Dúvida em travão eléctrico de motor eléctrico
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- Velha Guarda
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Re: Dúvida em travão eléctrico de motor eléctrico
Boa tarde,
Como? Se a sua alimentação depende da alimentação do motor!!! O travão não pode ser alimentado de forma independente, pelo que percebo de todo o que foi dito até ao momento.
Obrigado
Nuno Mota
Como? Se a sua alimentação depende da alimentação do motor!!! O travão não pode ser alimentado de forma independente, pelo que percebo de todo o que foi dito até ao momento.
Obrigado
Nuno Mota
- nonuke
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Re: Dúvida em travão eléctrico de motor eléctrico
Volto novamente a informar de que o freio pode ser alimentado por uma fonte de alimentação externa ao motor.
Já liguei vários com alimentação externa e todos funcionaram.
Concordo com o que foi afirmado pelo Nelmindo, que caso o motor fosse controlado por um
variador de velocidade, o freio teria que obrigatóriamente ser alimentado por uma fonte de alimentação externa ao motor caso contrário, ao baixarmos a velocidade do motor , poderiamos correr o risco de desativar o freio porque a tensão também iria baixar.
Já liguei vários com alimentação externa e todos funcionaram.
Concordo com o que foi afirmado pelo Nelmindo, que caso o motor fosse controlado por um
variador de velocidade, o freio teria que obrigatóriamente ser alimentado por uma fonte de alimentação externa ao motor caso contrário, ao baixarmos a velocidade do motor , poderiamos correr o risco de desativar o freio porque a tensão também iria baixar.
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Re: Dúvida em travão eléctrico de motor eléctrico
Boas
Cump.
Mário
Oh Nuno, podemos fazer tudo ou seja, alimentas de um modo convencional e funciona de modo convencional. Se pretendes algo diferente também podes, basta pores um transformador de 400/230 e depois rectificas.nunomota Escreveu:Boa tarde,
Como? Se a sua alimentação depende da alimentação do motor!!! O travão não pode ser alimentado de forma independente, pelo que percebo de todo o que foi dito até ao momento.
Obrigado
Nuno Mota
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Re: Dúvida em travão eléctrico de motor eléctrico
Boa tarde,
sim claro é a única forma de poder tornar o travão controlavél. Já tinha pensado nessa possibilidade. Contínuo a não perceber, porque não posso alimentar directo à ponte rectificadora com 230V!!!
Ainda outra questão relacionada com travões de motores eléctricos. Algum tempo tinha um travão de 24VCC que tinha transformador 230VAC/30VAC e depois ponte rectificadora, era esta a forma que estava a ser alimentado. Dado que foi necessário colocar uma fonte de alimentação 24VCC, aproveitou-se para libertar algum espaço no quadro tirando o dito transformador e consequentemente a ponte rectificadora. Passou-se alimentar o travão com 24VCC da fonte de alimentação.
O travão parece que "perdeu força". Ele pode ser ajustado mecânicamente, mas assim não fica da forma que estava. Antigamente atracava de imediato, não existindo mais movimento do motor. Agora o motor ainda dá 2/3 voltas. Depois de parado não consigo com a mão movimentar o motor, mas o travão não é suficiente para parar o motor quando este se encontra em movimento. O que pode estar acontecer??
"Estou a ser chato com este assunto, mandem-me passear" LOL
Obrigado
Abraço
Nuno Mota
sim claro é a única forma de poder tornar o travão controlavél. Já tinha pensado nessa possibilidade. Contínuo a não perceber, porque não posso alimentar directo à ponte rectificadora com 230V!!!
Ainda outra questão relacionada com travões de motores eléctricos. Algum tempo tinha um travão de 24VCC que tinha transformador 230VAC/30VAC e depois ponte rectificadora, era esta a forma que estava a ser alimentado. Dado que foi necessário colocar uma fonte de alimentação 24VCC, aproveitou-se para libertar algum espaço no quadro tirando o dito transformador e consequentemente a ponte rectificadora. Passou-se alimentar o travão com 24VCC da fonte de alimentação.
O travão parece que "perdeu força". Ele pode ser ajustado mecânicamente, mas assim não fica da forma que estava. Antigamente atracava de imediato, não existindo mais movimento do motor. Agora o motor ainda dá 2/3 voltas. Depois de parado não consigo com a mão movimentar o motor, mas o travão não é suficiente para parar o motor quando este se encontra em movimento. O que pode estar acontecer??
"Estou a ser chato com este assunto, mandem-me passear" LOL
Obrigado
Abraço
Nuno Mota
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Re: Dúvida em travão eléctrico de motor eléctrico
Boas
Cump.
Mário
A Azulnunomota Escreveu:Boa tarde,
sim claro é a única forma de poder tornar o travão controlavél. Já tinha pensado nessa possibilidade. Contínuo a não perceber, porque não posso alimentar directo à ponte rectificadora com 230V!!!
