Arca Congeladora

Responder
mano2121
Curioso
Curioso
Registado: 09 set 2009, 08:56

Arca Congeladora

Mensagem por mano2121 »

Olá,

Não sei se é o local indicado, mas tenho uma dúvida, e se me poderem ajudar agradecia...

Tenho uma arca congeladora horizontal de potência 118W, só que não sei qual o seu consumo energético mensal ( kWh )... Haverá alguma maneira de calcular o seu consumo energético ( kWh ) mensal? Já tentei ver se encontro informação sobre a arca, mas não encontro nada! A arca é a Singer CH220Q.

Obrigado.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Arca Congeladora

Mensagem por Mário »

Boas "mano2121"

Ninguem te pode afirmar quanto gasta. Dado que a potencia de 118 Watts é a potencia do motor (compressor), mas de quando está em funcionamento. Posso é disser que gasta no máximo 0,118Kwh

Se "carregares" a arca com um produto "carne" que entra a 20ºC e com uma massa de 5 Kg, vais ter um determinado trabalho (gastas x de energia).
Para atingir a temperatura que pretendes, ex, -18ºC e passares o produto de +25ºC para -18ºC (a massa é de 5Kg) pode levar cerca de 8 a 10horas.

Depois de congelada, é necessário manter a temperatura, o tipo e a qualidade do isolamento e nº de aberturas da porta, vai influenciar o consumo de energia.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
shok
Curioso
Curioso
Registado: 11 nov 2010, 20:51
Been thanked: 1 time

Mensagem por shok »

o melhor é comprar um medidor de energia e liga-lo á arca, assim vai saber ao certo quanto arca gasta por mês ou no intervalo que definir.
Só ando de mota por duas razões... por tudo e por nada. hehehe
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Um contador
Muad'Dib
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 set 2022, 11:35

Mensagem por Muad'Dib »

O melhor de facto é tentar procurar a datasheet do equipamento em causa.
118 W em pleno funcionamento durante 1 mês terá um gasto aproximado de 118*24*31 = 87 kWh.
Por inferência e com informação generalizada, uma arca com potência de 200 W e um consumo mensal de 30 kWh, uma de 118 W poderá ter um consumo mensal de 17,7 kWh mas isto são apenas valores estimados.
Como o Mário disse muito bem, a massa a refrigerar, a quantidade de vezes de abertura, a própria temperatura ambiente apesar de quase irrisório, tudo influência o consumo.
Uma tomada inteligente de +/- 20€ (i.e., shelly plug s com WiFi connection) poderá servir o propósito de monitoramento dos consumos energéticos.

Atenciosamente,
RS
Responder

Voltar para “Dúvidas”