Quadro Parcial
-
- Curioso
- Registado: 21 jun 2009, 21:11
- Contacto:
Quadro Parcial
Olá boa noite,
Espero encontrar ajuda aqui de algum amigo com experiência no ramo.
è o seguinte. tenho um casinha tipo T2 que é alimentada com uma potência de 6,5 KWA, deste quadro monofásico que tem uma secção de 10mmm, gostaria de alimentar uma casa de jardim, onde ei de colocar 10 tomadas, 1 termoculador para água e iluminação interior e exterior.
A quadro parcial iria ficar a uma distância de 30 Metros.
O meu problema primeiro tenho de modificar o quadro eléctrico?
2. Qual a secção a utilizar na alimentação do quadro parcial.?
3. de onde devo tirar e Como Fazer a alimentação.
Meus amigos por uma ajudinha ficaria muto grato.
Tamissas
è o seguinte. tenho um casinha tipo T2 que é alimentada com uma potência de 6,5 KWA, deste quadro monofásico que tem uma secção de 10mmm, gostaria de alimentar uma casa de jardim, onde ei de colocar 10 tomadas, 1 termoculador para água e iluminação interior e exterior.
O meu problema primeiro tenho de modificar o quadro eléctrico?
2. Qual a secção a utilizar na alimentação do quadro parcial.?
3. de onde devo tirar e Como Fazer a alimentação.
Tamissas
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Quadro Parcial
tamissas Escreveu:Olá boa noite,
O meu problema primeiro tenho de modificar o quadro eléctrico? Coloca um disjuntor de 32A para proteção do cabo que vai alimentar a casa de jardim
2. Qual a secção a utilizar na alimentação do quadro parcial.? cabo 2x6+T
3. de onde devo tirar e Como Fazer a alimentação. A alimentação deve sair diretamente do seu quadro geral, a cabo de 6mm e protegido com um disjuntor de 32A
Tamissas
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
Eu colocava um interruptor só de corte no quadro principal ...
cabo usaria 3x6mm.
o ID do quadro parcial seria de 32A
E dependendo do que vai ter no exterior , ia ponderar se não colocaria um circuito à parte no quadro parcial para o exterior , por causa de humidades disparos etc ...
claro que isto tem haver com a carteira de cada um ...
cabo usaria 3x6mm.
E dependendo do que vai ter no exterior , ia ponderar se não colocaria um circuito à parte no quadro parcial para o exterior , por causa de humidades disparos etc ...
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
*A azul.
quero aprender Escreveu:Eu colocava um interruptor só de corte no quadro principal ...
*Se utilizar apenas um interruptor a canalização de alimentação ao quadro parcial não fica protegida. Deve utilizar um disjuntor![]()
cabo usaria 3x6mm.
-
- Velha Guarda
joaoosvaldo Escreveu:*A azul.
quero aprender Escreveu:Eu colocava um interruptor só de corte no quadro principal ...
*Se utilizar apenas um interruptor a canalização de alimentação ao quadro parcial não fica protegida. Deve utilizar um disjuntor![]()
cabo usaria 3x6mm.
e o ID que forneçe alimentação ao meu corte no quadro geral não o protege ?joaoosvaldo Escreveu:*A azul.
cabo usaria 3x6mm.
o meu corte é só para desligar a corrente no quadro parcial ...
no parcial tem lá um ID ...
e no Q.E geral tem o geral que dá corrente ao corte ...
Evitariamos assim ter dois Id´s ...
mas ...
-
- Curioso
- Registado: 21 jun 2009, 21:11
- Contacto:
Boas j
já estou a aprender alguma coisa, só mais uma pergunta.
eu tenho no quadro principal um diferencial de 300mA, se eu o substituir por um de 30mA e colocar o de 300mA no parcial seria correcto?
eu tenho no quadro principal um diferencial de 300mA, se eu o substituir por um de 30mA e colocar o de 300mA no parcial seria correcto?
-
- Team Apoio
Boastamissas Escreveu:Boas j
Deve deixar o de 300mA no quadro geral e colocar o de 30mA no quadro parcial.
Cpts.
Energy
Energy
- pitbull2012
- Curioso
- Registado: 02 mar 2012, 21:00
boas amigo ENERGYENERGY Escreveu:tamissas Escreveu:Olá boa noite,
O meu problema primeiro tenho de modificar o quadro eléctrico? Coloca um disjuntor de 32A para proteção do cabo que vai alimentar a casa de jardim
2. Qual a secção a utilizar na alimentação do quadro parcial.? cabo 2x6+T
3. de onde devo tirar e Como Fazer a alimentação. A alimentação deve sair diretamente do seu quadro geral, a cabo de 6mm e protegido com um disjuntor de 32A
Tamissas
em vez de cabo 2x6+T não seria melhor apenas cabo 2x6 e fazer uma nova terra no local do quadro parcial?ENERGY Escreveu:2. Qual a secção a utilizar na alimentação do quadro parcial.? cabo 2x6+T
cumps
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Existe aí alguma confusão entre interruptores diferenciais (ID's) e disjuntores. Para fazer a proteção da canalização contra curto-circuitos tem de utilizar um disjuntor, o ID não tem esta função. A canalização de alimentação ao quadro parcial nem precisa de passar pelo diferencial (pode passar mas não é necessário) pode sair diretamente do corte geral do quadro geral e vai a um disjuntor (no quadro geral) que alimenta a canalização de alimentação ao quadro parcial e no quadro parcial aí sim leva diferenciais.quero aprender Escreveu:e o ID que forneçe alimentação ao meu corte no quadro geral não o protege ?
mas ...
