Problema tomadas
Problema tomadas
Boas tardes.
Estou com um problema ca em casa. Estou constantemente com avarias no Pc, ora é a board ou a fonte. Ja tive um router queimado também e a fonte de alimentação de uma TV. A moradia tem 10 anos de construção.
As tomadas elecricas ca em casa têm 2 fios azuis ligados a esquerda da tomada e 2 pretos ligados a direita. Não têm o verde/amarelo de terra. Para além disso quando por exemplo o portátil as tomadas elas fazem faísca.
Em todas as tomadas que vi a ligação é a mesma. Fios de terra so tenho na iluminação (Candeeiros e só no exterior da moradia). As tomadas no interior da moradia da deveriam ter os respectivos fios de terra ligados?
Cumprimentos
Ricardo
Estou com um problema ca em casa. Estou constantemente com avarias no Pc, ora é a board ou a fonte. Ja tive um router queimado também e a fonte de alimentação de uma TV. A moradia tem 10 anos de construção.
As tomadas elecricas ca em casa têm 2 fios azuis ligados a esquerda da tomada e 2 pretos ligados a direita. Não têm o verde/amarelo de terra. Para além disso quando por exemplo o portátil as tomadas elas fazem faísca.
Em todas as tomadas que vi a ligação é a mesma. Fios de terra so tenho na iluminação (Candeeiros e só no exterior da moradia). As tomadas no interior da moradia da deveriam ter os respectivos fios de terra ligados?
Cumprimentos
Ricardo
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Re: Problema tomadas
boas
penso, que, o melhor é contactar um profissional para rever toda a instalação electrica em sua casa, pelo que fala, é uma instalação com já algum tempo, apesar dos problemas que tem não terem , se calhar, a ver com a presença de terra , mas sim de defeito de tensão que pode ter outra origem
já agora faça a sua apresentação e preencha o seu perfil
penso, que, o melhor é contactar um profissional para rever toda a instalação electrica em sua casa, pelo que fala, é uma instalação com já algum tempo, apesar dos problemas que tem não terem , se calhar, a ver com a presença de terra , mas sim de defeito de tensão que pode ter outra origem
já agora faça a sua apresentação e preencha o seu perfil
Jaime Reis
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa noite.
Pelo que sei, normalmente a falta de terra origina problemas nos computadores.
E sim, sendo a contrução tão recente, as tomadas deveriam ter ligação de terra.
E como o colega disse, é mesmo melhor chamar um electricista.
Pelo que sei, normalmente a falta de terra origina problemas nos computadores.
E sim, sendo a contrução tão recente, as tomadas deveriam ter ligação de terra.
E como o colega disse, é mesmo melhor chamar um electricista.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boasx.ricardo Escreveu:Boas tardes.
Cumprimentos
Ricardo
Como é possivél uma moradia com 10 anos de construção não ter todas as tomadas com ligação de terra, quase que nem dá para acreditar, é incrivél como ainda à colegas a fazer este tipo de trabalhos.
Cpts.
Energy
Energy
Boas
Não entendo o que provoca faísca nas romadas.
Mas já verificou se tem neutro nas tomadas? pode ser que tenha duas fases só nas tomadas.
Mas já verificou se tem neutro nas tomadas? pode ser que tenha duas fases só nas tomadas.
Albino Escreveu:Boas
Pouco percebo disto. O que tenho são 2 fios azuis ligados do lado esquerdo da tomada e 2 fios pretos ligados do lado direito. Suponho que isto seja positivo e negativo
Ando a tentar verificar se a ligação a terra em todas as tomadas é obrigatória ou não, para puder reclamar junto do empreiteiro.ENERGY Escreveu:Boasx.ricardo Escreveu:Boas tardes.
Cumprimentos
Ricardo
Como é possivél uma moradia com 10 anos de construção não ter todas as tomadas com ligação de terra, quase que nem dá para acreditar, é incrivél como ainda à colegas a fazer este tipo de trabalhos.
É obrigatório fazer esta ligação?
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Been thanked: 6 times
Não ligue ...
Vá directamente aqui :
http://www.certiel.pt/web/certiel;jsess ... E82DABF4CA
eles dizem-lhe se a moradia devia ter terra ou não ...
o que voçe deve fazer para se repor aquilo que não foi feito e devia ter sido feito...
Vá directamente aqui :
http://www.certiel.pt/web/certiel;jsess ... E82DABF4CA
eles dizem-lhe se a moradia devia ter terra ou não ...
o que voçe deve fazer para se repor aquilo que não foi feito e devia ter sido feito...
-
- Quadro de Honra
x.ricardo Escreveu:Ando a tentar verificar se a ligação a terra em todas as tomadas é obrigatória ou não, para puder reclamar junto do empreiteiro.ENERGY Escreveu:Boasx.ricardo Escreveu:Boas tardes.
Cumprimentos
Ricardo
É obrigatório fazer esta ligação?
claro que sim, pelo menos desde 1974
Jaime Reis
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Been thanked: 12 times
Boas, até cerca de 1998 nas habitações as tomadas dos quartos com chão de madeira por norma eram só de 2 pólos, ou seja não tinham "terra"!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Quadro de Honra
sim, é verdade, infelizmente alguns instaladores mantinham-se fieis a essas tomadas
mas muitos equipamento de que o colega anteriormente fala, são de classe II, não tem terra, o problemas deve ser outro....penso eu...
mas muitos equipamento de que o colega anteriormente fala, são de classe II, não tem terra, o problemas deve ser outro....penso eu...
Jaime Reis
Os equipamentos fritam em tomadas diferentes?
Aconselho a chamar o electricista, para verificar tensões e a propria instalação...
Aconselho a chamar o electricista, para verificar tensões e a propria instalação...
"Tudo o que funciona está sujeito a avariar"
Não poderia estar mais de acordo com os colegas.
Um conselho sábio, se não sabe não mexa, peça a um técnico que avalie o estado da instalação e assim evita de correr riscos desnecessários.
Um conselho sábio, se não sabe não mexa, peça a um técnico que avalie o estado da instalação e assim evita de correr riscos desnecessários.
Já agora que falaram aqui em pcs portateis. Naminha casa não tenho nenhum problema com as tomadas mas, quando ligo o portatil também dá uma ligeira faísca. Porque será? as tomadas têm terra.
Inté
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Não tem nada a ver com a terra; quando se interrompe um circuito desde que circule uma intensidade é normal haver uma faísca que é proporcional à intensidade que se interrompe, se estiver num local com alguma luminosidade já não se apercebe desse fenómeno.lrds Escreveu:Já agora que falaram aqui em pcs portateis. Naminha casa não tenho nenhum problema com as tomadas mas, quando ligo o portatil também dá uma ligeira faísca. Porque será? as tomadas têm terra.
Cumps.