262 V à entrada
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 03 abr 2012, 07:56
262 V à entrada
Boas,
Eu mudei de residência para uma zona rural, no fim de um ramal, e com historial de problemas eléctricos, desta vez trouxe o PC e por isso comprei uma UPS tipo "Line Mode" com auto-transformador e tensão admissível de 170V a 280 V modelo Mustek Powermust 637 Plus de 625 VA / 375 W.
Durante uma semana pus a UPS a tirar medidas eléctricas a cada minuto, o valor típico e mais comum da tensão é de 255 V, o máximo foi de 262,7 V e o mímimo de 220,5 V.
Se eu ligar um aquecedor a óleo de 2000 W a tensão desce 15 V, se um vizinho fizer o mesmo, idem.
Esta variação de tensão ao longo de cada dia, já existe há 30 anos, há 6 anos atrás medi com multímetro tensão mínima de 160 V e máxima de 200 V, altura em que a EDP "reforçou" qq coisa, pelo menos mudaram os cabos eléctricos ao longo da estrada e também a minha entrada aérea, após isso os vizinhos diziam que as "lâmpadas incandescentes estavam mais brilhantes".
Estou aqui há um mês e já se fundiram 20 lâmpadas.
Ontem telefonei pras avarias da EDP e pedi o seguinte por ordem:
1) Que me viessem ligar um aparelho de medida deles durante uns dias pra eles medirem. Responderam que não era permitido!
2) Que eles verificassem no PT (ou PS/PT ou SE) deles o valor de tensão. Resposta estranha: "Só com autorização da câmara". Não percebo, então eles (EDP e afins) não podem medir a sua própria tensão no PT deles?
3) Por último pedi apenas que viesse o piquete medir a tensão eléctrica, eles disseram que sim, mas ainda não apareceram.
Agradeço opiniões e comentários.
Deverei recorrer à ERSE ou DECO?
PS: A instalação é monofásica e trata-se duma residência normal com electrodomésticos normais.
PS2: No início do meu telefonema para as avarias da EDP referi que tinha medido os valores de tensão com UPS durante uma semana, com uma medição por minuto, e indiquei os valores máximos e mínimos.
PS3: O software da minha UPS permite consultar tudo, mas não permite impressão ou exportação de dados, só exporta o que vejo no ecran tipo printscreen que apanha apenas umas linhas de medição. mas se for preciso escrevo os valores manualmente no excel para 24 horas vezes 60 minutos, também não morro se tiver esse trabalho.
Eu mudei de residência para uma zona rural, no fim de um ramal, e com historial de problemas eléctricos, desta vez trouxe o PC e por isso comprei uma UPS tipo "Line Mode" com auto-transformador e tensão admissível de 170V a 280 V modelo Mustek Powermust 637 Plus de 625 VA / 375 W.
Durante uma semana pus a UPS a tirar medidas eléctricas a cada minuto, o valor típico e mais comum da tensão é de 255 V, o máximo foi de 262,7 V e o mímimo de 220,5 V.
Se eu ligar um aquecedor a óleo de 2000 W a tensão desce 15 V, se um vizinho fizer o mesmo, idem.
Esta variação de tensão ao longo de cada dia, já existe há 30 anos, há 6 anos atrás medi com multímetro tensão mínima de 160 V e máxima de 200 V, altura em que a EDP "reforçou" qq coisa, pelo menos mudaram os cabos eléctricos ao longo da estrada e também a minha entrada aérea, após isso os vizinhos diziam que as "lâmpadas incandescentes estavam mais brilhantes".
Estou aqui há um mês e já se fundiram 20 lâmpadas.
Ontem telefonei pras avarias da EDP e pedi o seguinte por ordem:
1) Que me viessem ligar um aparelho de medida deles durante uns dias pra eles medirem. Responderam que não era permitido!
2) Que eles verificassem no PT (ou PS/PT ou SE) deles o valor de tensão. Resposta estranha: "Só com autorização da câmara". Não percebo, então eles (EDP e afins) não podem medir a sua própria tensão no PT deles?
