Quadro Parcial

tamissas
Curioso
Curioso
Registado: 21 jun 2009, 21:11
Contacto:

Quadro Parcial

Mensagem por tamissas »

Olá boa noite,

Espero encontrar ajuda aqui de algum amigo com experiência no ramo.
è o seguinte. tenho um casinha tipo T2 que é alimentada com uma potência de 6,5 KWA, deste quadro monofásico que tem uma secção de 10mmm, gostaria de alimentar uma casa de jardim, onde ei de colocar 10 tomadas, 1 termoculador para água e iluminação interior e exterior.
A quadro parcial iria ficar a uma distância de 30 Metros.
O meu problema primeiro tenho de modificar o quadro eléctrico?
2. Qual a secção a utilizar na alimentação do quadro parcial.?
3. de onde devo tirar e Como Fazer a alimentação.

Meus amigos por uma ajudinha ficaria muto grato.

Tamissas
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Quadro Parcial

Mensagem por ENERGY »

tamissas Escreveu:Olá boa noite,

è o seguinte. tenho um casinha tipo T2 que é alimentada com uma potência de 6,5 KWA, deste quadro monofásico que tem uma secção de 10mmm, gostaria de alimentar uma casa de jardim, onde ei de colocar 10 tomadas, 1 termoculador para água e iluminação interior e exterior.
O meu problema primeiro tenho de modificar o quadro eléctrico? Coloca um disjuntor de 32A para proteção do cabo que vai alimentar a casa de jardim
2. Qual a secção a utilizar na alimentação do quadro parcial.? cabo 2x6+T
3. de onde devo tirar e Como Fazer a alimentação. A alimentação deve sair diretamente do seu quadro geral, a cabo de 6mm e protegido com um disjuntor de 32A

Tamissas
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

Eu colocava um interruptor só de corte no quadro principal ...
cabo usaria 3x6mm.
o ID do quadro parcial seria de 32A
E dependendo do que vai ter no exterior , ia ponderar se não colocaria um circuito à parte no quadro parcial para o exterior , por causa de humidades disparos etc ...
claro que isto tem haver com a carteira de cada um ...
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

*A azul.
quero aprender Escreveu:Eu colocava um interruptor só de corte no quadro principal ...

*Se utilizar apenas um interruptor a canalização de alimentação ao quadro parcial não fica protegida. Deve utilizar um disjuntor :!:

cabo usaria 3x6mm.
E dependendo do que vai ter no exterior , ia ponderar se não colocaria um circuito à parte no quadro parcial para o exterior , por causa de humidades disparos etc ...
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

joaoosvaldo Escreveu:*A azul.
quero aprender Escreveu:Eu colocava um interruptor só de corte no quadro principal ...

*Se utilizar apenas um interruptor a canalização de alimentação ao quadro parcial não fica protegida. Deve utilizar um disjuntor :!:

cabo usaria 3x6mm.
joaoosvaldo Escreveu:*A azul.

cabo usaria 3x6mm.
e o ID que forneçe alimentação ao meu corte no quadro geral não o protege ?
o meu corte é só para desligar a corrente no quadro parcial ...
no parcial tem lá um ID ...
e no Q.E geral tem o geral que dá corrente ao corte ...
Evitariamos assim ter dois Id´s ...

mas ...
tamissas
Curioso
Curioso
Registado: 21 jun 2009, 21:11
Contacto:

Mensagem por tamissas »

Boas j
já estou a aprender alguma coisa, só mais uma pergunta.
eu tenho no quadro principal um diferencial de 300mA, se eu o substituir por um de 30mA e colocar o de 300mA no parcial seria correcto?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

tamissas Escreveu:Boas j
já estou a aprender alguma coisa, só mais uma pergunta.
eu tenho no quadro principal um diferencial de 300mA, se eu o substituir por um de 30mA e colocar o de 300mA no parcial seria correcto?
Boas
Deve deixar o de 300mA no quadro geral e colocar o de 30mA no quadro parcial.
Cpts.
Energy
pitbull2012
Curioso
Curioso
Registado: 02 mar 2012, 21:00

Mensagem por pitbull2012 »

ENERGY Escreveu:
tamissas Escreveu:Olá boa noite,

O meu problema primeiro tenho de modificar o quadro eléctrico? Coloca um disjuntor de 32A para proteção do cabo que vai alimentar a casa de jardim
2. Qual a secção a utilizar na alimentação do quadro parcial.? cabo 2x6+T
3. de onde devo tirar e Como Fazer a alimentação. A alimentação deve sair diretamente do seu quadro geral, a cabo de 6mm e protegido com um disjuntor de 32A

Tamissas
boas amigo ENERGY
ENERGY Escreveu:2. Qual a secção a utilizar na alimentação do quadro parcial.? cabo 2x6+T
em vez de cabo 2x6+T não seria melhor apenas cabo 2x6 e fazer uma nova terra no local do quadro parcial?

cumps
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

quero aprender Escreveu:e o ID que forneçe alimentação ao meu corte no quadro geral não o protege ?

mas ...
Existe aí alguma confusão entre interruptores diferenciais (ID's) e disjuntores. Para fazer a proteção da canalização contra curto-circuitos tem de utilizar um disjuntor, o ID não tem esta função. A canalização de alimentação ao quadro parcial nem precisa de passar pelo diferencial (pode passar mas não é necessário) pode sair diretamente do corte geral do quadro geral e vai a um disjuntor (no quadro geral) que alimenta a canalização de alimentação ao quadro parcial e no quadro parcial aí sim leva diferenciais.

