Alterações para indução?
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 02 mai 2012, 16:49
Alterações para indução?
Antes de mais peço desde já desculpa se estiver a abrir um tópico novo desnecessariamente, contudo com as leituras que fiz não fiquei devidamente esclarecido.
Tenho em minha casa, na cozinha, actualmente apenas forno eléctrico , contudo encomendei uma placa vitroceramica de indução com 7200w de potencia.
Ainda não retirei a de gás que está na cozinha, mas antes de o fazer queria tentar saber o que terei de alterar.
Verifiquei em 1º lugar o quadro da luz que tem 3 disjuntores de 16A que indicam fogão/forno. Necessito de alterar esses disjuntores?? No disjuntor principal (geral) diz 30A... é suficiente?
Ainda não consegui verificar se na parede, por trás do forno, se tem 1 ou 2 fios eléctricos mas caso exista apenas um e esteja a ser usado pelo forno, posso usar também para a placa? é necessário ter 2?
Agradeço a vossa compreensão e desculpem a minha ignorância no que respeita à electricidade!
Tenho em minha casa, na cozinha, actualmente apenas forno eléctrico , contudo encomendei uma placa vitroceramica de indução com 7200w de potencia.
Ainda não retirei a de gás que está na cozinha, mas antes de o fazer queria tentar saber o que terei de alterar.
Verifiquei em 1º lugar o quadro da luz que tem 3 disjuntores de 16A que indicam fogão/forno. Necessito de alterar esses disjuntores?? No disjuntor principal (geral) diz 30A... é suficiente?
Ainda não consegui verificar se na parede, por trás do forno, se tem 1 ou 2 fios eléctricos mas caso exista apenas um e esteja a ser usado pelo forno, posso usar também para a placa? é necessário ter 2?
Agradeço a vossa compreensão e desculpem a minha ignorância no que respeita à electricidade!
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Alterações para indução?
freusto Escreveu:Antes de mais peço desde já desculpa se estiver a abrir um tópico novo desnecessariamente, contudo com as leituras que fiz não fiquei devidamente esclarecido.
Se fosse a si manteria a placa de gás e esqueceria a placa de vitroceramica, pois esta tem um consumo bastante elevado, e aparentemente não tem instalação de alimentação adequada ao consumo desta placa, se a potência instalada for em monofásico, não é suficiente para alimentar a placa e outros equipamentos elétricos em simultaneo.
Se a alimentação for trifásica é, se for monofásica é escaço, ou seja quando liga a placa na totalidade não vai poder ter mais nada ligado.
Em monofásico deve ter um circuito direto do quadro eletrico a fio de 6mm com disjuntor de 1x32A.
Em trifásico deve ter um circuito direto do quadro elétrico a fio de 4mm com disjuntor 3x20A
Cpts.
Energy
Energy
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
se calhar estou errado, mas a placa vitroceramico não diferente de placa de indução?freusto Escreveu:Antes de mais peço desde já desculpa se estiver a abrir um tópico novo desnecessariamente, contudo com as leituras que fiz não fiquei devidamente esclarecido.
Jaime Reis
-
- Team Apoio
Boas
Placa standard (normal) – são placas em que o aquecimento é efectuado através do processo clássico da resistência eléctrica.
Placa de Halogéneo – o processo de aquecimento é efectuado através do recurso a focos de halogéneo, focos radiantes ou ainda com focos mistos, que absorvem uma reduzida quantidade de calor, pelo que apresentam menores perdas de energia e, consequentemente, menores consumos que a versão standard.
Placa de indução – são diferentes dado que só consomem electricidade quando têm sobre elas um recipiente adequado, uma vez que as correntes induzidas são desenvolvidas directamente no fundo de recipientes em material ferromagnético, permitindo o aquecimento dos alimentos com uma eficiência energética mais elevada que as outras tipologias.
As placas de indução só funcionam com recipientes com fundo magnético, certifique-se de que os seus tachos são de fundo magnético ou teste-os com um íman.
Placa standard (normal) – são placas em que o aquecimento é efectuado através do processo clássico da resistência eléctrica.
Placa de Halogéneo – o processo de aquecimento é efectuado através do recurso a focos de halogéneo, focos radiantes ou ainda com focos mistos, que absorvem uma reduzida quantidade de calor, pelo que apresentam menores perdas de energia e, consequentemente, menores consumos que a versão standard.
Placa de indução – são diferentes dado que só consomem electricidade quando têm sobre elas um recipiente adequado, uma vez que as correntes induzidas são desenvolvidas directamente no fundo de recipientes em material ferromagnético, permitindo o aquecimento dos alimentos com uma eficiência energética mais elevada que as outras tipologias.
As placas de indução só funcionam com recipientes com fundo magnético, certifique-se de que os seus tachos são de fundo magnético ou teste-os com um íman.
Cpts.
Energy
Energy
-
A placa que comprei é de indução.... eu troco pela de gás porque no prédio não há gás natural é chato andar a comprar garrafas de gás... também não acho muito seguro ter a garrafa num armário da cozinha que nem ventilado é....!! prefiro mudar para eléctrico mesmo que advenha mais custos pela utilização.
A potência contratada à EDP é 6,90 KVA Mono.
