Pintar cabos
-
- Velha Guarda
- Registado: 19 abr 2010, 10:32
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 2 vezes
Pintar cabos
Muito boa tarde;
Venho mais um vez solicitar a vossa ajuda / opinião, a questão é a seguinte:
Podemos pintar os cabos que estão a vista, fixos por abraçadeiras?
Na minha opinião não podemos porque vamos alterar as propriedades da bainha exterior.
Cumprimentos
Rocha
Venho mais um vez solicitar a vossa ajuda / opinião, a questão é a seguinte:
Podemos pintar os cabos que estão a vista, fixos por abraçadeiras?
Na minha opinião não podemos porque vamos alterar as propriedades da bainha exterior.
Cumprimentos
Rocha
Cumprimentos
Rocha
Rocha
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 50 vezes
Re: Pintar cabos
Boas!
Nunca li nada sobre o assunto, e também nunca tive nenhuma situação que chamassem a atenção para o facto, no entanto e admitindo que a tinta a aplicar tem características adequadas ao ambiente, não vejo que haja qualquer problema.
Cumps.
Nunca li nada sobre o assunto, e também nunca tive nenhuma situação que chamassem a atenção para o facto, no entanto e admitindo que a tinta a aplicar tem características adequadas ao ambiente, não vejo que haja qualquer problema.
Cumps.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
Não era a primeira vez que via instalações a cabo em braçadeiras pintadas, ou melhor caiadas.
Por vezes existem situações em que existem vários cabos, e o pintor acaba por pintar, borrar tudo.
Não era a primeira vez que via instalações a cabo em braçadeiras pintadas, ou melhor caiadas.

Por vezes existem situações em que existem vários cabos, e o pintor acaba por pintar, borrar tudo.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
Josecalado Escreveu:Boas!
Cumps.
A questão é que a instalação depois vai ser certificada pela Certiel e nao sei até que ponto eles vão aprovar isto. O melhor é colocar a questão a Certiel para ver o que eles dizem.
Cumprimentos
Rocha
Cumprimentos
Rocha
Rocha
-
- Velha Guarda
Boa tarde projclvm, não sei porque razão isto é uma piada, se me puder esclarecer agradeço.projclvm Escreveu:Isso deve seralguma piada (sem ofensa).
Acho que é uma duvida pertinente.
Cumprimentos
Rocha
Rocha
-
- Velha Guarda
Pois era mesmo isso que ele queria fazer, mas não sei ate que ponto isso é permitido. Não sei se a Certiel depois vai aprovar a instalação.ENERGY Escreveu:Boas
Cumprimentos
Rocha
Rocha
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 50 vezes
Eu já tive inspeções de remodelações de instalações, certo que eram instalações existentes, em que os cabos na parte que não houve intervenção já estavam pintados incluindo caixas o que é chato porque pintam tudo, e depois para abrir uma caixa tem de se andar a raspar para tirar os parafusos, mas se reparar em algumas lojas com certa dimensão em que a instalação é à vista muitas há em que a cablagem e as esteiras são pintadas; mas nada melhor do que ligar para a Certiel.Rocha_28359 Escreveu:Josecalado Escreveu:Boas!
Cumps.
A questão é que a instalação depois vai ser certificada pela Certiel e nao sei até que ponto eles vão aprovar isto. O melhor é colocar a questão a Certiel para ver o que eles dizem.
Cumprimentos
Rocha
Cumps.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
BoasRocha_28359 Escreveu:Pois era mesmo isso que ele queria fazer, mas não sei ate que ponto isso é permitido. Não sei se a Certiel depois vai aprovar a instalação.ENERGY Escreveu:Boas
Já tive instalações em tectos de lojas, que ficam visiveis, a cablagem é executada no interior de tubos em braçadeiras, e cablagem em esteiras, em que os tetos são pintados à pistola numa côr escura, claro que os cabos nas esteiras não ficam pintados, apenas se vê as tubagens e esteiras pintadas, a Certiel nunca levantou problemas, mas se quer pintar diretamente a cablagem o melhor mesmo é consultar a certiel por escrito.
Cpts.
Energy
Energy
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Melhor que a Certiel, é solicitar ao fabricante de que se pintar os cabos, altera as suas características de tal forma, que compromete a instalação eléctrica.
É uma forma até de contrapor qualquer decisão por parte da entidade inspectora, case levante problemas.
É uma forma até de contrapor qualquer decisão por parte da entidade inspectora, case levante problemas.
-
- Velha Guarda
É o que vou fazer, vou ligar para a Certiel e depois logo vejo o que eles dizem.Josecalado Escreveu:Eu já tive inspeções de remodelações de instalações, certo que eram instalações existentes, em que os cabos na parte que não houve intervenção já estavam pintados incluindo caixas o que é chato porque pintam tudo, e depois para abrir uma caixa tem de se andar a raspar para tirar os parafusos, mas se reparar em algumas lojas com certa dimensão em que a instalação é à vista muitas há em que a cablagem e as esteiras são pintadas; mas nada melhor do que ligar para a Certiel.Rocha_28359 Escreveu:Josecalado Escreveu:Boas!
Cumps.
Cumprimentos
Rocha
Cumps.
Cumprimentos
Rocha
Rocha
-
- Velha Guarda
Boa ideia, acho que vou solicitar isso a Eurocabos para ver o que eles dizem.nelmindo Escreveu:Melhor que a Certiel, é solicitar ao fabricante de que se pintar os cabos, altera as suas características de tal forma, que compromete a instalação eléctrica.
Obrigado.
Cumprimentos
Rocha
Rocha
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Agradecimento recebido: 6 vezes
Rocha_28359 Escreveu:Boa ideia, acho que vou solicitar isso a Eurocabos para ver o que eles dizem.nelmindo Escreveu:Melhor que a Certiel, é solicitar ao fabricante de que se pintar os cabos, altera as suas características de tal forma, que compromete a instalação eléctrica.
Obrigado.
para a certiel é mais seguro ...
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Também estou de acordo com o nelmindo que o fabricante é que pode saber se a tinta pode danificar o isolamento/bainhas dos cabos.