Derivações nas caixas de aparelhagem fundas
-
- Curioso
- Registado: 17 mai 2008, 20:11
- Contacto:
Derivações nas caixas de aparelhagem fundas
as regras permitem derivar circuitos de iluminação em caixas de aparelhagem
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Re: Derivações nas caixas de aparelhagem fundas
Boasm.carlos Escreveu:as regras permitem derivar circuitos de iluminação em caixas de aparelhagem
Apesar de não ser adepto dessa solução, parece não haver nada nas RTIEBT contra essa opção, neste caso derivação em caixas de aparelhagem fundas.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Agradecimento recebido: 1 vez
Uma vez fui á Certiel por motivo desta situação porque a concorrencia que no caso era no Algarve estariam a fazer a instalação sem uma unica caixa de derivação em habitação, a informar-me se a mesma era permitido, e que estaria eu a executar com C.D. tanto a iluminação como tomadas, levei alogio do Eng.da Certiel e informou que nada á contra essa situação o regulamento nada diz o contrário, mas uma certeza tenho tambem perdi as obras por serem mais caras, a partir dai tornei-me olheiro a ver como os outros fazem mais barato!
-
- Team Apoio
BoasDEUS AMIGO Escreveu:Uma vez fui á Certiel por motivo desta situação porque a concorrencia que no caso era no Algarve estariam a fazer a instalação sem uma unica caixa de derivação em habitação, a informar-me se a mesma era permitido, e que estaria eu a executar com C.D. tanto a iluminação como tomadas, levei alogio do Eng.da Certiel e informou que nada á contra essa situação o regulamento nada diz o contrário, mas uma certeza tenho tambem perdi as obras por serem mais caras, a partir dai tornei-me olheiro a ver como os outros fazem mais barato!
A derivação de tomadas, utilizando caixas de aparelhagem fundas, também é regulamentar, ou nas caixas fundas só se pode fazer repicagem entre tomadas, ou seja a derivação é feita na própria tomada, sem recurso a ligadores, placas de bornes, etc.???
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 6 vezes
sim , actualmente , já não há praticamente ninguem a usar caixas de derivação para tomadas ...ENERGY Escreveu:BoasDEUS AMIGO Escreveu:Uma vez fui á Certiel por motivo desta situação porque a concorrencia que no caso era no Algarve estariam a fazer a instalação sem uma unica caixa de derivação em habitação, a informar-me se a mesma era permitido, e que estaria eu a executar com C.D. tanto a iluminação como tomadas, levei alogio do Eng.da Certiel e informou que nada á contra essa situação o regulamento nada diz o contrário, mas uma certeza tenho tambem perdi as obras por serem mais caras, a partir dai tornei-me olheiro a ver como os outros fazem mais barato!
A derivação de tomadas, utilizando caixas de aparelhagem fundas, também é regulamentar, ou nas caixas fundas só se pode fazer repicagem entre tomadas, ou seja a derivação é feita na própria tomada, sem recurso a ligadores, placas de bornes, etc.???
é do dijuntor para a primeira tomada e depois repica na propria tomada ...
mas ... mas há quem use ligadores e só vá 3 fios à tomada , a passagem é feita nos ligadores ...
já vi fazerem isto ...
quanto a iluminação na ultima empresa que estive foi tudo praticamente feito nas caixas de aparelhagem ... eu não gosto ... mas o boss é que pagava ao final do mes ...
-
- Team Apoio
quero aprender Escreveu:sim , actualmente , já não há praticamente ninguem a usar caixas de derivação para tomadas ...ENERGY Escreveu:BoasDEUS AMIGO Escreveu:Uma vez fui á Certiel por motivo desta situação porque a concorrencia que no caso era no Algarve estariam a fazer a instalação sem uma unica caixa de derivação em habitação, a informar-me se a mesma era permitido, e que estaria eu a executar com C.D. tanto a iluminação como tomadas, levei alogio do Eng.da Certiel e informou que nada á contra essa situação o regulamento nada diz o contrário, mas uma certeza tenho tambem perdi as obras por serem mais caras, a partir dai tornei-me olheiro a ver como os outros fazem mais barato!
é do dijuntor para a primeira tomada e depois repica na propria tomada ...
Essa é a situação que eu utilizo regularmente
mas ... mas há quem use ligadores e só vá 3 fios à tomada , a passagem é feita nos ligadores ...
já vi fazerem isto ...
Por vezes os condutores ficam curtos para ligar na tomada, daí a utilização dos ligadores, penso eu, caso contrário só estaria a encarecer a instalação.
quanto a iluminação na ultima empresa que estive foi tudo praticamente feito nas caixas de aparelhagem ... eu não gosto ... mas o boss é que pagava ao final do mes ...
Cpts.
Energy
Energy
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Agradecimento recebido: 12 vezes
Para o trabalho ficar bem feito era o que deviria ser feito.
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Agradecimento recebido: 1 vez
Pois! se se fizer o trabalho com todos so mandamentos de bem fazer, de certeza que fica os orçamentos que se dá sem os fazer! ou então não se paga ao fornecedor!
-
- Team Apoio
BoasDEUS AMIGO Escreveu:Pois! se se fizer o trabalho com todos so mandamentos de bem fazer, de certeza que fica os orçamentos que se dá sem os fazer! ou então não se paga ao fornecedor!
Desde que o trabalho respeita as RTIEBT, já se considera bem feito, agora o pessoal que orçamenta e executa sem ter em conta as RTIEBT, deveria ser severamente punido, para não andar a estragar a vida a quem cumpre, e paga todos os outros impostos para manter uma atividade legal.
Cpts.
Energy
Energy