Dúvida relativo a alimentação eléctrica

jose.coelho
Curioso
Curioso
Registado: 25 abr 2012, 12:23

Mensagem por jose.coelho »

Boa tarde,

Estou um pouco baralhado em relação à potência que devo de ter em conta referente a UTA e VC, isto porquê...Quando recorri ás caracterisitcas dos equipamentos que pretendo instalar foram-me fornecidas várias potências, nomeadamente:

UTA:

Potencia total de Arrefecimento 3,3 KW
Potência elect. absorvida ventilador insuflação 0,35 Kw
Potência elect. absorvida ventilador retorno 0,24 Kw
Alimentação eléctrica 380 V - 50 Hz

V.C.:

Capacidade nominal de Arrefecimento 0,8 KW
Capacidade nominal de Aquecimento 0,5 KW
Alimentação eléctrica 230 V - 50 Hz

Gostaría de saber, caso me possam ajudar, quais os valores que devo ter em conta para o dimensionamento do cabo e respectiva protecção eléctrica.

Um abraço a todos,
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: Dúvida relativo a alimentação eléctrica

Mensagem por jaimereis »

boas

isso é para um escritório??

para o tipo de maquinas que descreve, deve ter um chiller em algures, que alimenta com água gelada as referidas unidades, então, não tem que se preocupar com a potencia de arrefecimento, pelo menos na UTA (unidade de tratamento de ar), só tem que se preocupar com os ventiladores, portanto, se quiser ser poupado, qualquer cabo de 5 por 1,5mm2 serve, com um disjuntor tetra de 10A

já o VC (ventilo convector), em frio a mesma situação , para quente deve ser uma resistencia de 500W, portanto qualquer cabo de 3 por 1,5mm2 serve, com um disjuntor bipolar de 10A

se não for nada disto, descreva melhor o que tem, pois a malta aqui, ainda não adivinha........pelo menos eu......
Jaime Reis
jose.coelho
Curioso
Curioso

Boas,

Como é evidente ninguem é adivinho, mas não quis estar descrever exaustivamente a instalação.

A instalação é uma escola e tem um chiller (EWIQ080) do tipo Daikin ou equivalente.

A minha intuição até que estava mais ou menos correcta, mas como nunca devemos ir pela intuição, tinha pensado em colocar cabos de 3 e 5 2,5mm, dependendo da situação com protecção 16A.

Quanto ao chiller, vou alimentá-lo com um cabo de 3x50+2x25 e uma protecção de 150A. Acha exagerado?

Muito obrigado e um abraço

Caracteristicas do chiller:
Modelo EWYQ 080
Capacidade nominal de arrefecimento 77,0 kW
Potência absorvida em arrefecimento 26,5 kW
Capacidade nominal de aquecimento 87,7 kW
Potência absorvida em aquecimento 30,0 kW
EER 2,91
COP 2,92
Número de ventiladores 4
Número de compressores 2
Número de circuitos frigoríficos 1
Tipo de Compressor Hermetic Scroll
Fluido refrigerante R407c
Capacidade mínima 50 %
Temperatura de entrada/saída de água arrefecida 12ºC / 7ºC
Temperatura de entrada/saída de água aquecida 40ºC / 45ºC
Volume mínimo de água no sistema 393 litros
Potência Sonora 86 dBA
Dimensões (Comp. x Larg. x Alt.), em mm 2.566 x 2.000 x 2.311
Peso em operação 1.415 kg
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

caro colega,

isto é um forum tecnico, e para poder-mos ajudar o melhor possivel, só com todos os dados , e por vezes os colegas teem tendencia de omitir, não intencionalmente, certos dados o que dificulta uma boa ajuda, e muitas vezes podemos até errarmos, fazendo um grande disparate

quanto ao cabo e disjuntor que propõe acho demasiado para uma unidade que consome perto de 63A por fase, se é que não me enganei no modelo
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

jose.coelho Escreveu:Boas,

Como é evidente ninguem é adivinho, mas não quis estar descrever exaustivamente a instalação.

A instalação é uma escola e tem um chiller (EWIQ080) do tipo Daikin ou equivalente.

A minha intuição até que estava mais ou menos correcta, mas como nunca devemos ir pela intuição, tinha pensado em colocar cabos de 3 e 5 2,5mm, dependendo da situação com protecção 16A.

Quanto ao chiller, vou alimentá-lo com um cabo de 3x50+2x25 e uma protecção de 150A. Acha exagerado?

Muito obrigado e um abraço

Caracteristicas do chiller:
Modelo EWYQ 080
Capacidade nominal de arrefecimento 77,0 kW
Potência absorvida em arrefecimento 26,5 kW
Capacidade nominal de aquecimento 87,7 kW
Potência absorvida em aquecimento 30,0 kW
EER 2,91
COP 2,92
Número de ventiladores 4
Número de compressores 2
Número de circuitos frigoríficos 1
Tipo de Compressor Hermetic Scroll
Fluido refrigerante R407c
Capacidade mínima 50 %
Temperatura de entrada/saída de água arrefecida 12ºC / 7ºC
Temperatura de entrada/saída de água aquecida 40ºC / 45ºC
Volume mínimo de água no sistema 393 litros
Potência Sonora 86 dBA
Dimensões (Comp. x Larg. x Alt.), em mm 2.566 x 2.000 x 2.311
Peso em operação 1.415 kg
Boas
Então se o sistema é para instalar numa escola, não tem projeto elétrico???
Cpts.
Energy
biafra
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 mar 2011, 22:42

Mensagem por biafra »