3) Por último pedi apenas que viesse o piquete medir a tensão eléctrica, eles disseram que sim, mas ainda não apareceram.
Agradeço opiniões e comentários.
Deverei recorrer à ERSE ou DECO?
PS: A instalação é monofásica e trata-se duma residência normal com electrodomésticos normais.
PS2: No início do meu telefonema para as avarias da EDP referi que tinha medido os valores de tensão com UPS durante uma semana, com uma medição por minuto, e indiquei os valores máximos e mínimos.
PS3: O software da minha UPS permite consultar tudo, mas não permite impressão ou exportação de dados, só exporta o que vejo no ecran tipo printscreen que apanha apenas umas linhas de medição. mas se for preciso escrevo os valores manualmente no excel para 24 horas vezes 60 minutos, também não morro se tiver esse trabalho.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: 262 V à entrada
Boas
Deverá expôr esse problema à EDP por escrito, de preferência com um abaixo-assinado dos seus vizinhos, com conhecimento à Junta de Freguesia/Camâra Municipal, visto tratar-se de uma zona rural, em que as Camâras têm alguma influência junto da EDP.
Pois por via telefone, esses assuntos que envolvem custos razoavéis, para se resolverem, ficam no esquecimento.
Deverá expôr esse problema à EDP por escrito, de preferência com um abaixo-assinado dos seus vizinhos, com conhecimento à Junta de Freguesia/Camâra Municipal, visto tratar-se de uma zona rural, em que as Camâras têm alguma influência junto da EDP.
Pois por via telefone, esses assuntos que envolvem custos razoavéis, para se resolverem, ficam no esquecimento.
Cpts.
Energy
Energy
-
Obrigado pela sugestão, mas lançaste-me dúvidas, e aproveito para dar mais dados:ENERGY Escreveu:Boas
A minha casa é a ante-penúltima do ramal, após 300 m terminha um outro ramal, com boa qualidade de tensão, que vem do sentido oposto, ao longo da estrada, o que significa, julgo eu, que estando a minha casa no fim do ramal é das que terá níveis de tensão mais baixos, por isso custará dinheiro à EDP simplesmente baixarem 20 volts a tensão? Eu aceito a anomalia da variação de 40 volts, mas em vês de 220-260, quero 200-240, para não fundir lâmpadas e estragar televisoes e maquinas de levar, eu não possuo instalação trifásica, pelo que não se aplica a questão do motor trifásico impor consumo de potência e compensar a descida de tensão, puxando mais corrente para fazer o S=V.I constante. Os electrodomésticos monofásicos com motores (bomba hidropressora, MLR, MLL, etc.) preferem 200 V a 260 V correcto? e as TV's também? ou não será assim?
Agradeço mais opiniões por favor.
Boas,
Características técnicas da tensão
As características da onda de tensão de alimentação na instalação do cliente em Baixa Tensão (BT), em condições normais de exploração, devem respeitar a norma NP EN 50 160. De acordo com a referida norma, o valor nominal da tensão (Un) em BT é de 230 V entre fase e neutro.
A variação de tensão permitida, em condições normais de exploração, não considerando as situações subsequentes a defeitos e interrupções de alimentação, é de +/- 10%, que corresponde a 207 V e 253 V, em 95% do período de uma semana.
Só existe responsabilidade do operador da rede de distribuição se a variação da tensão ultrapassar os limites previstos.
Penso que encontrarás a resposta em:
http://www.erse.pt/consumidor/electrici ... fault.aspx
Cmps;
Características técnicas da tensão
As características da onda de tensão de alimentação na instalação do cliente em Baixa Tensão (BT), em condições normais de exploração, devem respeitar a norma NP EN 50 160. De acordo com a referida norma, o valor nominal da tensão (Un) em BT é de 230 V entre fase e neutro.
