Não sei se será o fórum mais indicado porque com uma breve vista de olhos pareceu-me pessoal que domina termos, conceitos e o mundo eléctrico em si, mas como foi dos primeiros resultados do google conjugando "electricidade" com "fórum", registei-me, apesar de, alerto já, estar totalmente por fora do assunto.
Em termos práticos e no seguimento de estar com intenções de alterar algumas lâmpadas cá em casa, nomeadamente de halogénio 20w para leds, fiz algumas compras no ebay, sempre para a mesma voltagem que as anteriores lâmpadas tinham.
As da cozinha são 5 destas:

As do tecto falso do hall de entrada são destas:

Entretanto já depois da compra, um vizinho daqueles com alguma idade, bastante experiência e conhecimentos auto-adquiridos, ou seja, não é um electricista profissional mas mexe em tudo o que tenha a ver com electricidade, disse-me que o transformador que passa a corrente de 220 para 12, se aquece e se se ouve a funcionar, é porque consome, portanto apesar da alteração para leds de 1 a 4w poupar bastante, ainda mais eficaz seria adquirir lampadas 220v com os mesmos watts, livrar-me de cada transformador em cada lâmpada (no hall um por cada uma das 4 e na cozinha um para 5) e fazer uma ligação directa.
Eis que surgem as dúvidas porque não tenho nem multímetros, nem conhecimentos para ter a certeza do que me dizem, a não ser que alguém especializado o diga.
Existe ou não consumo por parte do transformador, e quanto? Uma vez que se limita a filtrar/reduzir uma voltagem, vindo de uma maior?
Esta neura de leds levou-me a outras aquisições, nomeadamente as do interior do carro, que fica de amarelo fraco para branco forte e com menos 4w, n entanto aconteceu algo que já me tinham falado, do consumo residual que está sempre a passar pelo carro, que nas incandescentes que aquecem não são suficientes para as acender, mas nas leds, elas ficam 24h acesas, mto mais fracas que o "acender normal".
O meu sobrinho falou-me na resistência, que impede que isto aconteça, mas apesar de ser ignorante, sei que não é preciso ver-se luz a ser produzida para o consumo acontecer na mesma, basta ver um ferro de engomar ou uma ventoinha, há varias formas de consumo e nem todas sao visiveis (como aliás parece ser o caso do transformador, que aquece mas não produz nada a nao ser uma voltagem inferior para ser consumida por outro aparelho) portanto no carro, o residuo de luz existente ate pode desaparecer com a resistencia (ja agora, a nível de resistencias é so escolher uma aleatoriamente num painel electrico de um aparelho qualquer? http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9 ... -RXAQGzH7Q ou posso fazer explodir alguma coisa?) mas terá algum efeito pratico? a led supostamente tem de brilhar nao sei quantas mil horas, resta saber se mais fraco sao mais horas ou se sao sempre as mesmas, logo esta a consumir neste momento horas de vida, e se o consumo da bateria reduz realmente com a resistencia ou se é a mesma coisa com a diferença que fica apagada, mas a resistencia consome para impedir q a lampada tenha voltagem para acender!
Peço desculpa pelo testamento da primeira mensagem, espero aprender imenso neste forum porque uma coisa é adquirir experiencia em mexer, outra é perceber como as coisas acontecem, sem margem para duvidas!
Obrigado, cumps.