Dúvida em travão eléctrico de motor eléctrico
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 dez 2011, 10:45
- Been thanked: 3 times
Dúvida em travão eléctrico de motor eléctrico
Boa tarde,
estou com um pequeno problema na ligação de um travão eléctrico. O motor eléctrico é da marca FEMA, com travão acoplado. Na sua caixa de ligações tem alimentação do motor e uma pequena caixa preta com 4 bornes (penso ser uma ponte rectificadora), onde se encontra ligado o travão em 2 desses bornes e nos outros 2 bornes um fio azul e castanho.
Pensando eu que podia alimentar a 220V, ligei então 220V aos fios azul e castanho. Estranho que dispara o diferencial no quadro a jusante, não fazendo disparar qualquer dispositivo no quadro onde está alimentado o motor.
Se a tal caixa preta que penso ser a ponte rectificadora de facto é, não devia ser alimentada a 220V!!!!
Se alguém poder ajudar.
Obrigado. Bom fim de semana
Abraço
Nuno Mota
estou com um pequeno problema na ligação de um travão eléctrico. O motor eléctrico é da marca FEMA, com travão acoplado. Na sua caixa de ligações tem alimentação do motor e uma pequena caixa preta com 4 bornes (penso ser uma ponte rectificadora), onde se encontra ligado o travão em 2 desses bornes e nos outros 2 bornes um fio azul e castanho.
Pensando eu que podia alimentar a 220V, ligei então 220V aos fios azul e castanho. Estranho que dispara o diferencial no quadro a jusante, não fazendo disparar qualquer dispositivo no quadro onde está alimentado o motor.
Se a tal caixa preta que penso ser a ponte rectificadora de facto é, não devia ser alimentada a 220V!!!!
Se alguém poder ajudar.
Abraço
Nuno Mota
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Re: Dúvida em travão eléctrico de motor eléctrico
Terá de dizer se a alimentação do motor é monofásico para podermos ajudar, mas a atuação do diferencial só poderá ter a ver com uma corrente de defeito, logo terá de controlar eventuais defeitos de isolamento de circuito, se estiver a alimentar a ponte retificadora com uma fase e terra será natural o disparo do diferencial, terá de esclarecer melhor para poder ser ajudado.nunomota Escreveu:Boa tarde,
Se alguém poder ajudar.
Abraço
Nuno Mota
Cumps.
-
- Velha Guarda
Boa tarde,
obrigado pela resposta. O motor é trifásico. Estava alimentar com fase e neutro. O travão eléctrico não tem nenhuma reacção, abrindo apenas o diferencial do quadro a jusante.
A questão principal talvez será, o travão está a ser alimentado com a tensão correcta? A caixa preta que julgo ser a ponte rectificadora está OK?
Obrigado
obrigado pela resposta. O motor é trifásico. Estava alimentar com fase e neutro. O travão eléctrico não tem nenhuma reacção, abrindo apenas o diferencial do quadro a jusante.
A questão principal talvez será, o travão está a ser alimentado com a tensão correcta? A caixa preta que julgo ser a ponte rectificadora está OK?
Obrigado
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Been thanked: 50 times
Supondo que a tensão de alimentação não é a correta isso não faz com que atue o diferencial, este para atuar terá de ter a ver com deficiência de isolamento de circuito ou então o neutro ter origem noutra alimentação.nunomota Escreveu:Boa tarde,
Obrigado
Cumps.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
Para saber se a tal caixa preta é um Ponte ou não basta medir com homímetro.
Quanto ao diferencial que dispara... é a jusante??
Se o freio faz parte do motor, de origem, a chapa sinalética deve conter características do mesmo.
ohmico
Para saber se a tal caixa preta é um Ponte ou não basta medir com homímetro.
Quanto ao diferencial que dispara... é a jusante??
Se o freio faz parte do motor, de origem, a chapa sinalética deve conter características do mesmo.
ohmico
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 220 times
Boas "nunomota"
1º A coluna rectificadora está boa e bem ligada?
2º Não digas que foste buscar os 230 fora do motor?
3º Se a placa está boa e bem ligada, (CA dum lado e CC do outro). Tens que ligares a tensão AC do ponto estrela e uma das fases que liga no motor. (isto se o travão for a 230CC). Tem atenção que havia e há motores que o travão não é a 230CC, mas sim com 24 ou 48CC. Estas tensões são retiradas do enrolamento da bobinagem e não se pode trocar o ponto de estrela.
4º Espero que tenhas medido o travão, e com um mega o estado do isolamento
Cump.
Mário
1º A coluna rectificadora está boa e bem ligada?
2º Não digas que foste buscar os 230 fora do motor?
3º Se a placa está boa e bem ligada, (CA dum lado e CC do outro). Tens que ligares a tensão AC do ponto estrela e uma das fases que liga no motor. (isto se o travão for a 230CC). Tem atenção que havia e há motores que o travão não é a 230CC, mas sim com 24 ou 48CC. Estas tensões são retiradas do enrolamento da bobinagem e não se pode trocar o ponto de estrela.
