Derivações nas caixas de aparelhagem fundas

Responder
m.carlos
Curioso
Curioso
Registado: 17 mai 2008, 20:11
Contacto:

Derivações nas caixas de aparelhagem fundas

Mensagem por m.carlos »

as regras permitem derivar circuitos de iluminação em caixas de aparelhagem
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Derivações nas caixas de aparelhagem fundas

Mensagem por ENERGY »

m.carlos Escreveu:as regras permitem derivar circuitos de iluminação em caixas de aparelhagem
Boas
Apesar de não ser adepto dessa solução, parece não haver nada nas RTIEBT contra essa opção, neste caso derivação em caixas de aparelhagem fundas.
Cpts.
Energy
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por DEUS AMIGO »

Uma vez fui á Certiel por motivo desta situação porque a concorrencia que no caso era no Algarve estariam a fazer a instalação sem uma unica caixa de derivação em habitação, a informar-me se a mesma era permitido, e que estaria eu a executar com C.D. tanto a iluminação como tomadas, levei alogio do Eng.da Certiel e informou que nada á contra essa situação o regulamento nada diz o contrário, mas uma certeza tenho tambem perdi as obras por serem mais caras, a partir dai tornei-me olheiro a ver como os outros fazem mais barato!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

DEUS AMIGO Escreveu:Uma vez fui á Certiel por motivo desta situação porque a concorrencia que no caso era no Algarve estariam a fazer a instalação sem uma unica caixa de derivação em habitação, a informar-me se a mesma era permitido, e que estaria eu a executar com C.D. tanto a iluminação como tomadas, levei alogio do Eng.da Certiel e informou que nada á contra essa situação o regulamento nada diz o contrário, mas uma certeza tenho tambem perdi as obras por serem mais caras, a partir dai tornei-me olheiro a ver como os outros fazem mais barato!
Boas
A derivação de tomadas, utilizando caixas de aparelhagem fundas, também é regulamentar, ou nas caixas fundas só se pode fazer repicagem entre tomadas, ou seja a derivação é feita na própria tomada, sem recurso a ligadores, placas de bornes, etc.???
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Mensagem por quero aprender »

ENERGY Escreveu:
DEUS AMIGO Escreveu:Uma vez fui á Certiel por motivo desta situação porque a concorrencia que no caso era no Algarve estariam a fazer a instalação sem uma unica caixa de derivação em habitação, a informar-me se a mesma era permitido, e que estaria eu a executar com C.D. tanto a iluminação como tomadas, levei alogio do Eng.da Certiel e informou que nada á contra essa situação o regulamento nada diz o contrário, mas uma certeza tenho tambem perdi as obras por serem mais caras, a partir dai tornei-me olheiro a ver como os outros fazem mais barato!
Boas
A derivação de tomadas, utilizando caixas de aparelhagem fundas, também é regulamentar, ou nas caixas fundas só se pode fazer repicagem entre tomadas, ou seja a derivação é feita na própria tomada, sem recurso a ligadores, placas de bornes, etc.???
sim , actualmente , já não há praticamente ninguem a usar caixas de derivação para tomadas ...
é do dijuntor para a primeira tomada e depois repica na propria tomada ...

mas ... mas há quem use ligadores e só vá 3 fios à tomada , a passagem é feita nos ligadores ...
já vi fazerem isto ...

quanto a iluminação na ultima empresa que estive foi tudo praticamente feito nas caixas de aparelhagem ... eu não gosto ... mas o boss é que pagava ao final do mes ...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

quero aprender Escreveu:
ENERGY Escreveu:
Boas
sim , actualmente , já não há praticamente ninguem a usar caixas de derivação para tomadas ...
é do dijuntor para a primeira tomada e depois repica na propria tomada ...

Essa é a situação que eu utilizo regularmente

mas ... mas há quem use ligadores e só vá 3 fios à tomada , a passagem é feita nos ligadores ...
já vi fazerem isto ...

Por vezes os condutores ficam curtos para ligar na tomada, daí a utilização dos ligadores, penso eu, caso contrário só estaria a encarecer a instalação.

quanto a iluminação na ultima empresa que estive foi tudo praticamente feito nas caixas de aparelhagem ... eu não gosto ... mas o boss é que pagava ao final do mes ...
Cpts.
Energy
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Agradecimento recebido: 12 vezes

Mensagem por projclvm »

Para o trabalho ficar bem feito era o que deviria ser feito.
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por DEUS AMIGO »

Pois! se se fizer o trabalho com todos so mandamentos de bem fazer, de certeza que fica os orçamentos que se dá sem os fazer! ou então não se paga ao fornecedor!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

DEUS AMIGO Escreveu:Pois! se se fizer o trabalho com todos so mandamentos de bem fazer, de certeza que fica os orçamentos que se dá sem os fazer! ou então não se paga ao fornecedor!
Boas
Desde que o trabalho respeita as RTIEBT, já se considera bem feito, agora o pessoal que orçamenta e executa sem ter em conta as RTIEBT, deveria ser severamente punido, para não andar a estragar a vida a quem cumpre, e paga todos os outros impostos para manter uma atividade legal.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”