A variação de tensão permitida, em condições normais de exploração, não considerando as situações subsequentes a defeitos e interrupções de alimentação, é de +/- 10%, que corresponde a 207 V e 253 V, em 95% do período de uma semana.
Só existe responsabilidade do operador da rede de distribuição se a variação da tensão ultrapassar os limites previstos.
Penso que encontrarás a resposta em:
http://www.erse.pt/consumidor/electrici ... fault.aspx
Cmps;
-
Ok obrigado.
Já agora qual a vossa opinião acerca de adquirir um estabilizador de tensão para proteger uma máquina de lavar roupa? (a última incendiou-se, tal como o micro-ondas e uma TV CRT). Estou a pensar comprar um destes para o monitor, TV, Colunas de som surround e afins:
http://www.apc.com/products/resource/in ... tryCode=pt
Já que a UPS não dá pra isso tudo e fica só pro PC, modem e discos externos.
No caso da máquina de roupa, a APC não tem modelos com potência suficiente, as as outras empresas que fabricam UPS nem sequer têm modelos pra PC's e TV's.
Conhecem alguma empresa de material eléctrico que venda estes estabilizadores (sem bateria)? na net só encontro sites de empresas ligadas à informática.
Já agora qual a vossa opinião acerca de adquirir um estabilizador de tensão para proteger uma máquina de lavar roupa? (a última incendiou-se, tal como o micro-ondas e uma TV CRT). Estou a pensar comprar um destes para o monitor, TV, Colunas de som surround e afins:
http://www.apc.com/products/resource/in ... tryCode=pt
Já que a UPS não dá pra isso tudo e fica só pro PC, modem e discos externos.
No caso da máquina de roupa, a APC não tem modelos com potência suficiente, as as outras empresas que fabricam UPS nem sequer têm modelos pra PC's e TV's.
Conhecem alguma empresa de material eléctrico que venda estes estabilizadores (sem bateria)? na net só encontro sites de empresas ligadas à informática.
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 dez 2011, 10:45
- Been thanked: 3 times
Boa tarde,
dado possuir tensão monofásica, obriga a EDP a fazer um equilibrio na sua rede. Isto é, para EDP o ideal é que todos os seus clientes tivessem instalado tensão trifásica, garatindo por defeito o equilibro das fases. Como alguns clientes têm tensão monofásica, obriga a própria EDP a garantir esse equilibrio, e pode a não estar a ser feito da melhor forma, daí também variar com o consumo dos seus vizinhos. Espero ter ajudado.
Cumprimentos,
Nuno Mota
dado possuir tensão monofásica, obriga a EDP a fazer um equilibrio na sua rede. Isto é, para EDP o ideal é que todos os seus clientes tivessem instalado tensão trifásica, garatindo por defeito o equilibro das fases. Como alguns clientes têm tensão monofásica, obriga a própria EDP a garantir esse equilibrio, e pode a não estar a ser feito da melhor forma, daí também variar com o consumo dos seus vizinhos. Espero ter ajudado.
Cumprimentos,
Nuno Mota
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Mesmo que todas as instalações fossem trifásicas não está, só por esta medida, garantido o equilíbrio de fases. Nas próprias instalações particulares com alimentação trifásica por vezes não se consegue um equilíbrio razoável, basta pensar num equipamento monofásico, com potência significativa, que tem de funcionar numa determinada hora em que só existe praticamente iluminação dividida pela outras duas fases neste caso por mais que se queira o desequilíbrio existe sempre.nunomota Escreveu:Boa tarde,
Cumprimentos,
Nuno Mota
-
Julgo que há 2 questões que devem ser separadas:
A) A variação de cerca de 40 V ao longo do dia, que já existe há 30 anos, esta não me assusta, se resolverem a seguinte:
B) Valores mínimos e máximos da tensão, aproximadamente, entre 220 V e 260 V, esta assusta-me bastante, e para já ficaria mais descansado se a EDP baixasse uns 20 V estes valores para 200-240 V, já tou a aguardar o piquete desde 2ª Feira 2 de Abril, para ver o que sucede.
