 10 atenção ao comprimento?
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
BoasElectro 99 Escreveu:Boas prezados colegas,
À cautela nunca menos de 30VA/m2.
Cpts.
Energy
Energy
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
O valor de 30VA/m2 é o mínimo exigido pelas RTIEBT (ponto 801.2.6.3) mas conduz a valores algo baixos, aconselho a considerar pelo menos 60VA/m2.ENERGY Escreveu:Boas
À cautela nunca menos de 30VA/m2.
-
- Velha Guarda
Carissimos,
Muito obrigado pelas vossas dicas.
João, o valor de 60 VA/m2 contempla ar-condicionado?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
É muito relativo estes valores sem saber a utilização do espaço. O valor de 60VA/m2 é meramente indicativo. Como o valor das RTIEBT conduz a potências muito baixas por isso é que aconselho pelo menos o dobro, ou seja, 60VA/m2.Electro 99 Escreveu:Carissimos,
Última edição por joaoosvaldo em 31 mai 2012, 00:06, editado 1 vez no total.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
para ar-condicionado, faz-se por alto, cerca de 150W por m^2(potencia de arrefecimento)
Jaime Reis
-
- Velha Guarda
Pois... eu usei um factor nessa ordem!jaimereis Escreveu:para ar-condicionado, faz-se por alto, cerca de 150W por m^2(potencia de arrefecimento)