Iluminação cénica
- Duarte82
- Velha Guarda
- Registado: 23 jul 2009, 14:24
- Agradecimento recebido: 1 vez
Iluminação cénica
Boas,
Alguém tem um guia ou manual de iluminação cénica, que de alguma forma apresente as necessidades e forma de ligação da iluminação de uma sala de espectáculo. Desde a protecção aos dimmers, às tomadas harting, e ainda as ligações DMX?
Agradeço se alguém pudesse ajudar!
Alguém tem um guia ou manual de iluminação cénica, que de alguma forma apresente as necessidades e forma de ligação da iluminação de uma sala de espectáculo. Desde a protecção aos dimmers, às tomadas harting, e ainda as ligações DMX?
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Re: Iluminação cénica
Boas
Cump.
Mário
O que é que esta resposta contribui para a resposta?Duzia12 Escreveu:Há aí tantos engenheiros algum há-de saber!!!
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Boas
Será que podes ser mais especifico nas duvidas, ou seja é a instalação nalgum estúdio, sala de espectaculoso, já existe instalação, etc.
Será que podes ser mais especifico nas duvidas, ou seja é a instalação nalgum estúdio, sala de espectaculoso, já existe instalação, etc.
Duarte82 Escreveu:Boas,
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Pode ser que o seguinte tópico ajude: http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=18&t=1388.
- Duarte82
- Velha Guarda
Boas,
Obrigado JoaoOsvaldo, entretanto também já pesquisei e estou mais esclarecido em relação a este tópico.
Para responder à pergunta, estou a projectar um auditório. A minha dúvida era relativa à electrificação das réguas onde ficará pendurada a iluminação cénica. Quanto ao DMX, não é muito difícil, os equipamentos terão de ter ligação ao DMX através de uma tomada XLR de 5 pinos em série, colocando no final da linha uma resistência de 120Ohms. Servirá para interligar a mesa onde será controlada toda a iluminação cénica.
Ainda tenho algumas dúvidas quanto à alimentação dos holofotes e das réguas electrificadas.
Obrigado JoaoOsvaldo, entretanto também já pesquisei e estou mais esclarecido em relação a este tópico.
Para responder à pergunta, estou a projectar um auditório. A minha dúvida era relativa à electrificação das réguas onde ficará pendurada a iluminação cénica. Quanto ao DMX, não é muito difícil, os equipamentos terão de ter ligação ao DMX através de uma tomada XLR de 5 pinos em série, colocando no final da linha uma resistência de 120Ohms. Servirá para interligar a mesa onde será controlada toda a iluminação cénica.
Ainda tenho algumas dúvidas quanto à alimentação dos holofotes e das réguas electrificadas.
José Duarte Pereira
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Boas
A alimentação aos projetores vai depender do tipo de racks de iluminação instaladas.
http://www.adblighting.com/?page=productcats&cat=4
Normalmente as proteções estão inseridas na própria rack, só tem que se proteger a alimentação da rack.
A alimentação aos projetores vai depender do tipo de racks de iluminação instaladas.
http://www.adblighting.com/?page=productcats&cat=4
Normalmente as proteções estão inseridas na própria rack, só tem que se proteger a alimentação da rack.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
boas
chamo tambem, a atenção para que este tipo de iluminação é estupidamente potente, dimencione a instalação, do tipo, á vontade, hoje pode ter 25000W de iluminação numa peça, no dia a seguir pode ser de 50000W, e ás vezes numa peça de teatro 50000W não é nada.
no Olga Cadaval em Sintra num espectaculo aplicaram 500 000W, tiveram que alugar um grupo electrogeneo extra
chamo tambem, a atenção para que este tipo de iluminação é estupidamente potente, dimencione a instalação, do tipo, á vontade, hoje pode ter 25000W de iluminação numa peça, no dia a seguir pode ser de 50000W, e ás vezes numa peça de teatro 50000W não é nada.
no Olga Cadaval em Sintra num espectaculo aplicaram 500 000W, tiveram que alugar um grupo electrogeneo extra
Jaime Reis
- Duarte82
- Velha Guarda
Exactamente, existe um caderno descritivo, um pouco mal construído e pouco explícito, com o equipamento a instalar. De facto, a régua vai equipada com tomadas industriais de vários tipos, para alimentar os projectores. Não nos coube a nós dimensionar o tipo de iluminação a utilizar, já vem dimensionada no caderno descritivo, os projectores variam entre os 700 e 5000W. Essas tomadas industriais serão ligadas a uma tomada harting na extremidade da régua que por sua vez liga a um bastidor onde estarão instalados os dimmers para controlo de iluminação, as protecções, e os splitters DMX.
Por enquanto, o ponto da situação é este. As plantas estão mais ou menos prontas, falta-me agora o pior que é representar os esquemas dos quadros, racks e outros pormenores que me parece interessante apresentar.
Se ocorrer a alguém alguma informação que me esteja a faltar, como já foi feito nestes posts anteriores, agradeço que comuniquem.
Obrigado a todos os que responderam até agora.
Por enquanto, o ponto da situação é este. As plantas estão mais ou menos prontas, falta-me agora o pior que é representar os esquemas dos quadros, racks e outros pormenores que me parece interessante apresentar.
Se ocorrer a alguém alguma informação que me esteja a faltar, como já foi feito nestes posts anteriores, agradeço que comuniquem.
Obrigado a todos os que responderam até agora.
José Duarte Pereira
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Pode consultar também esta empresa: http://www.solucoesaudio.net/store/.
É a empresa do membro Fernando aqui do Fórum.
É a empresa do membro Fernando aqui do Fórum.