Se forem utilizados diferenciais um a montante do outro (volto a lembrar que não é necessário) tem de se ter em atenção a selectividade entre os dispositivos diferenciais. Ver o seguinte tópico: http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=15&t=9952.
Pode fazer uma terra no local mas aconselho de qualquer forma a interligar com a terra existente e daí ter de utilizar de qualquer forma o cabo 3G6mm2.pitbull2012 Escreveu:em vez de cabo 2x6+T não seria melhor apenas cabo 2x6 e fazer uma nova terra no local do quadro parcial?
cumps
- pitbull2012
- Curioso
boasjoaoosvaldo Escreveu:pitbull2012 Escreveu:em vez de cabo 2x6+T não seria melhor apenas cabo 2x6 e fazer uma nova terra no local do quadro parcial?
cumpsjoaoosvaldo Escreveu:Pode fazer uma terra no local mas aconselho de qualquer forma a interligar com a terra existente e daí ter de utilizar de qualquer forma o cabo 3G6mm2.
Agora tenho uma dúvida.
A algum tempo o meu primo passou um cabo subterrâneo do quadro da casa para um quadro parcial no quintal e teve problemas.
Meteu um eletrodo de terra junto do quadro parcial e ligou junto com a terra do cabo subterrâneo que vinha do quadro principal.
Portanto fez a tal interligação de terras e o quadro principal disparava.
E a única forma do quadro não disparar foi a terra da habitação ficar independente da outra.
cumps
-
- Velha Guarda
joaoosvaldo Escreveu:Existe aí alguma confusão entre interruptores diferenciais (ID's) e disjuntores. Para fazer a proteção da canalização contra curto-circuitos tem de utilizar um disjuntor, o ID não tem esta função. A canalização de alimentação ao quadro parcial nem precisa de passar pelo diferencial (pode passar mas não é necessário) pode sair diretamente do corte geral do quadro geral e vai a um disjuntor (no quadro geral) que alimenta a canalização de alimentação ao quadro parcial e no quadro parcial aí sim leva diferenciais.quero aprender Escreveu:e o ID que forneçe alimentação ao meu corte no quadro geral não o protege ?
mas ...
Se forem utilizados diferenciais um a montante do outro (volto a lembrar que não é necessário) tem de se ter em atenção a selectividade entre os dispositivos diferenciais. Ver o seguinte tópico: http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=15&t=9952.
Pode fazer uma terra no local mas aconselho de qualquer forma a interligar com a terra existente e daí ter de utilizar de qualquer forma o cabo 3G6mm2.pitbull2012 Escreveu:em vez de cabo 2x6+T não seria melhor apenas cabo 2x6 e fazer uma nova terra no local do quadro parcial?
cumps
tem razão sim senhor , não é ID mas sim disjuntor ...
obrigado pelo reparo.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Quanto a essa dúvida não sei qual será a razão mas provavelmente a instalação tinha/tem algum defeito (só vendo!). Quanto ao facto de interligar as terras a razão é precisamente porque as terras não são distintas. Se o quadro parcial ficar a 30m do quadro geral e fizer uma terra junto a cada quadro elétrico dificilmente consegue que estas sejam independentes uma da outra até porque podem existir outras instalações vizinhas ou outras canalizações enterradas. Embora possam não estar ligadas eletricamente ficam sobre a influência uma da outra.pitbull2012 Escreveu:boas
Agora tenho uma dúvida.
A algum tempo o meu primo passou um cabo subterrâneo do quadro da casa para um quadro parcial no quintal e teve problemas.
Meteu um eletrodo de terra junto do quadro parcial e ligou junto com a terra do cabo subterrâneo que vinha do quadro principal.
E a única forma do quadro não disparar foi a terra da habitação ficar independente da outra.
cumps
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Been thanked: 1 time
Amigo Pitbull2012 em resposta á sua dúvida a enterligação de terras pelo meu ver nada tem em contrários pelo contrário até podia favorecer a mesma, se desligava o quadro principal era por outra situação a que não as terras! isto digo eu que ando sempre a aprender! Cump.
-
- Team Apoio
Boaspitbull2012 Escreveu:boasjoaoosvaldo Escreveu:pitbull2012 Escreveu:em vez de cabo 2x6+T não seria melhor apenas cabo 2x6 e fazer uma nova terra no local do quadro parcial?
cumpsjoaoosvaldo Escreveu:Pode fazer uma terra no local mas aconselho de qualquer forma a interligar com a terra existente e daí ter de utilizar de qualquer forma o cabo 3G6mm2.
Agora tenho uma dúvida.
cumps
Pelo que descreve, parece que o cabo de alimentação do quadro geral ao parcial, estava com passagem.
Cpts.
Energy
Energy
- pitbull2012
- Curioso
Boas
Pois o problema não sei de onde é nem fui eu que fiz a ligação.
Ele aproveitou um rolo de cabo revestido de malha em aço que tinha na garagem e meteu-se a inventar.
O que é certo foi que ao ligar o cabo de terra junto com o que vinha do quadro principal disparava sempre.
Na altura julguei que não se podia ligar duas terras diferentes no mesmo barramento e ficou assim.
Só acho estranho a passagem só acontecer ligando as terras, se existe passagem no cabo devia acontecer também entre as fazes.
cumps
Pois o problema não sei de onde é nem fui eu que fiz a ligação.
Ele aproveitou um rolo de cabo revestido de malha em aço que tinha na garagem e meteu-se a inventar.
O que é certo foi que ao ligar o cabo de terra junto com o que vinha do quadro principal disparava sempre.
Na altura julguei que não se podia ligar duas terras diferentes no mesmo barramento e ficou assim.
Só acho estranho a passagem só acontecer ligando as terras, se existe passagem no cabo devia acontecer também entre as fazes.
cumps