desafio em comandos elétricos

Responder
ltsurplus
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 abr 2012, 00:47

desafio em comandos elétricos

Mensagem por ltsurplus »

Olá,
creio que esta é a seção correta para publicar relacionado a Comandos elétricos, espero não estar equivocada.

meu professor de Comandos Industriais me passou um pequeno desafio,
creio que os mais experientes acharão isto muito fácil, mas por enquanto não consigo nem enxergar como fazer isto, e gostaria muito se alguém pudesse me ajudar com algumas idéias de como o fazer,
o desafio é o seguinte:

"3 Clicks - Para que seja acionada a máquina principal deve-se pressionar a botoeira S1 três vezes consecutivas. Durante o primeiro e segundo pulso, ainda quee a botoeira seja mantida pressionada, a máquina não é energizada!"

Aparentemente se trata de um contator que só é acionado no 3º clique da botoeira S1, existe por acaso algum dispositivo que "conte" os clicks????
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: desafio em comandos elétricos

Mensagem por jaimereis »

existe, chama-sa incrementador, ou contador de impulsos, tem outra solução, que é um automato programavel, agora depende do objectivo e da continuidade do trabalho

contador pode ver em: http://www.schneiderelectric.pt/sites/p ... elio+Count

para o automato dê uma espreitadela no Zelio Logic
Jaime Reis
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Como já referi anteriormente noutros tópicos, o objectivo destes exercicios é que o aluno pense por si próprio, de modo a que desenvolva a capacidade de resolução de problemas.
No entanto, vou dar uma ajuda, porque também gosto de um bom desafio.
Assumo que a ideia do exercicio seja resolver o mesmo com recurso a contactores e botoneiras.

A tabela será algo como isto:
2.jpg
2.jpg (15.57 KiB) Visto 947 vezes
Como se pode verificar, o contactor K6 só liga depois de pressionar 3 vezes a botoneira S1.
O que fará com que a lâmpada também só acenda nesse momento.
Anexos
1.jpg
(38.09 KiB) Transferido 125 vezes
nonuke
Curioso
Curioso
Registado: 01 mar 2012, 11:14
Enviou: 1 vez

Mensagem por nonuke »

Tenho que dar os parabéns ao rainbow porque a solução está correcta. Ele deve ser como eu, do tempo em que os PLC's eram coisas do
outro mundo (fins dos anos 70).
A tabela de verdade também está 100%.
Só falta o botoneira para parar a máquina. Não está de acordo com a diretiva máquinas. LOL
Só não concordo que se façam os TPC's para os alunos, mas sim que se ajude caso mostrem
que já fizeram um esforço para resolver o problema.

Este exercicio faz-me lembrar aquele em que se pretendia utilizar sómente uma botoneira de
impulso para Ligar/ Desligar um motor. Pressionando uma vez, liga o motor, pressionando uma segunda vez desliga o motor e assim sucessivamente. Claro que a ideia é utilizar relés e não um PLC.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Por acaso, não sou desse tempo, já nasci no tempo dos PLCs, mas como disse antes, gosto de desafios.
E obrigado pelo elogio. :)
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”