Ligar um comutador de escada duplo a um simples

Responder
jmpnm
Curioso
Curioso
Registado: 15 abr 2012, 17:34
Profissão: Engenheiro de Minas

Ligar um comutador de escada duplo a um simples

Mensagem por jmpnm »

Boas,

É possível ter uma instalação onde de um lado tenho um comutador de escada duplo que pode apagar ou acender uma ou outra (ou duas) lâmpada e do outro lado um comutador simples que pode apagar ou acender uma ou outra (ou as duas) lâmpada conforme aquilo que estiver ligado no comutador duplo?

É assim que tenho em minha casa, com dois inversores pelo meio, mas não estou a ver como se faz a ligação dos fios entre um comutador duplo e um simples para poder fazer o que faz.

Abraço

JMag
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

Re: Ligar um comutador de escada duplo a um simples

Mensagem por quero aprender »

é assim amigo ...
no duplo podes acender en lampadas com esse comutador e depois apagar no tal comutador simples ...
ainda no comutador duplo na outra tecla podes comandar en pontos de luz também , MAS , só apartir dessa tecla ...

qualquer manda vir , que estamos aqui ...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

jmpnm Escreveu:Boas,

É possível ter uma instalação onde de um lado tenho um comutador de escada duplo que pode apagar ou acender uma ou outra (ou duas) lâmpada e do outro lado um comutador simples que pode apagar ou acender uma ou outra (ou as duas) lâmpada conforme aquilo que estiver ligado no comutador duplo?

É assim que tenho em minha casa, com dois inversores pelo meio, mas não estou a ver como se faz a ligação dos fios entre um comutador duplo e um simples para poder fazer o que faz.

Abraço

JMag
Boas
Se pesquisares por aqui no forum vais encontrar esquemas de ligação, um comutador de escada duplo não é mais que dois comutadores de escada simples agrupados, logo num comutador de escada simples ligas a alimentação e no outro ligas o ponto de luz, e passas 2 condutores diretos entre comutadores, se tiver inversor é intercalado nesses 2 condutores diretos entre comutadores.
Cpts.
Energy
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 out 2011, 22:26
Has thanked: 10 times
Been thanked: 14 times

Mensagem por Mestreclima »

jmpnm Escreveu:Boas,

Abraço

JMag
Boas, pelo que sei e tambem estou sempre a aprender comutador duplo pode ser usado para uma comutação com um comutador simples e ao mesmo tempo de interruptor para outro ponto de luz,
Um comutador simples só faz um ponto de luz quer de comutação quer de interruptor.
Um comutador simples só tem uma tecla, como consegues apagar dois pontos de luz?
Cump.

Rochinha
jmpnm
Curioso
Curioso
Registado: 15 abr 2012, 17:34
Profissão: Engenheiro de Minas

Mensagem por jmpnm »

Boas,

É assim mesmo que está...eu é que tinha um dos inversores partido e não estava a perceber onde estava o problema e julgava que os dois pontos de luz podiam ser desligados no comutador simples...erros de principiante.

Isto é uma sala grande que tem um candeeiro com dois pontos de luz....um é comandado por uma das teclas do comutador de escada duplo e só daí...e o outro ponto de luz do candeeiro é comandado pela outra tecla do comutador de escada duplo que está ligada na outra extremidade da sala a um comutador de escada simples passando por dois inversores de grupo pelo meio.

Ou seja, é tipo um comutador de lustre em que um dos pontos de luz é comandado por um circuito de comutação de escada.

Obrigado pelas respostas...

Abraço,

JMag
Responder

Voltar para “Dúvidas”