DUVIDA TERRA

Responder
joelpereira1990
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 29 mar 2012, 16:43
Been thanked: 2 times

DUVIDA TERRA

Mensagem por joelpereira1990 »

Boas antes de mais parabens pelo excelente forum.

Tenho uma duvida que espero que me ajudem, tirei um curso de electricisa em 2008 e o que me leccionaram foi enterrar o electrodo e saia o cabo directo ao Q.E mas segundo a ficha tecnica 10 que anexo da certiel parece que ao enterrar o electrodo temos de fazer uma caixa de visita quer o topo do electrodo tem de ficar visivel?? afinal temos mesmo de fazer essa caixa de visita? eu pensei que fosse electrodo e do electrodo cabo directo a uma caixa tipo l1 e dai quadro electrico

ajudem tenho uma instalaçao nova de uma moradia para fazer e estou a " rasca" lool
Anexos
ELECTRODO DE TERRA.pdf
(300.39 KiB) Transferido 287 vezes
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Re: DUVIDA TERRA

Mensagem por DEUS AMIGO »

Amigo a terra tem de ter no minimo enterrado (digo eu) 80Cm do chão á ponta da vareta terra, como se pode por uma caixa de visita?
coloque a vareta o mais perfundo que poder ligue um cabo terra a minimo 25mm até uma caixa do ligador amóvivel com várias saidas para a instalação da moradia e não ligue á sua pergunta, meça os hom tente ter o valor mais baixo que poder, 20 - 30 é optimo mas 100 tambem dá é questão de meter diferencial de alta /sensibilidade, meça a terra porque vai ser preciso para pedir a vestoria á Certiel.
joelpereira1990
Aprendiz
Aprendiz

Obrigado amigo o cabo que sai da vareta até a caixa precisa de levar protecção por tubo?

A caixa do ligador amovivel sai um cabo para ligaçoes equipotenciais e outro para o Q.E ou posso ir vuscar o condutor terra para ligaçoes equipotenciais a qualquer ponto?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

joelpereira1990 Escreveu:Obrigado amigo o cabo que sai da vareta até a caixa precisa de levar protecção por tubo?
Da caixa de chantes amoviveis ao solo, o cabo é protegido por tubagem

A caixa do ligador amovivel sai um cabo para ligaçoes equipotenciais e outro para o Q.E ou posso ir vuscar o condutor terra para ligaçoes equipotenciais a qualquer ponto?
Se leres bem a ficha anexada tens lá a resposta a esta tua pergunta, mas parece que estás a interpretar mal o esquema lá apresentado.
Cpts.
Energy
joelpereira1990
Aprendiz
Aprendiz

o raios que isto está-me a parar o cerebro loool :D

Segundo a ficha da certiel nao somos obrigados a fazer uma caixa de visita?

Amigo energy esta ficha está-me a parar o cerebro :lol:
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

atenção que a ficha em questão é anterior às RTIEBT em vigor, portanto é para abater.

ohmico
joelpereira1990
Aprendiz
Aprendiz

Boas obrigado ohmico :D :D é que não estava a ver o filme de ter de fazer uma caixa de visita.. :D :D :D :D :D

Então só terei de enterrar a vareta a pelo menos 80cm de profundidade e de la sair um cabo sem proteçao de tubo para a caixa tipo l1 e de lá Q.E. certo???

outra questão :lol: isto de andar desactualizado e lixado....tenho de colocar a portinhola e a caixa do contador no lado direito e o Q.E irá ficar ao centro de casa posso passar o cabo da caixa de contador ao Q.E em diagonal ou será melhor levar direito e fazer curva de 90º??

Já agora obrigado pelos esclarecimentos.
airborne
Curioso
Curioso
Registado: 16 dez 2009, 20:41
Has thanked: 1 time

Mensagem por airborne »

joelpereira1990 Escreveu:Boas obrigado ohmico :D :D é que não estava a ver o filme de ter de fazer uma caixa de visita.. :D :D :D :D :D

Então só terei de enterrar a vareta a pelo menos 80cm de profundidade e de la sair um cabo sem proteçao de tubo para a caixa tipo l1 e de lá Q.E. certo???

outra questão :lol: isto de andar desactualizado e lixado....tenho de colocar a portinhola e a caixa do contador no lado direito e o Q.E irá ficar ao centro de casa posso passar o cabo da caixa de contador ao Q.E em diagonal ou será melhor levar direito e fazer curva de 90º??

