Altura para instalação de caixa Cemu

Responder
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Altura para instalação de caixa Cemu

Mensagem por ENERGY »

Boas
Qual a altura minima da face inferior da caixa CEMU ao solo???
Cpts.
Energy
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Altura para instalação de caixa Cemu

Mensagem por gemini »

a mínima? 1 cm...

mas o bom senso manda estar facilmente acessível, portanto, em redor de 1,20m
Learning is the goal!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

gemini Escreveu:a mínima? 1 cm...

Boas
Surgiu esta dúvida porque a arquitetura está a querer colocar a face superior da CMU a 1.60mt. e eu habitualmente coloco a CEMU no muro das moradias à mesma altura da portinhola, ou seja entre os 0.5/0.8mt a face inferior da caixa.
Assim sendo, um pouco contra a minha vontade, mas como diz o ditado "albarda-se o burro à vontade do dono" (Arquitetura)
Cpts.
Energy
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por DEUS AMIGO »

A ultima que meti foi a 1,80, se não tiver altura meta a 60 cm, ao lado portinhola, penso que é as mididas razoáveis para a colocação da CEMU Cump:
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Mensagem por gemini »

ENERGY Escreveu:

Boas
Surgiu esta dúvida porque a arquitetura está a querer colocar a face superior da CMU a 1.60mt. e eu habitualmente coloco a CEMU no muro das moradias à mesma altura da portinhola, ou seja entre os 0.5/0.8mt a face inferior da caixa.
Assim sendo, um pouco contra a minha vontade, mas como diz o ditado "albarda-se o burro à vontade do dono" (Arquitetura)
ESQUEÇA O MEU POST ANTERIOR!!!!!

Não sei o que me deu mas li ATI em vez de CEMU, e respondi a isso...

Pois claro, a CEMU acompanha o alinhamento das restantes caixas exteriores, por questões estéticas...

Agora, pode ser colocada como o dono de obra entender... ele que viva com isso :)
Learning is the goal!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

gemini Escreveu:
ENERGY Escreveu:

Boas
ESQUEÇA O MEU POST ANTERIOR!!!!!

Não sei o que me deu mas li ATI em vez de CEMU, e respondi a isso...

Pois claro, a CEMU acompanha o alinhamento das restantes caixas exteriores, por questões estéticas...

Agora, pode ser colocada como o dono de obra entender... ele que viva com isso :)
Boas
Nas obras, gosto de cumprir as regras, e sempre que possivél aliar a parte estética, mas enfim existem gostos para tudo, infelismente neste tempo de crise temos de nos calar, em outros tempos, eu mandava-os dar uma volta.
Cpts.
Energy
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 12 vezes

Mensagem por Varejo »

Boas,

ITED2
"O ATI deve ser facilmente acessível, recomendando-se uma altura de colocação não inferior a 1,5m a contar da sua base em
relação ao pavimento."

ITED1
"A CEMU faz parte da rede individual de tubagem. É instalada no exterior da moradia, a uma altura que
permita o acesso fácil dos operadores das redes públicas de telecomunicações."
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Varejo Escreveu:Boas,

ITED2
"O ATI deve ser facilmente acessível, recomendando-se uma altura de colocação não inferior a 1,5m a contar da sua base em
relação ao pavimento."

Hoje em dia já existe caixas de quadros com ATI/CATI incorporado,ou seja 3 em 1, portanto 1,5mts pode ser demasiado alto em função do quadro.

ITED1
"A CEMU faz parte da rede individual de tubagem. É instalada no exterior da moradia, a uma altura que
permita o acesso fácil dos operadores das redes públicas de telecomunicações."
Boas
E no ITED2 como ficamos em relação à caixa CEMU??? dei um vista de olhos rápida pelo regulamento e não vi nada de muito diferente do que descreve para ITED1.
Cpts.
Energy
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, em relação à altura do ATI o manual recomenda 1.5m.

Em relação à altura da CEMU é omisso, por isso coloquei o do ITED1, o normal é acompanhar as restantes caixas.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39

Mensagem por projclvm »

Mas o ITED1 já foi, agora o que vale é o IED2 e lá nada refere. É à vontade do freguês. E quem manda? é o D.O.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, o manual também não refere a altura das TT, e por norma são colocadas a 30cm do chão, mas também não lembra a ninguém colocar as TT junto ao tecto, (excepto quando é necessário)!

O manual também recomenda o ATI a uma altura de 1.5m mas alguém pode lembrar-se de o colocar a 3 metros de altura!

Cheguei a ver ITED em locais de uso profissional que já se sabiam os activos que iam levar, e em vez de um bastidor colocaram um ATI 24, já se sabe que os activos ficaram todos na parede e no chão.

O ITED estava em conformidade com o manual? sim!
Foi elaborado a contar com os equipamentos existentes do cliente? não!

Impera as regras da arte e o bom senso!
travassos
Curioso
Curioso
Registado: 01 ago 2010, 18:50
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Mensagem por travassos »

Você tem toda a razão, não a retiro, mas pela minha pouca experiencia já deu para perceber que nem sempre o bom é fazer bem,,,é que o cliente se estiver mais interessado num preço da china diz bem do mais barato e como sabe um bastidor apesar dos preços dos ATI´s ainda assim fica bem mais caro...são coisas com que temos que lidar e nem sempre da melhor forma...infelizmente...
Travassos
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”