Realmente trata se de um modelo Da Daikin
http://www.daikin.pt/mdm_includes/specs ... &set=&vrv=
E com um consumo por fase de ~63 Amp.
Agora e só ir a tabela e retirar o cabo respectivo.
Boa instalação.
Por curiosidade sabe como funciona esse Chiller?
Abraço
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

São só 30Kw (eléctricos) nos compressores.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jose.coelho
Curioso
Curioso

Boas,

Gostava de ajudar em relação ao modo de funcionamento deste equipamento mas posso averiguar. Relativamente ao projecto, foi logo a minha pergunta, a resposta que me deram é que existe um projecto de AVAC e relativi a infraesturars eléctricas inerentes ao mesmo, nikles!!! Ou seja, safem-se e ponham lá isto a funcionar...O que eu acho muito estranho porque uma vez que até será necessário um quadro para alimentação destes equipamentos com gestão técnica a comandar.

Ora bem 30Kw é muito abaixo do que estava a prever, assim terei de redimensionar tudo, mas já fiquei esclarecido. Sempre a aprender.

Muito obrigado a todos,
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

jose.coelho Escreveu:Boas,

Gostava de ajudar em relação ao modo de funcionamento deste equipamento mas posso averiguar. Relativamente ao projecto, foi logo a minha pergunta, a resposta que me deram é que existe um projecto de AVAC e relativi a infraesturars eléctricas inerentes ao mesmo, nikles!!! Ou seja, safem-se e ponham lá isto a funcionar...O que eu acho muito estranho porque uma vez que até será necessário um quadro para alimentação destes equipamentos com gestão técnica a comandar.

Ora bem 30Kw é muito abaixo do que estava a prever, assim terei de redimensionar tudo, mas já fiquei esclarecido. Sempre a aprender.

Muito obrigado a todos,
Boas
Mais uma obra pública sem projeto, no final a fiscalização vai pedir-lhe as telas finais, e aí o projeto vai ficar de acordo com a obra executada.
Cpts.
Energy
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

No projecto eléctrico não constar a potencia necessária para o Avac é "normal", muitas das vezes aparece marcado um quadro que diz, para alimentação do Avac e periféricos. Não diz nadinha, dado que não houve informação em tempo útil para o projecto de electricidade, e como não se adivinha fica lá o espaço para ele, e depois vem aquela parte que diz, a ser definido em obra. :o

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jose.coelho
Curioso
Curioso

E assim até nem é mau...NÃO É NADA!

Só a titulo de curiosidade, já apanhei um projecto de execução que era nada mais nada menos do que um layout com implantação de equipamento e tinha uma observação na legenda que dizia: " Empreitada a executar conforme layout apresentado, contudo, meramente indicativo, pelo que deverá ser optimizado em obra com indicação da fiscalização" - Fim de citação.

E eu pergunto, onde é que estamos? Numa altura em que exigem licenças para tudo e mais alguma coisa, carteiras profissionais, cursos, alvarás e demais e claro sempre a pagar, para depois aparecerem coisas destas.

Alguem anda a ganhar com isto tudo...e eu não sou de certeza.

Peço desculpa, mas foi só um desabafo de revolta.

Muito obrigado,um abraço
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Publicidade barata
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

jose.coelho Escreveu:E assim até nem é mau...NÃO É NADA!

Só a titulo de curiosidade, já apanhei um projecto de execução que era nada mais nada menos do que um layout com implantação de equipamento e tinha uma observação na legenda que dizia: " Empreitada a executar conforme layout apresentado, contudo, meramente indicativo, pelo que deverá ser optimizado em obra com indicação da fiscalização" - Fim de citação.

E eu pergunto, onde é que estamos? Numa altura em que exigem licenças para tudo e mais alguma coisa, carteiras profissionais, cursos, alvarás e demais e claro sempre a pagar, para depois aparecerem coisas destas.

Alguem anda a ganhar com isto tudo...e eu não sou de certeza.

Peço desculpa, mas foi só um desabafo de revolta.

Muito obrigado,um abraço
Boas
O que é normal acontecer nas obras, é o empreiteiro de eletricidade fornecer uma alimentação ao quadro do AVAC, sendo que a partir daqui toda a instalação é da responsabilidade desta especialidade (AVAC).
Cpts.
Energy
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
"O que é normal acontecer nas obras, é o empreiteiro de eletricidade fornecer uma alimentação ao quadro do AVAC, sendo que a partir daqui toda a instalação é da responsabilidade desta especialidade (AVAC)"

E como o electricista não sabe qual a potencia do Avac, espeta com um cabo de 5x2.5 e já está (lá só diz trifásico com neutro e terra). Depois vem a guerra...

Cump.
Mário
Ruca_yani
Curioso
Curioso
Registado: 16 mar 2008, 18:43
Has thanked: 10 times

Mensagem por Ruca_yani »

Boa noite tendo já realizado muitos projectos de Q.E. De avac venho alertar que um qe de avac nao pode ser feito so com disjuntores nao é assim tão simples, os equipamentos têm seguranças, encravamentos, horários, etc. Esse Chiller tem grupo hidráulico? Se nao tiver tem de existir uma ou duas electrobombas. Tem tb de levar um fluxostacto para proteger o chiler em caso de falha de agua. A uta tem de ter proteção individual de cada vent. E respectivo contactor de comando.tem tb de ter uma ou duas válvulas comandadas por sensores de temperatura instalados nas condutas,etc só os vc,s é que basta um disjuntor unipolar por cada grupo de 6 maquinas. Mas cada vc é comandado por um termóstato ambiente.
Espero ter ajudado
Última edição por Ruca_yani em 24 jun 2012, 00:25, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”