O melhor na minha opinião é levares o cabo dentro de tubo a uma caixa(caixa de visita, onde vai ter uma ligação amovivel para se efectuar os testes durante a vistoria da certiel) e dessa caixa levares para dentro da moradia, em relação ao cabo do contador lva a direito e faz a curva a 90º .
Imagem
joelpereira1990
Aprendiz
Aprendiz

airborne Escreveu:
joelpereira1990 Escreveu:Boas obrigado ohmico :D :D é que não estava a ver o filme de ter de fazer uma caixa de visita.. :D :D :D :D :D

O melhor na minha opinião é levares o cabo dentro de tubo a uma caixa(caixa de visita, onde vai ter uma ligação amovivel para se efectuar os testes durante a vistoria da certiel) e dessa caixa levares para dentro da moradia, em relação ao cabo do contador lva a direito e faz a curva a 90º .

Então o melhor será eléctrodo enterrado sai o cabo dentro do tubo e vai a uma caixa de visita e dai sai para a caixa rectangular que fica debaixo do QE certo??
Será que me pode ajudar em relaçao a caixa de visita com que dimensoes as faço???
airborne
Curioso
Curioso
Registado: 16 dez 2009, 20:41
Has thanked: 1 time

Mensagem por airborne »

joelpereira1990 Escreveu:
airborne Escreveu:

Então o melhor será eléctrodo enterrado sai o cabo dentro do tubo e vai a uma caixa de visita e dai sai para a caixa rectangular que fica debaixo do QE certo??
Será que me pode ajudar em relaçao a caixa de visita com que dimensoes as faço???
Se vais colocar uma caixa dentro da moradia por debaixo do QE não necessitas de a colocar na rua, basta levares o cabo direto a essa caixa que vais colocar dentro da moradia.
caixas de visita : AT-010H 250x250x250 Plástico Aconselho-te esta mas informa-te antes com alguem da Certial para teres a certeza que necessitas mesmo de colocar uma caixa de visita
AT-010K 410x410x300 Betão
AT-012K 245x245x115 Ferro Fundido
Tomei a liberdade de perguntar e tens que colocar a caixa de visita de maneira a que se veja a ponta do electrodo com a ligação do cabo 16mm com isolamento ou 25mm cobre nú.
Imagem
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

joelpereira1990 Escreveu:o raios que isto está-me a parar o cerebro loool :D

Segundo a ficha da certiel nao somos obrigados a fazer uma caixa de visita?

Amigo energy esta ficha está-me a parar o cerebro :lol:
Boas
A única coisa que está na ficha e que não tem de fazer é a caixa de visita
Existe no mercado à venda umas caixas de chantes amoviveis, já com um barramento de vários furos aonde liga a antena de tv, ited, etc.
Cpts.
Energy
joelpereira1990
Aprendiz
Aprendiz

O vida minha :lol: :lol: então se o topo do eléctrodo tem de ficar a 80cm do piso como posso fazer uma caixa com 25??
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

joelpereira1990 Escreveu:O vida minha :lol: :lol: então se o topo do eléctrodo tem de ficar a 80cm do piso como posso fazer uma caixa com 25??
Boas
Esqueça a caixa de visita, pois não é obrigatório.
Cpts.
Energy
joelpereira1990
Aprendiz
Aprendiz

ENERGY Escreveu:
joelpereira1990 Escreveu:O vida minha :lol: :lol: então se o topo do eléctrodo tem de ficar a 80cm do piso como posso fazer uma caixa com 25??
Boas

Era isso que eu queria ter a certeza então basta enterrar o eléctrodo de la sair o cabo directo aquela caixa rectangular por baixo do QE e da lá sai Para o QE e para as
ligações equipotenciais certo?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

joelpereira1990 Escreveu:
ENERGY Escreveu:
Boas

Era isso que eu queria ter a certeza então basta enterrar o eléctrodo de la sair o cabo directo aquela caixa rectangular por baixo do QE e da lá sai Para o QE e para as
ligações equipotenciais certo?
Boas
É isso memo
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”