Quantos aos recipientes, pelo que verifiquei todos são "compatíveis" com indução, pelo que não causará grande transtorno.
A minha questão prendia-se mesmo com os disjuntores, tendo actualmente 3* 16A para fogão tenho que substituir para quais?? e a nível de ligação eléctrica se tenho que ligar ao mesmo fio onde está o forno ou se tem que existir outro separado.
Obrigado
Quantos aos recipientes, pelo que verifiquei todos são "compatíveis" com indução, pelo que não causará grande transtorno.
A minha questão prendia-se mesmo com os disjuntores, tendo actualmente 3* 16A para fogão tenho que substituir para quais?? e a nível de ligação eléctrica se tenho que ligar ao mesmo fio onde está o forno ou se tem que existir outro separado.
Obrigado
-
- Team Apoio
Boasfreusto Escreveu:A placa que comprei é de indução.... eu troco pela de gás porque no prédio não há gás natural é chato andar a comprar garrafas de gás... também não acho muito seguro ter a garrafa num armário da cozinha que nem ventilado é....!! prefiro mudar para eléctrico mesmo que advenha mais custos pela utilização.
Obrigado
Tem 3 disjuntores de 16A para o fogão???
Cpts.
Energy
Energy
-
No quadro da luz tenho 3 disjuntores que dizem FOGÃO. cada um é 16A. todos os disjuntores tem por baixo uma etiqueta a dizer para que são. e a dizer fogão tenho 3. um deles verifiquei que desliga o forno. os outros dois "aparentemente" não fazem nada neste momento...
-
- Team Apoio
Boasfreusto Escreveu:No quadro da luz tenho 3 disjuntores que dizem FOGÃO. cada um é 16A. todos os disjuntores tem por baixo uma etiqueta a dizer para que são. e a dizer fogão tenho 3. um deles verifiquei que desliga o forno. os outros dois "aparentemente" não fazem nada neste momento...
Tem de ver na caixa de ligação do forno quantos condutores lá estão, pois diz ter 3 disjuntores com a indicação de fogão, o que leva a crer que essa alimentação já foi trifásica.
No entanto para a placa deveria ter um circuito direto do quadro a fio de 6mm com disjuntor de 32A, será que tem tubagem direta do quadro para a placa? ou é a partir da caixa de ligação do forno que alimenta a placa e o forno?
Cpts.
Energy
Energy
-
Ainda não consigo responder a essa questão porque ainda não retirei a placa de gás nem tirei o forno. Agora só quando colocar mãos à obra é que vou ver.
Quanto aos 3 disjuntores eles existem no quadro. creio que ninguém os colocou lá sem terem uma função. sempre me lembro de ter os 3 disjuntores do fogão.
quanto às cablagens irei averiguar. espero que caso seja necessário colocar um fio directo ao quadro, não seja muito difícil senão terei de chamar alguém!
Obrigado pela ajuda! Quando tiver mais certezas da instalação eu digo como se encontrava a cablagem...
Quanto aos 3 disjuntores eles existem no quadro. creio que ninguém os colocou lá sem terem uma função. sempre me lembro de ter os 3 disjuntores do fogão.
quanto às cablagens irei averiguar. espero que caso seja necessário colocar um fio directo ao quadro, não seja muito difícil senão terei de chamar alguém!
Obrigado pela ajuda! Quando tiver mais certezas da instalação eu digo como se encontrava a cablagem...
-
Retirei hoje a tampa do quadro da luz e verifiquei que de cada disjuntor que diz FOGÃO (3 ao todo) sai um fio. agora é só esperar que efectivamente por trás do forno existam dois cabos, correcto?
-
- Team Apoio
Boasfreusto Escreveu:Retirei hoje a tampa do quadro da luz e verifiquei que de cada disjuntor que diz FOGÃO (3 ao todo) sai um fio. agora é só esperar que efectivamente por trás do forno existam dois cabos, correcto?
Pode verificar no quadro elétrico se os fios que saem dos 3 disjuntores entram no mesmo tubo, e já dá para ter uma ideia da instalação que tem.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
- Registado: 25 mar 2012, 11:08
Boas pessoal,
Já agora existe alguma tabela que possam facultar que me sugira a seccção e caracteristicas do fio condutor mediante a corrente?
Cpts
Já agora existe alguma tabela que possam facultar que me sugira a seccção e caracteristicas do fio condutor mediante a corrente?
Cpts
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
A corrente no neutro atinge 31 A, mas podia "shuntar as fases" já que tem 6,9 KVA-1x30A deve ser o suficiente.
O mais corecto era enfiar V 3 G 6 ou 3xG 4
Esse circuito trifásico de cozinha vai a uma caixa por trás fo fogão e divide para todas as máquinas e tomadas de cozinha, pelo que deve ser analisada essa questão. pois está tudo a 2,5 mm^2 !! O ideal era um circuito direto.
O mais corecto era enfiar V 3 G 6 ou 3xG 4
Esse circuito trifásico de cozinha vai a uma caixa por trás fo fogão e divide para todas as máquinas e tomadas de cozinha, pelo que deve ser analisada essa questão. pois está tudo a 2,5 mm^2 !! O ideal era um circuito direto.