Podes, tens é que garantir que quando alimentares o motor alimentas também o travão.
Ainda outra questão relacionada com travões de motores eléctricos. Algum tempo tinha um travão de 24VCC que tinha transformador 230VAC/30VAC e depois ponte rectificadora, era esta a forma que estava a ser alimentado. Dado que foi necessário colocar uma fonte de alimentação 24VCC, aproveitou-se para libertar algum espaço no quadro tirando o dito transformador e consequentemente a ponte rectificadora. Passou-se alimentar o travão com 24VCC da fonte de alimentação.
O travão parece que "perdeu força". Ele pode ser ajustado mecânicamente, mas assim não fica da forma que estava. Antigamente atracava de imediato, não existindo mais movimento do motor. Agora o motor ainda dá 2/3 voltas. Depois de parado não consigo com a mão movimentar o motor, mas o travão não é suficiente para parar o motor quando este se encontra em movimento. O que pode estar acontecer??
Creio que dás os sintomas ao contrário.
1º O travão parece que "perdeu força". O travão trava mecanicamente (quando desatraca) . A corrente é só para destravar (atracar).
Vê se a rectificadora está com a onda completa, podes estar com AC, e depois magnetiza, é claro que depende do travão e do tipo de ferro usado.
"Estou a ser chato com este assunto, mandem-me passear" LOL
Obrigado
Abraço
Nuno Mota
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Re: Dúvida em travão eléctrico de motor eléctrico
Bom dia,
"Podes, tens é que garantir que quando alimentares o motor alimentas também o travão."
Como posso? Já o fiz e não funciona. Essa foi a razão que me levou a pedir ajuda no forum! Voltando a recapitular, motor alimentado com R,S e T, e travão alimentado de forma independente com uma fase e neutro.
"Creio que dás os sintomas ao contrário.
1º O travão parece que "perdeu força". O travão trava mecanicamente (quando desatraca) . A corrente é só para destravar (atracar).
Vê se a rectificadora está com a onda completa, podes estar com AC, e depois magnetiza, é claro que depende do travão e do tipo de ferro usado."
Algo confuso. Se calhar não me fiz entender. Vou simplificar. Travão alimentado a 24VCC, e quando alimentado trava. Como antigamente não se utilizava fontes de alimentação CC, o travão encontrava-se ligado com uma ponte rectificadora, ponte essa que era alimentada com 30VCA. Alteração que realizei: Coloquei uma fonte de alimentação de 24VCC, e aproveitei para tirar o transformador 230VCA/30VCA e ponte rectificadora, e dado que o travão era de 24VCC, alimentei da fonte de alimentação. Depois dessa alteração o travão não funciona correctamente, não faz paragem de imediato como no passado (com transformador e ponte rectificadora). Onde pode estar o problema? (No gaijo de fez a alteração)
Obrigado
Nuno Mota
"Podes, tens é que garantir que quando alimentares o motor alimentas também o travão."
Como posso? Já o fiz e não funciona. Essa foi a razão que me levou a pedir ajuda no forum! Voltando a recapitular, motor alimentado com R,S e T, e travão alimentado de forma independente com uma fase e neutro.
"Creio que dás os sintomas ao contrário.
1º O travão parece que "perdeu força". O travão trava mecanicamente (quando desatraca) . A corrente é só para destravar (atracar).
Vê se a rectificadora está com a onda completa, podes estar com AC, e depois magnetiza, é claro que depende do travão e do tipo de ferro usado."
Algo confuso. Se calhar não me fiz entender. Vou simplificar. Travão alimentado a 24VCC, e quando alimentado trava. Como antigamente não se utilizava fontes de alimentação CC, o travão encontrava-se ligado com uma ponte rectificadora, ponte essa que era alimentada com 30VCA. Alteração que realizei: Coloquei uma fonte de alimentação de 24VCC, e aproveitei para tirar o transformador 230VCA/30VCA e ponte rectificadora, e dado que o travão era de 24VCC, alimentei da fonte de alimentação. Depois dessa alteração o travão não funciona correctamente, não faz paragem de imediato como no passado (com transformador e ponte rectificadora). Onde pode estar o problema? (No gaijo de fez a alteração)
Obrigado
Nuno Mota
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Re: Dúvida em travão eléctrico de motor eléctrico
Boas
Cada vez estou pior.
"Algo confuso. Se calhar não me fiz entender. Vou simplificar. Travão alimentado a 24VCC, e quando alimentado trava."
O teu travão trava com corrente?
Cump.
Mário
Cada vez estou pior.
"Algo confuso. Se calhar não me fiz entender. Vou simplificar. Travão alimentado a 24VCC, e quando alimentado trava."
O teu travão trava com corrente?
Cump.
