REF para o dono da obra???

Responder
fil9rn
Curioso
Curioso
Registado: 30 nov 2010, 22:06

REF para o dono da obra???

Mensagem por fil9rn »

Boa tarde a todos, tenho a seguinte duvida: O relatório de funcionalidade é obrigatório entregar ao dono da obra ou projectista? ao projectista sei que não é obrigatório, pois é responsabilidade do instalador, mas ao dono da obra pensava que era só o termo de execução!!!

Cumps
http://pt.beruby.com/promocode/uhtr0m visite e ganhe dinheiro extra em tempos de crise...
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Has thanked: 1 time
Been thanked: 6 times

Re: REF para o dono da obra???

Mensagem por ecastro »

Viva

Que eu tenha conhecimento ao dono da obra apenas se entrega o termo de responsabilidade da execução segundo o DL 258 2009 Art.76 d)
fil9rn
Curioso
Curioso

Mensagem por fil9rn »

Obrigado pela sua ajuda... eu tb penso que seja só o termo. Eu entrego sempre os termos, mas o REF contumo arquivar tudo para caso seja necessário aquando de uma visita da ANACOM, no entanto tenho um projectista, que não sei por que diz que eu sou obrigado a entregar os relatórios ao dono da obra, coisa que eu desconheço... Deve desconfiar... mas isso nem sequer lhe diz respeito, é tudo responsabilidade do instalador... Eu disse lhe que não os dava pois era obrigação dele acompanhar a obra e nunca lá apareceu para verificar o cumprimento do estabelecido no projecto.

Cumps
http://pt.beruby.com/promocode/uhtr0m visite e ganhe dinheiro extra em tempos de crise...
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Creio que não há nada que diga que se deve entregar o REF ao dono de obra, mas o colega não acha que o dono de obra deve ter todos os elementos que atestem a conformidade da sua instalação?

É a minha opinião e tenho indicado nos projectos que devem ser entregues cópias do REF ao dono de obra e ao projectista.
Base legal creio que não haja mas é algo que me parece quase ser senso comum.
fil9rn
Curioso
Curioso

Mensagem por fil9rn »

concordo plenamente, mas aqui a questão em causa era mesmo a legalidade. Pois a história neste caso era mais rebuscada um pouco! Eu entrego cópias dos REF sempre que solicitadas e era de bom senso que o projectista os solicita-se sempre para fazer comparações com o projectado e retirar as suas proprias conclusões e até mesmo poder melhorar alguns aspectos do seu trabalho.

Muito obrigado pela partilha das vossas opiniões.

Cumps
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

fil9rn Escreveu:... era de bom senso que o projectista os solicita-se sempre para fazer comparações com o projectado e retirar as suas proprias conclusões e até mesmo poder melhorar alguns aspectos do seu trabalho.

Muito obrigado pela partilha das vossas opiniões.

Cumps
Apesar de concordar com a análise dos REF por parte dos projectistas, tenho de fazer a chamada de atenção:

por vezes há discrepâncias entre os valores calculados e os registados nos REF derivados de problemas dos materiais aplicados e más execuções em obra...

Ou seja, caso os valores calculados/verificados tenham diferenças substanciais, não se pode pôr a culpa toda do lado do "mau" projectista.

Uma coisa tão simples como trocar o cabo que era suposto aplicar tem influências significativas no resultado final dos REF.
Learning is the goal!!
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, isto depende sempre da relação que temos com dono de obra e projetista, legalmente não temos de fornecer REF nem ao dono de obra nem projectista, mas quando a obra "corre bem" e temos uma boa relação com ambos, admito que se possa facultar o REF a eles.
Agora se por exemplo o projectista "nunca" mostrou interesse durante a fase de obra, claro que não ter nenhum REF.
Mas isto é como tudo, a bem todos vamos!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”