Cálculo dos Comprimentos Máximos no IT
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Cálculo dos Comprimentos Máximos no IT
Cálculo dos Comprimentos Máximos no Esquema de Ligação à Terra IT - Folha de Cálculo em Excel.
P.S.: Ver o ficheiro mais à frente neste tópico porque está mais atualizado.
P.S.: Ver o ficheiro mais à frente neste tópico porque está mais atualizado.
- Anexos
-
- Cálculo Comprimentos Máximos IT.xls
- (48.5 KiB) Transferido 402 vezes
Última edição por joaoosvaldo em 13 mai 2012, 22:58, editado 2 vezes no total.
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Re: Cálculo dos Comprimentos Máximos no IT
Muito obrigado pela partilha 

Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
- Duarte82
- Velha Guarda
- Registado: 23 jul 2009, 14:24
- Been thanked: 1 time
Muito bom o ficheiro...
Tive de fazer o mesmo cálculo para um projecto no IEP e até me deu algum trabalho até entender o que eles me pediam. E concordo com o cálculo todo (até fazes a diferenciação do tipo de disparo dos disjuntores para calcular a corrente de fusão - muito importante), apenas tenho duas dúvidas que não tinha incluído nos meus cálculos (embora o resultado não seja muito afectado por esse factor):
No cálculo da resistividade à temperatura convencional de defeito de condutores (neste caso de cobre), encontrei uma fórmula geral que multiplica o RO(20ºC) por 1,25... sendo que o RO(20ºC)=0,0172 para o cobre. No entanto, utilizas factores diferentes consoante a secção do cabo e não sempre 1,25 (como eu fiz) e valor de resistividade 0,0225 que não é o valor de resistividade do cobre a 20ºC.
De resto, este trabalho está perfeito e certamente vai poupar muito trabalho a muita gente.
Tive de fazer o mesmo cálculo para um projecto no IEP e até me deu algum trabalho até entender o que eles me pediam. E concordo com o cálculo todo (até fazes a diferenciação do tipo de disparo dos disjuntores para calcular a corrente de fusão - muito importante), apenas tenho duas dúvidas que não tinha incluído nos meus cálculos (embora o resultado não seja muito afectado por esse factor):
No cálculo da resistividade à temperatura convencional de defeito de condutores (neste caso de cobre), encontrei uma fórmula geral que multiplica o RO(20ºC) por 1,25... sendo que o RO(20ºC)=0,0172 para o cobre. No entanto, utilizas factores diferentes consoante a secção do cabo e não sempre 1,25 (como eu fiz) e valor de resistividade 0,0225 que não é o valor de resistividade do cobre a 20ºC.
De resto, este trabalho está perfeito e certamente vai poupar muito trabalho a muita gente.
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
- joaoosvaldo
- Team Apoio
O valor de 0.0225 para o cobre é o indicado nas RTIEBT e para o alumínio é de 0.036 isto para a protecção de pessoas que é o caso. A ser rigoroso os valores a utilizar deveriam ser para o cobre e com isolamento a PVC a 70.º de 0.0222 e para o isolamento a XLPE a 90.º de 0.0237. Isto se for para ser mesmo rigoroso, mas ñ é necessário tanto.Duarte82 Escreveu:Muito bom o ficheiro...
1.25x0.0172=0.0215
Mas ter em atenção que para o PVC é a 70.º e para o XLPE é 90.º daí os valores referidos anteriormente. Mas se utilizarmos os das RTIEBT penso que ñ tem mal e está justificado porque estás nas regras.
- Duarte82
- Velha Guarda
- Registado: 23 jul 2009, 14:24
- Been thanked: 1 time
Claro, até porque estamos a falar de arredondamentos, não é esse valor que afecta o resultado... Apenas perguntei para saber qual foi o teu raciocínio para poder corrigir o meu.
Também encontrei o valor da resistividade do cobre nas RTIEBT no anexo VI, daí ter utilizado o valor que indiquei.
Também encontrei o valor da resistividade do cobre nas RTIEBT no anexo VI, daí ter utilizado o valor que indiquei.
- Anexos
-
- Resistividade.jpg (84.09 KiB) Visto 1814 vezes
José Duarte Pereira
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Não foi grande raciocínio
apenas utilizei os valores das RTIEBT. Mas logo que tenha oportunidade vou adicionar um campo para selecionar o tipo de isolamento dos condutores PVC ou XLPE e a partir daí utilizar o valor de resisitividade mais exato.

- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
A tabela está bem conseguida. Efetivamente acrescentando campos para esses isolamentos terá uma aplicabilidade muito maior.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Cá fica a tabela com a alteração da resistividade em função do tipo de isolamento PVC ou XLPE. Agora sim acho que está tudo ok. Espero que seja útil.
- Anexos
-
- Cálculo Comprimentos Máximos IT.xls
- (50 KiB) Transferido 328 vezes