como medir uma terra??
como medir uma terra??
Olá a todos, estou a precisar de medir a terra numa maquina trifásico 400v, para saber se esta nos valores aceitáveis, alguém me sabe dizer como devo fazer?? Obrigado.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Re: como medir uma terra??
Para efetuar a medição de terra no local, terá de dispor de aparelho de medição de terras, se não tiver aparelho e souber qual é o valor de terra da instalação poderá controlar a continuidade do condutor de proteção até ao BGT, e verificar se a resistência do condutor entre o local da máquina e o BGT está dentro de valores normais.
Cumps.
Cumps.
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Been thanked: 17 times
Rochiinha Escreveu:Olá a todos, estou a precisar de medir a terra numa maquina trifásico 400v, para saber se esta nos valores aceitáveis, alguém me sabe dizer como devo fazer?? Obrigado.
É terra do cemitério?
Bem, eu penso que naoDuzia12 Escreveu:Rochiinha Escreveu:Olá a todos, estou a precisar de medir a terra numa maquina trifásico 400v, para saber se esta nos valores aceitáveis, alguém me sabe dizer como devo fazer?? Obrigado.
É terra do cemitério?

- jose.coelho
- Curioso
- Registado: 25 abr 2012, 12:23
Boa tarde a todos,
Medira a terra da máquina??? Não será talvez a terra da instalação???
Um abraço
Medira a terra da máquina??? Não será talvez a terra da instalação???
Um abraço
O que eu queria era saber é se a terra ligada a maquina esta nos valores aceitáveis. Obrigado.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
a terra de protecção tem que ser comum a toda a instalação, e terá que ser medida na caixa propria, para isso terá que possuir um equipamento proprio
o principio de funcionamento consiste basicamente na medição da resistencia entre a terra que se pretende medir e umas outras auxiliares, usando para isso uma especie de megaohmimetro....assim muito por alto...
o principio de funcionamento consiste basicamente na medição da resistencia entre a terra que se pretende medir e umas outras auxiliares, usando para isso uma especie de megaohmimetro....assim muito por alto...
Jaime Reis
E com o aparelho que se espeta três estacas afastadas umas das outras e tem de dar um valor que penso que deva ser inferior a 100 homs, também serve?jaimereis Escreveu:a terra de protecção tem que ser comum a toda a instalação, e terá que ser medida na caixa propria, para isso terá que possuir um equipamento proprio
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 220 times
Boas
Também pode ser com pinça, sem desligar nada.
Cump.
Mário
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
mas uma pinça própria para medir resistência?Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
- Mário
- Team Apoio
SimRochiinha Escreveu:mas uma pinça própria para medir resistência?Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
e onde se adquire uma pinça dessas e preços??Mário Escreveu:SimRochiinha Escreveu:mas uma pinça própria para medir resistência?Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
Mário
- Mário
- Team Apoio
Mário[/quote]
e onde se adquire uma pinça dessas e preços??[/quote]
Fluke, Chauvin Arnoux, e outros
Estas são as melhores para mim
Mário
e onde se adquire uma pinça dessas e preços??[/quote]
Fluke, Chauvin Arnoux, e outros
Estas são as melhores para mim
Mário
- jose.coelho
- Curioso
- Registado: 25 abr 2012, 12:23
Boas,
O equipamento da FLUKE é o mais eficaz, mas menos económico. Podemos encontrar outro tipo de equipamentos em lojas da especialidade.
Eu pessoalmente uso da FLUKE.
Um abraço
O equipamento da FLUKE é o mais eficaz, mas menos económico. Podemos encontrar outro tipo de equipamentos em lojas da especialidade.
Eu pessoalmente uso da FLUKE.
Um abraço
BOAS
No caso em que não termos disponivel qualquer aparelho de medição de terras, usa-se um voltimetro para medição da tensão entre fase e a terra.
Normalmente se a terra for ruim, os valores medidos são muito baixos. Assim (pelo menos) podemos saber se a terra é boa ou não. O método não é muito eficaz porque podemos encontrar valores que nos põem em dúvida. Mas quando temos uma terra excelente ou muito ruím, este método funciona, apesar de não se saber o valor exacto da resistencia da terra.
No caso em que não termos disponivel qualquer aparelho de medição de terras, usa-se um voltimetro para medição da tensão entre fase e a terra.
Normalmente se a terra for ruim, os valores medidos são muito baixos. Assim (pelo menos) podemos saber se a terra é boa ou não. O método não é muito eficaz porque podemos encontrar valores que nos põem em dúvida. Mas quando temos uma terra excelente ou muito ruím, este método funciona, apesar de não se saber o valor exacto da resistencia da terra.