Lâmpadas piscam com interruptor desligado

tmgp
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 fev 2010, 11:33

Lâmpadas piscam com interruptor desligado

Mensagem por tmgp »

Boas,

problema principal: Na minha casa de banho, tenho duas lâmpadas "economizadoras", que volta e meia piscam mesmo com o interruptor desligado...

problema secundário: Outro problema (ou não...) que tenho, é que mesmo com o disjuntor de uma determinada tomada desligado, se colocar um busca pólos acende à mesma. tenho sempre de verificar com o multímetro se a tomada está ou não mesmo desligada...

como acho o consumo da minha casa excessivo, tendo a pensar que a instalação terá algum problema... com estes indícios é possível suspeitar de algo?

agradeço desde já qualquer pista :)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Lâmpadas piscam com interruptor desligado

Mensagem por ENERGY »

tmgp Escreveu:Boas,

problema principal: Na minha casa de banho, tenho duas lâmpadas "economizadoras", que volta e meia piscam mesmo com o interruptor desligado...

problema secundário: Outro problema (ou não...) que tenho, é que mesmo com o disjuntor de uma determinada tomada desligado, se colocar um busca pólos acende à mesma. tenho sempre de verificar com o multímetro se a tomada está ou não mesmo desligada...

Será que o disjuntor no quadro está a cortar a fase, ou por engano estará a cortar o neutro, ou será apenas uma pequena indução

como acho o consumo da minha casa excessivo, tendo a pensar que a instalação terá algum problema... com estes indícios é possível suspeitar de algo?

agradeço desde já qualquer pista :)
Cpts.
Energy
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Mensagem por DEUS AMIGO »

Sim! tambem acho que a fase está directa á instalação e deve só cortar o neutro alimentação invertida onde? não sei! começar pelo quadro!.
tmgp
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por tmgp »

quadro é para experts :) tenho de chamar cá um electricista como deve ser então... thks!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

tmgp Escreveu:quadro é para experts :) tenho de chamar cá um electricista como deve ser então... thks!
Boas
Abre o quadro e vê com um busca polos se na entrada e saida dos disjuntores têm corrente ao ligar e desligar.
Cpts.
Energy
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Deixo aqui um link para uma possível explicação para o primeiro problema colocado pelo autor do post inicial.

LINK
pitbull2012
Curioso
Curioso
Registado: 02 mar 2012, 21:00

Mensagem por pitbull2012 »

Boas

Eu a dias tive de trocar uma tomada que se queimou e como é mais do que logico desliguei os disjuntores todos e o diferencial da EDP.
Mesmo com tudo desligado o que é certo foi que mal fui mexer na tomada levei um esticão do caraças.
Curioso não é :lol:
Mal fui ver o quadro vim a descobrir duas avarias que nem sonhava que existissem.

1º - O diferencial não estava a fazer o corte ou seja estava agarrado.

2ª - A tempos um piquete da EDP tiveram de mexer nos cabos dos postes que vem para a minha casa e foram tão inteligentes que trocaram as fases.
Ou seja estava a fase tocando na caixa de entrada que ainda por cima é metálica, por sorte nunca calhou ninguém a tocar-lhe.
tal como tinha a fase trocada o fusivel da caixa estava a cortar apenas o neutro.

Resumindo toda a instalação estava a receber a fase direta e o neutro é que ia aos disjuntores.

Não poderia estar a acontecer ai o mesmo problema?
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

[quote="pitbull2012"]Boas

Eu a dias tive de trocar uma tomada que se queimou e como é mais do que logico desliguei os disjuntores todos e o diferencial da EDP.
Mesmo com tudo desligado o que é certo foi que mal fui mexer na tomada levei um esticão do caraças.
quote]

