zona ZAP

noslenfy
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 29 nov 2011, 01:35

Re: zona ZAP

Mensagem por noslenfy »

Boas,

Segundo Ited 2 Edição é necessário 2 PC 2 CC e 2 FO contando com duas (no minimo) para alimentação, sem tomadas mistas seram necessárias 8 caixas... que é muita coisa e tirando o problema da ligação( e da tubagem e cablagem que para mim ainda é pior) ficam com todas as opções livres uma vez que na mesma peça é possivel mm ligar as três tecnologias. Acho muito boa ideia, só não percebo muito bem, 3 tubos de 25 para uma I1 ou no mm tubo tem que passar UTP, Coaxial e Fibra?
scuras
Curioso
Curioso
Registado: 06 nov 2011, 22:18

Mensagem por scuras »

3 tubos de 25 mm para 4 caixas i1 !!!
noslenfy
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por noslenfy »

eu estava-me a referir às tomadas mistas da efapel que na mesma peça permitem as três tecnologias(p.e. ref. 21545), ou seja, numa moradia para a ZAP seriam apenas necessárias 2 destas tomadas + alimentação, e poderiamos desta forma ter em duas peças, 2 CC, 2 PC e 2FO, só não percebi a nivel de tubagem
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

noslenfy Escreveu:eu estava-me a referir às tomadas mistas da efapel que na mesma peça permitem as três tecnologias(p.e. ref. 21545), ou seja, numa moradia para a ZAP seriam apenas necessárias 2 destas tomadas + alimentação, e poderiamos desta forma ter em duas peças, 2 CC, 2 PC e 2FO, só não percebi a nivel de tubagem
Boas
2 tubos de 25mm +1 alimentação energia
Cpts.
Energy
noslenfy
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por noslenfy »

então em cada tubo passam os tres cabos? coaxial utp e fibra?
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Been thanked: 1 time

Mensagem por Duarte82 »

Façam as contas!!! Se para um cabo coaxial e um utp cat6, o tubo de 25 já fica à tanja, quanto mais lhe meter mais uma fibra. Acho esta opção da EFAPEL muito pouco viável, no entanto, a única forma de ver estas duas tomadas instaladas de forma aceitável, seria com uma caixa de aparelhagem dupla (tipo a 408SG da JSL) e na mesma os 3 tubos de 25 a lá chegar com as 3 tecnologias separadas em cada tubo. Depois dentro da caixa cada cabo ligava à respectiva tomada. Além de mais, o que é recorrente, é o uso de um cabo com 2 fibras que vem com uma bainha única, e não lhe vão retirar a bainha para passar uma fibra em cada tubo...
Aguardo mais sugestões!
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

noslenfy Escreveu:então em cada tubo passam os tres cabos? coaxial utp e fibra?
Sim.

Se os cálculos dos diâmetros demonstrarem que é possível naquele tubo colocar os 3 cabos, então pode fazê-lo.

O projectista é que sabe como elaborar o seu projecto, é a sua visão das coisas, e elas só têm é de cumprir a lei, e acima de tudo, funcionar.

Contudo, concordo com o que o colega Duarte82 refere...
Learning is the goal!!
noslenfy
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por noslenfy »

pois, é mesmo isso, eu acho a ideia da EFAPEL em ter as tres tecnologias numa só peça boa, evita ter quase um parede so para a ZAP, uma vez que sem o uso de qualquer tomada mista são necessárias no mínimo 8 tomadas... e independentemente do tipo de material/acabamento escolhido, não acredito que esteticamente fique bem, especialmente numa sala.
scuras
Curioso
Curioso
Registado: 06 nov 2011, 22:18

Mensagem por scuras »

mas para passar 3 cabos em cada tubo já tem de ser o isogris 32 , com jeitinho é furar uma caixa i1 para um tubo 32 ( não é muito pratico mas !!!)
mMatos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 mar 2012, 22:33

zona ZAP

Mensagem por mMatos »

Bom dia,

Na minha opinião devem sempre usar 3 tubos de 25 para permitir separar as tecnologias. As tomadas mistas com as 3 tecnologias e de evitar sempre que possível, pois é impossível deixar folgas e depois acomodar tudo dentro da caixa.
Todas as fibras preconectadas são fornecidas sem envolcro e mesmo que o tenha passa facilmente dentro de um tubo de 25 desde que estava livre.

Cumprimentos

---
I am here: http://tapatalk.com/map.php?oz1xsc
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Been thanked: 1 time

Mensagem por Duarte82 »

Colega noslenfy, 8 tomadas serão sempre necessárias, quer uses espelhos mistos ou não (considerando que tomada é o ponto onde se liga o cabo), tens de ter 2 tomadas por tecnologia... Mas em caso nenhum, irás utilizar 8 ESPELHOS para tomadas numa parede. Apenas no caso do coaxial, terás as duas tomadas com espelhos independentes. No UTP, as duas tomadas estão juntas e o mesmo acontece na fibra. E não estou a considerar nenhum espelho misto nesta solução, o que eu privilegio sempre... No total, no máximo, conto 4 espelhos com 8 tomadas na minha ZAP para telecomunicações, mais 2 para energia.
Com 4 espelhos, costumo colocar 1 caixa de aparelhagem dupla para coaxial com ligação de um tubo de 25, outra caixa de aparelhagem para pares de cobre com um tubo de 25 e finalmente outra caixa para a fibra com um tubo de 25. 3 tecnologias separadas.
Uma solução para diminuir o n.º de espelhos, é colocação de tomadas mistas com 1 tomada coaxial e 1 UTP no mesmo espelho, neste caso, na caixa de aparelhagem dupla, entram dois tubos de 25, um para cada tecnologia e reduz-se 1 espelho à ZAP.
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
electrao
Curioso
Curioso
Registado: 03 abr 2012, 10:08

Mensagem por electrao »

Boa noite,

Quando é referido 2 FO na zona ZAP, referem-se a duas fibras ópticas monomodo SC simplex (2 FO) ou duplex (2x2 FO) ?

Obrigado
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

electrao Escreveu:Boa noite,

Quando é referido 2 FO na zona ZAP, referem-se a duas fibras ópticas monomodo SC simplex (2 FO) ou duplex (2x2 FO) ?

Obrigado
Boas,
Tens de ter 2 fibras na ZAP seja por 2 cabos com uma fibra ou um cabo com duas fibras!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
electrao
Curioso
Curioso
Registado: 03 abr 2012, 10:08

Mensagem por electrao »

Varejo Escreveu:
electrao Escreveu:Boa noite,

Obrigado
Boas,
Tens de ter 2 fibras na ZAP seja por 2 cabos com uma fibra ou um cabo com duas fibras!
Boas,

A questão não ia no sentido da quantidade de cabos, mas na quantidade de fibras. Deduzo assim, que a obrigatoriedade é de duas fibras simplex.

Cumps
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, eu não queria complicar a coisa... o que é isso de fibra simplex tem algo a ver com o sócrates?

Para a ZAP 2 fibras OS1 classe OF-300 com conectores SC/APC e se são conectores mecânicos, fusão pigtail ou pré-conectorizados já é à escolha do freguês desde que cumpra a norma!
Aqui não entra o simplex.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”