Preços de Projectos

Responder
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 08 out 2007, 19:16
Been thanked: 1 time
Contacto:

Preços de Projectos

Mensagem por Cipriano »

Achei indicado para o pessoal que está agora a começar a projectar de saber qual a média dos preços que se levam por projectos ited. Os preços que aqui vou colocar apenas é o minimo que acho que devem de levar.

Moradia: 125,00€
Prédio: 100,00€ por fogo + 60,00€ pela área comum
Fábricas, Farmácias, Lojas....: Depende do que o proprietário quer.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Checkmat
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 fev 2008, 20:46

Re: Preços de Projectos

Mensagem por Checkmat »

Boa tarde

Esses valores não incluem a aprovação no ISQ por exemplo, certo!
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Claro que não, um projecto ited não necessita de aprovação ;)
Blog Pessoal

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Checkmat
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Checkmat »

Uiii

Claro que precisam de aprovação, paga-se por volta de 80€
fcasais
Curioso
Curioso
Registado: 20 jun 2007, 17:03

Mensagem por fcasais »

Boas,

Neste momento levo 130€ por moradia.
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Checkmat Escreveu:Uiii

Claro que precisam de aprovação, paga-se por volta de 80€
Diz-me em que decreto-lei ou manual está isso. Acredita, só fazes isso se quiseres. Uma câmara já mo pediu e eu anexei uma folha a dizer que de acordo com o Decreto-Lei n. 59-2000 não era obrigado a remeter o projecto para aprovação. Achas que eles depois voltaram a pedir?
Blog Pessoal

Checkmat
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Checkmat »

Bem realmente tive a dar uma vista de olhos por esse decreto de lei, e andamos aqui a gastar gito (os clientes claro) para nada.....Dessa não sabia, mas é bem saber dessas coisas, tanks
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Checkmat Escreveu:Bem realmente tive a dar uma vista de olhos por esse decreto de lei, e andamos aqui a gastar gito (os clientes claro) para nada.....Dessa não sabia, mas é bem saber dessas coisas, tanks

Também já me tinham dito isso, mas penso que toda a gente vai continuar a mandar
analisar os ditos projectos, pois é uma forma de passar a responsabilidade a terceiros,
por outras palavras se o projecto tiver erros e não forem detectados pelas entidades
que o aprovaram, teram de assumir essa responsabilidade, caso contrário será a pessoa
que o assinou.

Se estiver a dizer asneira corrijam-me por favor.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
lightsouls
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 fev 2008, 23:17

Mensagem por lightsouls »

Na minha opinião é importante os instaladores e projectistas respeitarem e conhecerem as suas responsabilidades como previsto no DL59/00, principalmente o projectista que a assume através do respectivo termo e não apenas como um 'proform' devido ao facto de fazer vários projectos fotocópia e descurar a responsabilidade do seu trabalho para terceiros.

Por outro lado enquanto os projectistas não estiverem seguros das suas responsabilidades vão permitir às câmaras que se intrometam onde não devem..

Quanto à análise de projectos, é verdade que não estão prevista no DL59, mas no meu entender se um projectista ou um instalador tiver necessidade de um parecer/aconselhamento técnico junto de quem saiba, não vejo qualquer inconveniente desde que não seja com o intuito de passar responsabilidades..

cpts
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, os projectos são da responsabilidade do projectista e não existe aprovação, validação ou mesmo visar!!!

http://www.anacom.pt/template34.jsp?cat ... tId=484069
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Checkmat
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Checkmat »

Bom dia

Concordo perfeitamente com o moreira, ao mandarmos aprovar um projecto ficamos com a certeza que não existem incoerencias nesse mesmo, ou se existirem a responsabilidade já é da entidade e não nossa. Além do mais o nosso termo de responsabilidade termina com a aprovação do projecto, se este não for aprovado, o termo de responsabilidade só termina com o final da obra, ou seja, se nos enganarmos por algum motivo, alguma distração, pimba pode estar em alhada, tipo ficas mal visto perante os instaladores, algo muito mal, pois perdes toda a credibilidade.

Resumindo, acho que é melhor mandar aprovar os projectos, aliás, porque quem paga isso é o cliente, e ficamos sempre com as costas protegidas.

Pelo menos é o meu ponto de vista

Um abraço
carteiro
Curioso
Curioso
Registado: 27 mai 2007, 14:17
Contacto:

Mensagem por carteiro »

Olha que a tua responsabilidade não termina, a redacção do termo de responsabilidade das ited não é como nas instalações eléctricas, que é a unica especialidade que tem um termo diferente de todas as outras. A tua responsabilidade não termina com uma validação, é diferente.

Abraço
Miguel Rocha
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jan 2008, 12:22

Mensagem por Miguel Rocha »

ao mandarmos aprovar um projecto ficamos com a certeza que não existem incoerencias nesse mesmo, ou se existirem a responsabilidade já é da entidade e não nossa.
Isto tb é falso... a responsabilidade é sp do projectista, enviando o projecto ou não... eles nc ficam com a responsabilidade.
carteiro
Curioso
Curioso
Registado: 27 mai 2007, 14:17
Contacto:

Mensagem por carteiro »

Aliás...ainda digo mais, costuma vir em letras pequenas um texto sobre isso, onde eles se descartam da responsabilidade, e tem razão para isso, a legislação não prevê isso, apesar de muita câmara municipal obrigue, talvez por haver projectos por ai muito máus, por não terem conhecimento da legislação, etc etc

Abraço
lightsouls
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 fev 2008, 23:17

Mensagem por lightsouls »

Varejo Escreveu:Boas, os projectos são da responsabilidade do projectista e não existe aprovação, validação ou mesmo visar!!!

http://www.anacom.pt/template34.jsp?cat ... tId=484069

boas..
no meu entender o problema aqui,é dos termos utilizados .. aprovação, validação ou visar não existe, é verdade.
no entanto várias entidades que até são formadoras e certificadoras em simultâneo, juntam o útil ao agradavel e dão-lhe outro nome.. "parecer técnico" ou o que seja. Este ''parecer técnico'' que pode ser simplesmente a identificação de erros nos projectos não podem passar a responsabilidade para terceiros, ou seja, se há termo de responsabilidade para o projectista, há que assumir... se eu adquiro a carta de condução para conduzir, tenho de assumir a minha conduta na estrada, para o bem ou para o mal independemente dos conselhos que me dão..

cpts
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”