Pintar cabos

Responder
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Pintar cabos

Mensagem por Rocha_28359 »

Muito boa tarde;

Venho mais um vez solicitar a vossa ajuda / opinião, a questão é a seguinte:

Podemos pintar os cabos que estão a vista, fixos por abraçadeiras?

Na minha opinião não podemos porque vamos alterar as propriedades da bainha exterior.

Cumprimentos
Rocha
Cumprimentos
Rocha
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 50 vezes

Re: Pintar cabos

Mensagem por Josecalado »

Boas!

Nunca li nada sobre o assunto, e também nunca tive nenhuma situação que chamassem a atenção para o facto, no entanto e admitindo que a tinta a aplicar tem características adequadas ao ambiente, não vejo que haja qualquer problema.

Cumps.
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Agradecimento recebido: 12 vezes

Mensagem por projclvm »

Isso deve seralguma piada (sem ofensa).
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Não era a primeira vez que via instalações a cabo em braçadeiras pintadas, ou melhor caiadas. :D
Por vezes existem situações em que existem vários cabos, e o pintor acaba por pintar, borrar tudo.
Cpts.
Energy
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda

Josecalado Escreveu:Boas!

Nunca li nada sobre o assunto, e também nunca tive nenhuma situação que chamassem a atenção para o facto, no entanto e admitindo que a tinta a aplicar tem características adequadas ao ambiente, não vejo que haja qualquer problema.

Cumps.

A questão é que a instalação depois vai ser certificada pela Certiel e nao sei até que ponto eles vão aprovar isto. O melhor é colocar a questão a Certiel para ver o que eles dizem.

Cumprimentos
Rocha
Cumprimentos
Rocha
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda

projclvm Escreveu:Isso deve seralguma piada (sem ofensa).
Boa tarde projclvm, não sei porque razão isto é uma piada, se me puder esclarecer agradeço.

Acho que é uma duvida pertinente.
Cumprimentos
Rocha
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda

ENERGY Escreveu:Boas
Não era a primeira vez que via instalações a cabo em braçadeiras pintadas, ou melhor caiadas. :D
Por vezes existem situações em que existem vários cabos, e o pintor acaba por pintar, borrar tudo.
Pois era mesmo isso que ele queria fazer, mas não sei ate que ponto isso é permitido. Não sei se a Certiel depois vai aprovar a instalação.
Cumprimentos
Rocha
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 50 vezes

Mensagem por Josecalado »

Rocha_28359 Escreveu:

Cumps.

A questão é que a instalação depois vai ser certificada pela Certiel e nao sei até que ponto eles vão aprovar isto. O melhor é colocar a questão a Certiel para ver o que eles dizem.

Cumprimentos
Rocha
Eu já tive inspeções de remodelações de instalações, certo que eram instalações existentes, em que os cabos na parte que não houve intervenção já estavam pintados incluindo caixas o que é chato porque pintam tudo, e depois para abrir uma caixa tem de se andar a raspar para tirar os parafusos, mas se reparar em algumas lojas com certa dimensão em que a instalação é à vista muitas há em que a cablagem e as esteiras são pintadas; mas nada melhor do que ligar para a Certiel.

Cumps.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Rocha_28359 Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas
Pois era mesmo isso que ele queria fazer, mas não sei ate que ponto isso é permitido. Não sei se a Certiel depois vai aprovar a instalação.
Boas
Já tive instalações em tectos de lojas, que ficam visiveis, a cablagem é executada no interior de tubos em braçadeiras, e cablagem em esteiras, em que os tetos são pintados à pistola numa côr escura, claro que os cabos nas esteiras não ficam pintados, apenas se vê as tubagens e esteiras pintadas, a Certiel nunca levantou problemas, mas se quer pintar diretamente a cablagem o melhor mesmo é consultar a certiel por escrito.
Cpts.
Energy
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

Melhor que a Certiel, é solicitar ao fabricante de que se pintar os cabos, altera as suas características de tal forma, que compromete a instalação eléctrica.
É uma forma até de contrapor qualquer decisão por parte da entidade inspectora, case levante problemas.
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda

Josecalado Escreveu:
Rocha_28359 Escreveu:

Cumps.

Cumprimentos
Rocha
Eu já tive inspeções de remodelações de instalações, certo que eram instalações existentes, em que os cabos na parte que não houve intervenção já estavam pintados incluindo caixas o que é chato porque pintam tudo, e depois para abrir uma caixa tem de se andar a raspar para tirar os parafusos, mas se reparar em algumas lojas com certa dimensão em que a instalação é à vista muitas há em que a cablagem e as esteiras são pintadas; mas nada melhor do que ligar para a Certiel.

Cumps.
É o que vou fazer, vou ligar para a Certiel e depois logo vejo o que eles dizem.
Cumprimentos
Rocha
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda

nelmindo Escreveu:Melhor que a Certiel, é solicitar ao fabricante de que se pintar os cabos, altera as suas características de tal forma, que compromete a instalação eléctrica.
É uma forma até de contrapor qualquer decisão por parte da entidade inspectora, case levante problemas.
Boa ideia, acho que vou solicitar isso a Eurocabos para ver o que eles dizem.

Obrigado.
Cumprimentos
Rocha
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Agradecimento recebido: 6 vezes

Mensagem por quero aprender »

Rocha_28359 Escreveu:
nelmindo Escreveu:Melhor que a Certiel, é solicitar ao fabricante de que se pintar os cabos, altera as suas características de tal forma, que compromete a instalação eléctrica.
Boa ideia, acho que vou solicitar isso a Eurocabos para ver o que eles dizem.

Obrigado.

para a certiel é mais seguro ...
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por joaoosvaldo »

Também estou de acordo com o nelmindo que o fabricante é que pode saber se a tinta pode danificar o isolamento/bainhas dos cabos.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Responder

Voltar para “Dúvidas”