como escolher o diferencial ?

nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: como escolher o diferencial ?

Mensagem por nelmindo »

Nem aí a EDP escolhe. No passado a EDP instalava controladores de potência contratada, acumulando a função diferencial.
Quem escolhe o difrencial é o responsável pela execução da instalação, na falta de projecto.
markoomendes
Curioso
Curioso
Registado: 24 mar 2010, 14:42

Mensagem por markoomendes »

Bom dia!

Para o calculo do diferencial consideramos a tensão de contacto 25V ou 50v?

Obrigado.
MM
dionisio
Curioso
Curioso
Registado: 24 nov 2010, 17:44
Been thanked: 6 times

Mensagem por dionisio »

nelmindo Escreveu:
hucher Escreveu:Sim eu sei só pedi isso pois se tivesses eu ja tirava e se precisa-se de mais alguma coisa ai procurava :lol:
obrigada por me ajudares :D
a fórmula até bastante básica. O que colega queria dizer, era que se fizer uma pesqueisa, irá aprofundar melhor o seu saber.

A fórmula é a mais conhecida dos electricistas, R=U/I (daí o conselho de ir pesquisar)

Sabendo que a tensão máxima de contacto (pode ser 50, 25 ou até 12V dependendo dos casos), e sabendo os calibres possiveis dos diferenciais, saberá resistência máxima do electrodo de terra, para haver garantias que na instalação não apareçam tensões acima do valor pré-definido.
Ex: se estipularmos uma tensão máxima nas massas de 50V, um diferencial de 300mA apenas protege se a resistencia de terra for inferior a 166ohms. Por outro lado, um de 30mA irá proteger se a terra for até 1666ohms.
No entanto, as regras técnicas indicam o valor recomendável como máximo, o valor de 100ohms.

Bom dia, amigos.
Na minha instalação, medi uma resistência de terra de 190ohm.
No Quadro 110 do "Guia Técnico das Instalações Eléctricas", é mencionado uma sensibilidade de 100mA para resistências compreendidas entre os 166.6 e 500ohm. Posso usar um diferencial de 30mA, visto ser mais difícil encontrar diferenciais de 100mA (costumo trabalhar com Hager)?
Abraço a todos.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

Aumentar a sensibilidade do diferencial não te prejudica em nada nesse caso. Nessa situação a tua resistência de terra pode ir até 1666 ohms, para tensão de contacto de 50V. Se tiveres correntes de fuga superiores a 30mA vai disparar. E sendo correntes inferiores a 263 mA não quer dizer que a tensão de contacto seja perigosa. Na pratica os disparos vão ser mais frequentes no de 30 mA do que no de 100mA.
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Mensagem por DEUS AMIGO »

A EDP não escolhe nada, só a potência que pediram e verificar se a mesma foi certificada pela CERTIEL. actualmente até só colocam dijuntor de limite de potência sem diferencial, no quadro é que estão os diferenciais de protecção que o técnico que executou a obra considerou. Cump:
dionisio
Curioso
Curioso
Registado: 24 nov 2010, 17:44
Been thanked: 6 times

Mensagem por dionisio »

mpinto Escreveu:Aumentar a sensibilidade do diferencial não te prejudica em nada nesse caso. Nessa situação a tua resistência de terra pode ir até 1666 ohms, para tensão de contacto de 50V. Se tiveres correntes de fuga superiores a 30mA vai disparar. E sendo correntes inferiores a 263 mA não quer dizer que a tensão de contacto seja perigosa. Na pratica os disparos vão ser mais frequentes no de 30 mA do que no de 100mA.
Obrigado, Amigo.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

DispDif.pdf
(337.54 KiB) Transferido 209 vezes
Diferencial 1.png
Diferencial 2.png
brunoos
Curioso
Curioso
Registado: 19 jan 2009, 09:47

Mensagem por brunoos »

como posso ver os ficheiros tenho de fazer algum upload
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

brunoos Escreveu:como posso ver os ficheiros tenho de fazer algum upload
Ler este tópico:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=11&t=5855

Com já tem 5 post's válidos pode enviar mensagem ao admin a pedir para passar a ativo.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”