Problema tomadas

x.ricardo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 mai 2012, 18:56

Problema tomadas

Mensagem por x.ricardo »

Boas tardes.

Estou com um problema ca em casa. Estou constantemente com avarias no Pc, ora é a board ou a fonte. Ja tive um router queimado também e a fonte de alimentação de uma TV. A moradia tem 10 anos de construção.

As tomadas elecricas ca em casa têm 2 fios azuis ligados a esquerda da tomada e 2 pretos ligados a direita. Não têm o verde/amarelo de terra. Para além disso quando por exemplo o portátil as tomadas elas fazem faísca.

Em todas as tomadas que vi a ligação é a mesma. Fios de terra so tenho na iluminação (Candeeiros e só no exterior da moradia). As tomadas no interior da moradia da deveriam ter os respectivos fios de terra ligados?

Cumprimentos

Ricardo
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: Problema tomadas

Mensagem por jaimereis »

boas

penso, que, o melhor é contactar um profissional para rever toda a instalação electrica em sua casa, pelo que fala, é uma instalação com já algum tempo, apesar dos problemas que tem não terem , se calhar, a ver com a presença de terra , mas sim de defeito de tensão que pode ter outra origem

já agora faça a sua apresentação e preencha o seu perfil
Jaime Reis
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Pelo que sei, normalmente a falta de terra origina problemas nos computadores.
E sim, sendo a contrução tão recente, as tomadas deveriam ter ligação de terra.
E como o colega disse, é mesmo melhor chamar um electricista.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

x.ricardo Escreveu:Boas tardes.

Estou com um problema ca em casa. Estou constantemente com avarias no Pc, ora é a board ou a fonte. Ja tive um router queimado também e a fonte de alimentação de uma TV. A moradia tem 10 anos de construção.

As tomadas elecricas ca em casa têm 2 fios azuis ligados a esquerda da tomada e 2 pretos ligados a direita. Não têm o verde/amarelo de terra. Para além disso quando por exemplo o portátil as tomadas elas fazem faísca.

Em todas as tomadas que vi a ligação é a mesma. Fios de terra so tenho na iluminação (Candeeiros e só no exterior da moradia). As tomadas no interior da moradia da deveriam ter os respectivos fios de terra ligados?

Cumprimentos

Ricardo
Boas
Como é possivél uma moradia com 10 anos de construção não ter todas as tomadas com ligação de terra, quase que nem dá para acreditar, é incrivél como ainda à colegas a fazer este tipo de trabalhos.
Cpts.
Energy
Albino
Curioso
Curioso
Registado: 29 fev 2012, 17:37

Mensagem por Albino »

Boas

Não entendo o que provoca faísca nas romadas.

Mas já verificou se tem neutro nas tomadas? pode ser que tenha duas fases só nas tomadas.
x.ricardo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por x.ricardo »

Albino Escreveu:Boas

Não entendo o que provoca faísca nas romadas.

Mas já verificou se tem neutro nas tomadas? pode ser que tenha duas fases só nas tomadas.

Pouco percebo disto. O que tenho são 2 fios azuis ligados do lado esquerdo da tomada e 2 fios pretos ligados do lado direito. Suponho que isto seja positivo e negativo
x.ricardo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por x.ricardo »

ENERGY Escreveu:

Cumprimentos

Ricardo
Boas
Como é possivél uma moradia com 10 anos de construção não ter todas as tomadas com ligação de terra, quase que nem dá para acreditar, é incrivél como ainda à colegas a fazer este tipo de trabalhos.
Ando a tentar verificar se a ligação a terra em todas as tomadas é obrigatória ou não, para puder reclamar junto do empreiteiro.

É obrigatório fazer esta ligação?
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

Não ligue ...
Vá directamente aqui :

http://www.certiel.pt/web/certiel;jsess ... E82DABF4CA

eles dizem-lhe se a moradia devia ter terra ou não ...
o que voçe deve fazer para se repor aquilo que não foi feito e devia ter sido feito...
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

x.ricardo Escreveu:
ENERGY Escreveu:

Cumprimentos

Ricardo
Boas
Ando a tentar verificar se a ligação a terra em todas as tomadas é obrigatória ou não, para puder reclamar junto do empreiteiro.

É obrigatório fazer esta ligação?

claro que sim, pelo menos desde 1974
Jaime Reis
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, até cerca de 1998 nas habitações as tomadas dos quartos com chão de madeira por norma eram só de 2 pólos, ou seja não tinham "terra"!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

sim, é verdade, infelizmente alguns instaladores mantinham-se fieis a essas tomadas

mas muitos equipamento de que o colega anteriormente fala, são de classe II, não tem terra, o problemas deve ser outro....penso eu...
Jaime Reis
MJCastro
Curioso
Curioso
Registado: 07 mai 2012, 01:48

Mensagem por MJCastro »

Os equipamentos fritam em tomadas diferentes?
Aconselho a chamar o electricista, para verificar tensões e a propria instalação...
"Tudo o que funciona está sujeito a avariar"
omfontes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 20 mai 2011, 18:45

Mensagem por omfontes »

Não poderia estar mais de acordo com os colegas.
Um conselho sábio, se não sabe não mexa, peça a um técnico que avalie o estado da instalação e assim evita de correr riscos desnecessários.
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Been thanked: 1 time

Mensagem por lrds »

Já agora que falaram aqui em pcs portateis. Naminha casa não tenho nenhum problema com as tomadas mas, quando ligo o portatil também dá uma ligeira faísca. Porque será? as tomadas têm terra.
Inté
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

lrds Escreveu:Já agora que falaram aqui em pcs portateis. Naminha casa não tenho nenhum problema com as tomadas mas, quando ligo o portatil também dá uma ligeira faísca. Porque será? as tomadas têm terra.
Não tem nada a ver com a terra; quando se interrompe um circuito desde que circule uma intensidade é normal haver uma faísca que é proporcional à intensidade que se interrompe, se estiver num local com alguma luminosidade já não se apercebe desse fenómeno.

Cumps.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”