fosga-se vai lá vai ...
:lol: :lol: :lol: :lol:
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, isso por norma acontece quando se está a "roubar" electricidade, desliga-se "tudo" e algumas partes da instalação ainda continuam com corrente!
Há uns anos aconteceu-me isso na moradia de um cliente, desliguei o DCP da EDP meto as "unhas" na tomada e comecei a "dançar"!
A partir dai sempre que desligo o "geral" depois confirmo se não tem mesmo corrente, não vá haver alguma derivação antes do contador!
Gato escaldado... :mrgreen:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Varejo Escreveu:Boas, isso por norma acontece quando se está a "roubar" electricidade, desliga-se "tudo" e algumas partes da instalação ainda continuam com corrente!
Há uns anos aconteceu-me isso na moradia de um cliente, desliguei o DCP da EDP meto as "unhas" na tomada e comecei a "dançar"!
A partir dai sempre que desligo o "geral" depois confirmo se não tem mesmo corrente, não vá haver alguma derivação antes do contador!
Boas
A mim aconteceu o mesmo, quando fui ver uma avária numa loja, desligo o limitador da EDP, e subo o escadote para ver umas luminárias no teto falso de quadriculas de gessso, assim que mexi num condutor numa caixa de derivação, levei um esticão que nunca mais me vou esquecer.
Fui à portinhola e tirei os fusiveis, e a caixa deixou de ter corrente, estavam a roubar corrente entre a portinhola e o contador, para alimentar não sei o quê.
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

ENERGY Escreveu:
Varejo Escreveu:Boas, isso por norma acontece quando se está a "roubar" electricidade, desliga-se "tudo" e algumas partes da instalação ainda continuam com corrente!
Boas
A mim aconteceu o mesmo, quando fui ver uma avária numa loja, desligo o limitador da EDP, e subo o escadote para ver umas luminárias no teto falso de quadriculas de gessso, assim que mexi num condutor numa caixa de derivação, levei um esticão que nunca mais me vou esquecer.
Fui à portinhola e tirei os fusiveis, e a caixa deixou de ter corrente, estavam a roubar corrente entre a portinhola e o contador, para alimentar não sei o quê.
por isso é que eu nas avarias vai sempre a minha canetazinha ...
não falha !!!
pitbull2012
Curioso
Curioso

Boas Varejo

A minha situação não é de estar a "roubar" electricidade.
Eu esta ao lado quando tiveram a fazer a reparação e as ligações estavam todas bem.
Claro que continuava a ter as fazes trocadas logo do poste para a portinhola e por isso mesmo tirando o fusível continuava a receber a fase diretamente ao DCP da EDP que estava mesmo avariado.
Portanto o que estava mal foram eles mesmos que fizeram.
Resumindo, por culpa de uma avaria e da burrice deles levei um esticão tal como se tivesse a mexer logo no poste.
Até vi estrelinhas :lol:

cumps
Albino
Curioso
Curioso
Registado: 29 fev 2012, 17:37

Mensagem por Albino »

Bem.

Talves ainda não se tenha pensado na possibilidade de se ter avaria nos equipamentos de corte:
quer nos interruptores como no disjuntor. Por exemplo o mesmo problema devia acontecer também com
as demais lâmpadas.
tmgp
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por tmgp »

ENERGY Escreveu:Abre o quadro e vê com um busca polos se na entrada e saida dos disjuntores têm corrente ao ligar e desligar.
busca polos não faz nada... acende sempre quer tenha disjuntor ligado ou desligado, pelo que no disjuntor o comportamento não deve ser diferente do que na tomada... posso é ver com o multímetro...
Albino Escreveu:Talves ainda não se tenha pensado na possibilidade de se ter avaria nos equipamentos de corte:
quer nos interruptores como no disjuntor. Por exemplo o mesmo problema devia acontecer também com
as demais lâmpadas.
pois... mas só acontece mesmo no wc :) e tenho o mesmo tipo de lâmpadas em toda a casa!
pitbull2012
Curioso
Curioso

tmgp Escreveu:
ENERGY Escreveu:Abre o quadro e vê com um busca polos se na entrada e saida dos disjuntores têm corrente ao ligar e desligar.
busca polos não faz nada... acende sempre quer tenha disjuntor ligado ou desligado, pelo que no disjuntor o comportamento não deve ser diferente do que na tomada... posso é ver com o multímetro...
Albino Escreveu:Talves ainda não se tenha pensado na possibilidade de se ter avaria nos equipamentos de corte:
as demais lâmpadas.
pois... mas só acontece mesmo no wc :) e tenho o mesmo tipo de lâmpadas em toda a casa!

Em relação a isto de certeza que se o tal ( busca polos ) acende mesmo com o disjuntor desligado, leva a crer que o disjuntor está avariado.

Neste caso tudo indica que o interruptor do wc não desliga totalmente, mas sim fica a dar uma pequena passagem.

Se estiver errado alguém me corrija.

cumps
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”