Mário
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Re: Dúvida em travão eléctrico de motor eléctrico
nunomota Escreveu:Bom dia,
"Podes, tens é que garantir que quando alimentares o motor alimentas também o travão."
Como posso? Já o fiz e não funciona. Essa foi a razão que me levou a pedir ajuda no forum! Voltando a recapitular, motor alimentado com R,S e T, e travão alimentado de forma independente com uma fase e neutro.
"Creio que dás os sintomas ao contrário.
1º O travão parece que "perdeu força". O travão trava mecanicamente (quando desatraca) . A corrente é só para destravar (atracar).
Vê se a rectificadora está com a onda completa, podes estar com AC, e depois magnetiza, é claro que depende do travão e do tipo de ferro usado."
Algo confuso. Se calhar não me fiz entender. Vou simplificar. Travão alimentado a 24VCC, e quando alimentado trava. Como antigamente não se utilizava fontes de alimentação CC, o travão encontrava-se ligado com uma ponte rectificadora, ponte essa que era alimentada com 30VCA. Alteração que realizei: Coloquei uma fonte de alimentação de 24VCC, e aproveitei para tirar o transformador 230VCA/30VCA e ponte rectificadora, e dado que o travão era de 24VCC, alimentei da fonte de alimentação. Depois dessa alteração o travão não funciona correctamente, não faz paragem de imediato como no passado (com transformador e ponte rectificadora). Onde pode estar o problema? (No gaijo de fez a alteração)
Obrigado
Nuno Mota
Boas,
e não desconfia que a sua nova fonte não fornece o mesmo (tensão/corrente) que a anterior?
Quanto ao (motor / freio) da questão, não pode pôr aqui foto / boneco (esquema) do que tem na realidade?
Podem estar todos a falar de "coisas" ao lado.
ohmico
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Re: Dúvida em travão eléctrico de motor eléctrico
Bom dia,
Mário: Essa questão não tem nada a ver com a questão que inicialmente coloquei.
Questão 1: Travão de motor eléctrico acoplado ao mesmo.
Questão 2: Travão que se encontra na extremidade de um veio e quando alimentado faz parar esse mesmo veio ( travão de 24VCC, onde antes tinha transformador 230VCA/30VCA com ponte rectificadora).
Vou tentar arranjar um foto do "motor+travão eléctrico"
Obrigado
Abraço
Nuno Mota
Mário: Essa questão não tem nada a ver com a questão que inicialmente coloquei.
Questão 1: Travão de motor eléctrico acoplado ao mesmo.
Questão 2: Travão que se encontra na extremidade de um veio e quando alimentado faz parar esse mesmo veio ( travão de 24VCC, onde antes tinha transformador 230VCA/30VCA com ponte rectificadora).
Vou tentar arranjar um foto do "motor+travão eléctrico"
Obrigado
Abraço
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Re: Dúvida em travão eléctrico de motor eléctrico
Boas
Cump.
Mário
Devias ter aberto outro post, e dizias que era um outro caso.nunomota Escreveu:Bom dia,
Mário: Essa questão não tem nada a ver com a questão que inicialmente coloquei.
Questão 1: Travão de motor eléctrico acoplado ao mesmo.
Questão 2: Travão que se encontra na extremidade de um veio e quando alimentado faz parar esse mesmo veio ( travão de 24VCC, onde antes tinha transformador 230VCA/30VCA com ponte rectificadora).
Vou tentar arranjar um foto do "motor+travão eléctrico"
Obrigado
Abraço
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Re: Dúvida em travão eléctrico de motor eléctrico
Boa tarde,
Ok. vou ter isso em conta para a próxima.
Obrigado
Nuno Mota
Ok. vou ter isso em conta para a próxima.
Obrigado
Nuno Mota
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Re: Dúvida em travão eléctrico de motor eléctrico
Ora vivam.
Parece-me que o Nuno Mota ainda não ensaiou as novas ligações do freio com o motor...
Se não o fez então não o faça, porque acho que a alimentação eléctrica do freio é a 24VDC:
o fio azul será o negativo e o castanho será o positivo... se é que já não queimou aquando da 1ª tentativa.
Digo isto porque presentemente estou a montar uma máquina que tem um prato giratório com motor trifásico e travão a 24VDC;
Em três exemplos de motores com freio só falta confirmar um...
Cps
Parece-me que o Nuno Mota ainda não ensaiou as novas ligações do freio com o motor...
Se não o fez então não o faça, porque acho que a alimentação eléctrica do freio é a 24VDC:
o fio azul será o negativo e o castanho será o positivo... se é que já não queimou aquando da 1ª tentativa.
Digo isto porque presentemente estou a montar uma máquina que tem um prato giratório com motor trifásico e travão a 24VDC;
Em três exemplos de motores com freio só falta confirmar um...
Cps