Tubo VD vs Tubo GRIS
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 3 times
Tubo VD vs Tubo GRIS
Prezados colegas,
Eis uma questão que entre electricistas às vezes se coloca. Quais as vantagens do tubo Gris e do tubo VD?
Cumps,
Electro 99.
Eis uma questão que entre electricistas às vezes se coloca. Quais as vantagens do tubo Gris e do tubo VD?
Cumps,
Electro 99.
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Re: Tubo VD vs Tubo GRIS
Boas, pela minha experiência isso nunca foi alvo de grande discussão, na medida em que os sitios em que se colocam raramente temos a opção de colocar os dois, essa discussão acontece mais entre tubo anelado e gris.
O VD ainda se coloca em paredes de alvenaria e instalação à vista para "segurar" os cabos, de resto julgo que fora disto já pouco o utilizam!
No tempo em que metia milhares de metros de "caniços", bem colocado era o melhor para se fazer enfiamentos.
Muita coluna montante a VD eu fiz em que com o belo maçarico fazia os acessórios todos e acima de tubo 32Ø, as curvas eram todas feitas com areia! Bons velhos tempos!
A malta hoje em dia já não sabe mexer no maçarico!
O VD ainda se coloca em paredes de alvenaria e instalação à vista para "segurar" os cabos, de resto julgo que fora disto já pouco o utilizam!
No tempo em que metia milhares de metros de "caniços", bem colocado era o melhor para se fazer enfiamentos.
Muita coluna montante a VD eu fiz em que com o belo maçarico fazia os acessórios todos e acima de tubo 32Ø, as curvas eram todas feitas com areia! Bons velhos tempos!

Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Que prazer dava, dobrar os tubos de 50 e 63, sem aparecer mancha castanha clara do queimado... E ficar a admirar no final do dia, o trabalho feito... Velhos tempos...Varejo Escreveu:Boas, pela minha experiência isso nunca foi alvo de grande discussão, na medida em que os sitios em que se colocam raramente temos a opção de colocar os dois, essa discussão acontece mais entre tubo anelado e gris.
E andar a espalhar a areia (roubada aos trolhas) num quarto ou cozinha (claro ainda por fazer...) para que ela ficasse seca, nos dias de inverno, para meter dentro dos tubos para dobrar
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boasnelmindo Escreveu:Que prazer dava, dobrar os tubos de 50 e 63, sem aparecer mancha castanha clara do queimado... E ficar a admirar no final do dia, o trabalho feito... Velhos tempos...Varejo Escreveu:Boas, pela minha experiência isso nunca foi alvo de grande discussão, na medida em que os sitios em que se colocam raramente temos a opção de colocar os dois, essa discussão acontece mais entre tubo anelado e gris.
E andar a espalhar a areia (roubada aos trolhas) num quarto ou cozinha (claro ainda por fazer...) para que ela ficasse seca, nos dias de inverno, para meter dentro dos tubos para dobrar
Agora o pessoal, já quase não faz curvas nos tubos recorrendo ao uso de maçarico, compra tudo feito, curvas, batentes etc, uns porque não sabem, outros por perguiça, e outros dedicaram-se ao tubo anelado.
Eu também passei um pouco por esse tempo, era areia bem seca, tubos bem cheios de areia bem compactada, através de pancadinhas no tubo, e maçarico a trabalhar com chama adequada ao tubo.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Been thanked: 6 times
VD à vista fica bem ...
Ou mesmo calha tecnica ...
Agora para embutir ? Isogris , ou anelado ... mais rapido ... se bem que o anelado é de evitar ...
Ou mesmo calha tecnica ...
Agora para embutir ? Isogris , ou anelado ... mais rapido ... se bem que o anelado é de evitar ...
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Eu "gosto" de ver é tubo erfe ou gris suspenso com arames nos tectos falsos. Nas moradias então é lindo.
Bons profissionais usam muito o VD nas instalações à vista (incluindo tectos falsos) e mesmo nas instalações embebidas na parede (particularmente nas colunas montantes com secções mais elevadas.
Bons profissionais usam muito o VD nas instalações à vista (incluindo tectos falsos) e mesmo nas instalações embebidas na parede (particularmente nas colunas montantes com secções mais elevadas.
-
- Velha Guarda
Curvas, tipo, colocar-se um papel de jornal numa ponta do tubo VD, encher de areia, tapar o tubo e passar o maçarico, certo?
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
Sim. o da SIPE era do melhor.Electro 99 Escreveu:Curvas, tipo, colocar-se um papel de jornal numa ponta do tubo VD, encher de areia, tapar o tubo e passar o maçarico, certo?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
Relativamente ao GRIS, as vantagens são as seguintes:
1 - Maior resistência ao esmagamento.
2 - Menor necessidade de acessórios.
3 - Maior maleabilidade.
ETC.
3 - Maior maleabilidade.
ETC.
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Been thanked: 12 times
Boas, o VD embutido na parede não vai precisar de resistir ao esmagamento, como tal a comparação entre GRIS e VD nem se devia fazer porque são feitos para uso em locais diferentes.Electro 99 Escreveu:Relativamente ao GRIS, as vantagens são as seguintes:
3 - Maior maleabilidade.
ETC.
Querem comparar comparem anelado vs GRIS vs corrugado!
Só mais um "bitaite", depois da discussão técnica vem a prática, "pré-cablados" despacha trabalho e poupa mão-de-obra, mas um dia se houver problemas no troço nunca mais o desenfiam para enfiar de novo, essa é a grande vantagem de não usar pré-cablados, temos de fazer a tubagem bem feita, senão já sabemos que não vamos conseguir fazer enfiamentos!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Curioso
- Registado: 16 abr 2012, 14:45
Para quem conhece Quarteira, o primeiro edf. chamado de torre azul, o mais alto na altura com 18 pisos, toda a tubagem em VD passou pelas minhas mão e aquelas colunas, muita areia eu gamei já arneirada ao pedreiros eheheh 

-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 12 dez 2015, 09:31