Se forem utilizados diferenciais um a montante do outro (volto a lembrar que não é necessário) tem de se ter em atenção a selectividade entre os dispositivos diferenciais. Ver o seguinte tópico: http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=15&t=9952.
pitbull2012 Escreveu:em vez de cabo 2x6+T não seria melhor apenas cabo 2x6 e fazer uma nova terra no local do quadro parcial?

cumps
Pode fazer uma terra no local mas aconselho de qualquer forma a interligar com a terra existente e daí ter de utilizar de qualquer forma o cabo 3G6mm2.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

pitbull2012
Curioso
Curioso

joaoosvaldo Escreveu:
pitbull2012 Escreveu:em vez de cabo 2x6+T não seria melhor apenas cabo 2x6 e fazer uma nova terra no local do quadro parcial?

cumps
joaoosvaldo Escreveu:Pode fazer uma terra no local mas aconselho de qualquer forma a interligar com a terra existente e daí ter de utilizar de qualquer forma o cabo 3G6mm2.
boas

Agora tenho uma dúvida.
A algum tempo o meu primo passou um cabo subterrâneo do quadro da casa para um quadro parcial no quintal e teve problemas.
Meteu um eletrodo de terra junto do quadro parcial e ligou junto com a terra do cabo subterrâneo que vinha do quadro principal.
Portanto fez a tal interligação de terras e o quadro principal disparava.
E a única forma do quadro não disparar foi a terra da habitação ficar independente da outra.

cumps
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

joaoosvaldo Escreveu:
quero aprender Escreveu:e o ID que forneçe alimentação ao meu corte no quadro geral não o protege ?

mas ...
Existe aí alguma confusão entre interruptores diferenciais (ID's) e disjuntores. Para fazer a proteção da canalização contra curto-circuitos tem de utilizar um disjuntor, o ID não tem esta função. A canalização de alimentação ao quadro parcial nem precisa de passar pelo diferencial (pode passar mas não é necessário) pode sair diretamente do corte geral do quadro geral e vai a um disjuntor (no quadro geral) que alimenta a canalização de alimentação ao quadro parcial e no quadro parcial aí sim leva diferenciais.

Se forem utilizados diferenciais um a montante do outro (volto a lembrar que não é necessário) tem de se ter em atenção a selectividade entre os dispositivos diferenciais. Ver o seguinte tópico: http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=15&t=9952.

cumps
Pode fazer uma terra no local mas aconselho de qualquer forma a interligar com a terra existente e daí ter de utilizar de qualquer forma o cabo 3G6mm2.

tem razão sim senhor , não é ID mas sim disjuntor ...
obrigado pelo reparo.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

pitbull2012 Escreveu:boas

Agora tenho uma dúvida.
A algum tempo o meu primo passou um cabo subterrâneo do quadro da casa para um quadro parcial no quintal e teve problemas.
Meteu um eletrodo de terra junto do quadro parcial e ligou junto com a terra do cabo subterrâneo que vinha do quadro principal.
E a única forma do quadro não disparar foi a terra da habitação ficar independente da outra.

cumps
Quanto a essa dúvida não sei qual será a razão mas provavelmente a instalação tinha/tem algum defeito (só vendo!). Quanto ao facto de interligar as terras a razão é precisamente porque as terras não são distintas. Se o quadro parcial ficar a 30m do quadro geral e fizer uma terra junto a cada quadro elétrico dificilmente consegue que estas sejam independentes uma da outra até porque podem existir outras instalações vizinhas ou outras canalizações enterradas. Embora possam não estar ligadas eletricamente ficam sobre a influência uma da outra.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Mensagem por DEUS AMIGO »

Amigo Pitbull2012 em resposta á sua dúvida a enterligação de terras pelo meu ver nada tem em contrários pelo contrário até podia favorecer a mesma, se desligava o quadro principal era por outra situação a que não as terras! isto digo eu que ando sempre a aprender! Cump.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

pitbull2012 Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:

cumps
joaoosvaldo Escreveu:Pode fazer uma terra no local mas aconselho de qualquer forma a interligar com a terra existente e daí ter de utilizar de qualquer forma o cabo 3G6mm2.
boas

Agora tenho uma dúvida.

cumps
Boas
Pelo que descreve, parece que o cabo de alimentação do quadro geral ao parcial, estava com passagem.
Cpts.
Energy
pitbull2012
Curioso
Curioso

Boas

Pois o problema não sei de onde é nem fui eu que fiz a ligação.
Ele aproveitou um rolo de cabo revestido de malha em aço que tinha na garagem e meteu-se a inventar.
O que é certo foi que ao ligar o cabo de terra junto com o que vinha do quadro principal disparava sempre.
Na altura julguei que não se podia ligar duas terras diferentes no mesmo barramento e ficou assim.
Só acho estranho a passagem só acontecer ligando as terras, se existe passagem no cabo devia acontecer também entre as fazes.

cumps
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”