Inscrição OE

Responder
Rui Magalhaes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 fev 2009, 19:44

Inscrição OE

Mensagem por Rui Magalhaes »

Após inúmeras tentativas de obter resposta por parte da Ordem dos Engenheiros e não obter nenhuma resposta concreta dirijo-me a voces de novo com o objectivo de ter algumas certezas do que poderei ou não fazer.

Recentemente enviei um email para a ordem dos engenheiros com uma serie de questões que não me souberam responder:

- Para me inscrever na ordem como membro estagiário e poder assinar projectos é necessário já ter um emprego?
- Um membro estagiário com menos de um ano de inscrição pode assinar algum alvará de uma empresa?
- Um membro estagiário pode assinar projectos, se sim até que categoria?
- O que devo fazer para me inscrever?

Como a minha residência é longe de qualquer delegação da ordem dos engenheiros quando me deslocar para fazer a inscrição pretendia levar os documentos todos e ter certezas do que devo fazer.
Eng.Electrotécnico
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Re: Inscrição OE

Mensagem por projclvm »

É consultar a página da OE e ver o que é preciso. Quanto às competências também lá devem estar (ou não). Pelo menos na OET estão.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Antes de mais parabéns pr terminares o curso.
Depois, a maior parte dessas respostas estão nos documentos disponibilizados no site da OE, mas vamos lá ver se ajudo:
Rui Magalhaes Escreveu:...
- Para me inscrever na ordem como membro estagiário e poder assinar projectos é necessário já ter um emprego?
Sim e não. Tudo depende do estágio que queiras efectuar, se é curricular ou formal.
Se for curricular, e uma vez que queres fazer projectos, não precisas de estar epregado, terás sempre de ir às Finanças declarar o inicio da actividade --> mas só isto já implica que tens um emprego! És chefe de ti próprio, parabéns! Não sei é se consideras isto um emprego...pois não é por conta de outrém.

Se optares por um estágio formal, tens de ter um tutor, e, por norma, um local de emprego onde possas realizar o estágio.
Logo, sim, aqui precisas de ter um emprego para te inscreveres na OE.

Sej como for, se calhar já percebeste a ideia: convém estar a trabalhar, e a partir daqui podes-te ir inscrever à OE.

- Um membro estagiário com menos de um ano de inscrição pode assinar algum alvará de uma empresa?
Sim.- Um membro estagiário pode assinar projectos, se sim até que categoria?
Sim. As limitações (categoria) estão na legislação:Portaria n.º 1379/2009 de 30 de Outubro.- O que devo fazer para me inscrever?
Ir à OE com os documentos necessários e fotografias tipo passe.
Como a minha residência é longe de qualquer delegação da ordem dos engenheiros quando me deslocar para fazer a inscrição pretendia levar os documentos todos e ter certezas do que devo fazer.
A vermelho.
Acho que é isto...
Learning is the goal!!
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Been thanked: 1 time

Mensagem por Duarte82 »

É engraçado a preocupação em saber o que se deve fazer para assinar projectos... Mas preocupar-se em como aprender para poder assinar projectos, está quieto.

Penso que o colega Gemini fez confusão. Pelo menos, falo no que respeita à OE.
O estágio formal tem duração de 6 a 12 meses e incide na realização de um trabalho técnico ou científico, cuja proposta deve ser apresentada à OE e aceite pelo Conselho Directivo. Que eu tenha conhecimento, apenas conheço uma pessoa que tenha conseguido se inscrever neste formato de estágio, porque manteve-se ligado ao centro de investigação da sua universidade, após terminar o curso.
O estágio curricular obriga à escolha de um patrono, de preferência ligado à empresa de realização do estágio. Tem de estar inscrito na OE como membro efectivo à mais de 5 anos. Caso não tenhas tal pessoa na empresa, podes escolher alguém de fora com qualquer ligação à empresa em causa ou então pedir à OE para te designar alguém. Esse estágio tem a duração de 12 a 24 meses. Apenas seria reduzido o tempo se comprovares teres experiência na área.

É indispensável, do meu ponto de vista, ligares-te a uma empresa da área de projectos para aprenderes a projectar e vires um dia assinar um projecto. Daí o estágio ser indispensável. Óbvio que podes fazer o estágio numa empresa que nada tem a ver com projectos, e inscreveres-te na Ordem como estagiário e assinares projectos, mas garanto-te que vais ter muitos relatórios com erros vindo das ERIIE, e quem sabe, muitos projectos chumbados...

Ainda assim, boa sorte com o processo!
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Viva.

É natural que tenha feito alguma confusão, pois os processos mudam com o tempo...

Mas o que descrevi é aquilo que me lembro que se passava na altura que eu fiz o estágio.
E nessa altura, uma vez que estava à procura de trabalho há já 5 meses, a minha solução para me poder inscrever na OE foi ir dar inicio de actividade nas finanças e comecei por efectuar projectos.
Bastou-me ter aberto actividade para me poder ir inscrever na OE e efectuar um estágio curricular, com o período de 24 meses, findo o qual apresentei um relatório sobre o que fiz, e fui posteriormente defendê-lo à OE.

As coisas podem ter mudado, mas comigo passou-se assim.
Learning is the goal!!
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Been thanked: 1 time

Mensagem por Duarte82 »

É provável, também me deparei na altura da minha inscrição que o processo para a OE região norte é diferente da OE região centro. Portanto não me admira que isso possa ocorrer de facto. Aquilo que descrevi é o processo de admissão na OERN neste momento.
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

pronto, tá explicado :)
eu sou da OE Centro.
Learning is the goal!!
rp.cardoso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 jan 2012, 12:54

Mensagem por rp.cardoso »

É estranho como é que a mesma instituição tem procedimentos diferentes entre delegações.

O ideal é ligar para a delegação da ordem e fazer todas essas questões, que, de certeza, lhe dão todas as respostas e informações. Eu já me desloquei várias vezes ao balcão da OERN e sempre fui bem atendido e esclarecido.
Depois deve deslocar-se ao balcão da delegação e formalizar a inscrição. Se ainda se mantiverem as coisas, a quota mensal é de 5€ para membros estagiários.
Cumprimentos,
Rui Cardoso
Eng.º Electrotécnico/Fiscalização
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

rp.cardoso Escreveu:... a quota mensal é de 5€ para membros estagiários.
Que é paga em 2 prestações de 30 euros por semestre, ou em uma de 60 euros anual ;)
Learning is the goal!!
Rui Magalhaes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 fev 2009, 19:44

Mensagem por Rui Magalhaes »

já fiquei esclarecido, estas duvidas tinham surgido pois os procedimentos de candidatura mudaram a partir de ano 2011.

obrigado a todos
Eng.Electrotécnico
GFerreira258
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 fev 2012, 09:59

Mensagem por GFerreira258 »

A inscrição na OE terá de ser feita atraves de estagio e outros procedimentos internos..

CPS
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”