Em relação à situação B, será que acarreta custos e transtorno para a EDP baixar 20 Volts? Recordo que a minha casa é a ante-penúltima no fim do ramal. Em segundo lugar é seguro para televisões LCD, grelhadores eléctricos e máquinas de lavar roupa domésticas trabalhar a 200 V?
A) A variação de cerca de 40 V ao longo do dia, que já existe há 30 anos, esta não me assusta, se resolverem a seguinte:
B) Valores mínimos e máximos da tensão, aproximadamente, entre 220 V e 260 V, esta assusta-me bastante, e para já ficaria mais descansado se a EDP baixasse uns 20 V estes valores para 200-240 V, já tou a aguardar o piquete desde 2ª Feira 2 de Abril, para ver o que sucede.
Em relação à situação B, será que acarreta custos e transtorno para a EDP baixar 20 Volts? Recordo que a minha casa é a ante-penúltima no fim do ramal. Em segundo lugar é seguro para televisões LCD, grelhadores eléctricos e máquinas de lavar roupa domésticas trabalhar a 200 V?
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
claro que não é seguro, os equipamentos são construidos para trabalharem com 230V(praticamente num regime de 80%)), os 10% de tolerancia da rede para estes equipamentos é por um curto periodo de tempo, e se existir baixa tensão por muito tempo(horas ou dias) a corrente absorvida é maior, e como é sabido os fabricantes constroem as maquinas quase á justa, e isto em motores de MLR e MLL ou mesmo frigorificos, é fatal, o mesmo acontece com tensões altas , os ferros não suportam em permanecias amplitudes elevadasEm relação à situação B, será que acarreta custos e transtorno para a EDP baixar 20 Volts? Recordo que a minha casa é a ante-penúltima no fim do ramal. Em segundo lugar é seguro para televisões LCD, grelhadores eléctricos e máquinas de lavar roupa domésticas trabalhar a 200 V?
Jaime Reis
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas "JoséMiguel"
Se a EDP não resolve ou não quer resolver, podes mandar fazer uma auditoria à tua instalação com um analisador instalado e depois partir contra eles.
Uma mais fácil, fazes um seguro de casa que inclua os riscos eléctricos, mas lê bem a apólice antes de assinares, e quando acontecer avarias accionas o seguro. Depois as companhias de seguros que se entendam.
Cump.
Mário
Se a EDP não resolve ou não quer resolver, podes mandar fazer uma auditoria à tua instalação com um analisador instalado e depois partir contra eles.
Uma mais fácil, fazes um seguro de casa que inclua os riscos eléctricos, mas lê bem a apólice antes de assinares, e quando acontecer avarias accionas o seguro. Depois as companhias de seguros que se entendam.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
BoasMário Escreveu:Boas "JoséMiguel"
Cump.
Mário
A questão de fazer um seguro é otima, mas não sei se para isso não teria de ter a instalação certificada, pois quando suceder uma avária, a primeira coisa que a companhia de seguros vai alegar é que a instalação não está de acordo com as RTIEBT.
As companhias de seguros são todas boas, mas é para receber, quando se trata de pagar, invocam tudo e mais alguma coisa.
Por exemplo, ao instalar uma tomada numa parede espelhada de um WC, apertei ligeiramente demais um dos parafusos, e passado cerca de uma hora houvi um pequeno estalo, fui ver o que era, era o espelho aonde tinha a tomada que tinha aberto uma fissura junto da tomada, assionei o seguro de responsabilidade civil, e passados uns dias a resposta foi, este seguro não cobre este tipo de danos, teria de ter um seguro de responsabilidade profissional, que a grande maioria das companhias de seguros não faz para os eletricistas.
Aqui está uma artimanha das companhias de seguros, se houver uma proxima já aprendi, foi o escadote/andaime, que caiu contra o vidro, espeho, e nesse caso o seguro de responsabilidade civil já cobre o dano.
Cpts.
Energy
Energy