4º Espero que tenhas medido o travão, e com um mega o estado do isolamento
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
Bom dia,
obrigado a todos pela ajuda. O Mário falou numa coisa importante "Tens que ligares a tensão AC do ponto estrela e uma das fases que liga no motor.", que nunca pensei.
De facto para testar o travão foi buscar alimentação 230V fora do motor.
Penso que o problema de alimentação do travão está resolvido.
No entanto da forma que pretendo colocar a funcionar o travão, sendo a sua alimentação dependente da alimentação do motor é impossível.
Pretendo ter um comutador de 2 posições, travão on e travão off, para permitir ao utilizador da máquina seleccionar se pretende paragem instantânea ou não.
Obrigado a todos
Nuno Mota
obrigado a todos pela ajuda. O Mário falou numa coisa importante "Tens que ligares a tensão AC do ponto estrela e uma das fases que liga no motor.", que nunca pensei.
De facto para testar o travão foi buscar alimentação 230V fora do motor.
Penso que o problema de alimentação do travão está resolvido.
No entanto da forma que pretendo colocar a funcionar o travão, sendo a sua alimentação dependente da alimentação do motor é impossível.
Pretendo ter um comutador de 2 posições, travão on e travão off, para permitir ao utilizador da máquina seleccionar se pretende paragem instantânea ou não.
Obrigado a todos
Nuno Mota
- nonuke
- Curioso
- Registado: 01 mar 2012, 11:14
- Has thanked: 1 time
Bom dia,
Um freio é um equipamento que poderá ser adicionado a um motor como opção, e com tal funciona como um equipamento independente. Embora o habitual seja a sua alimentação a partir dos bornes do motor para simplificar as ligações, também poderá ser alimentado a partir de uma fonte externa ao motor desde que a alimentação à ponte retificadora seja a correta. Conheço vários modelos como os da SEW, Nord etc. e todos funcionam desta forma.
Um freio é um equipamento que poderá ser adicionado a um motor como opção, e com tal funciona como um equipamento independente. Embora o habitual seja a sua alimentação a partir dos bornes do motor para simplificar as ligações, também poderá ser alimentado a partir de uma fonte externa ao motor desde que a alimentação à ponte retificadora seja a correta. Conheço vários modelos como os da SEW, Nord etc. e todos funcionam desta forma.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Uma das situações onde é orbigatório usar alimentação independente, é quando o motor é accionado por um variador electrónico de velocidade.nonuke Escreveu:Bom dia,
-
- Velha Guarda
Boa tarde,
mas como posso explicar o facto de alimentar de forma independente e nem sequer funcionar? O ideal era mesmo poder ser alimentado de forma independente, pois permite-me controlar, caso contrário é impossível.
Obrigado
Nuno Mota
mas como posso explicar o facto de alimentar de forma independente e nem sequer funcionar? O ideal era mesmo poder ser alimentado de forma independente, pois permite-me controlar, caso contrário é impossível.
Obrigado
Nuno Mota
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
não sei se não será oportuno lembrar as regras de segurança, pois máquinas com freio... só de vez em quando... parece arriscado.
ohmico
não sei se não será oportuno lembrar as regras de segurança, pois máquinas com freio... só de vez em quando... parece arriscado.
ohmico
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 220 times
Boas "nunomota"
Vê se não vais ter o motor a rodar e o travão ligado.
Cump.
Mário
Vê se não vais ter o motor a rodar e o travão ligado.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
penso que o travao tem que ser alimentado por uma faze e a estrela do motor( xunts) está travado quando não tem tensão e livre quando tem . em principio a ponte tem o simbolo ~ em diagonal onde se liga a alimentação230v~ e o + e - na outra diagonal que será a saida para o travão
boas nuno, tendo em conta os comentarios que li, pude constatar que já conseguiste ligar o freio eletrico de forma correta, ainda assim se o freio eletrico é para ser utilizado, ou não, consoante a vontade do controlador da maquina, podes sempre utilizar um interrutor para ligar ou desligar o freio dos bornes do motor..
cumprimentos xangai..
cumprimentos xangai..
-
- Velha Guarda
Bom dia,
obrigado pela ajuda. ainda não ligei mas já percebi (pelo menos). A forma que sugeri penso que não funciona. O travão quando alimentado abre e quando não alimentado está fechado. Assim sempre que coloco o motor em funcionamento tenho de abrir o travão, ou seja não tenho controlo sobre o travão. Se o travão funciona-se ao contrário, isto é, quando alimento fecha, já tinha controlo sobre ele.
Obrigado
Abraço
Nuno Mota
obrigado pela ajuda. ainda não ligei mas já percebi (pelo menos). A forma que sugeri penso que não funciona. O travão quando alimentado abre e quando não alimentado está fechado. Assim sempre que coloco o motor em funcionamento tenho de abrir o travão, ou seja não tenho controlo sobre o travão. Se o travão funciona-se ao contrário, isto é, quando alimento fecha, já tinha controlo sobre ele.
Obrigado
Abraço
Nuno Mota