duvida
duvida
é o seguinte eu e o meu patrao acabamos uma moradia a um ano mas devido a algumas situacoes so agora é que foram la fazer a vistoria até aqui tud bem mas a minha questao é a seguinte:
nos fizemos a instalacao normal de uma moradia, mas depois de acabarmos o nosso trabalho foram la algumas empresas fazer outros trabalhos tais como montar portao electrico , montar um quadro de uma bomba de um furo que fizeram, mas agora o fiscal que la foi detectou algumas falhas nessas instalacoes que nao fomos nos que fizemos e nao nos passou o certificado por causa disso
a minha questao é esta escrito na lei que somos os responsaveis por qq instalacao feita na moradia mesmo que nao tenhamos nada a ver com isso ate obter o certificado
pq ate o dono pos na garagem uma tomada que nao era estanque e claro o fiscal aponton tb como um dos defeitos
agradeço que me desfaçam esta duvida espero ter conseguido me explicar
nos fizemos a instalacao normal de uma moradia, mas depois de acabarmos o nosso trabalho foram la algumas empresas fazer outros trabalhos tais como montar portao electrico , montar um quadro de uma bomba de um furo que fizeram, mas agora o fiscal que la foi detectou algumas falhas nessas instalacoes que nao fomos nos que fizemos e nao nos passou o certificado por causa disso
a minha questao é esta escrito na lei que somos os responsaveis por qq instalacao feita na moradia mesmo que nao tenhamos nada a ver com isso ate obter o certificado
pq ate o dono pos na garagem uma tomada que nao era estanque e claro o fiscal aponton tb como um dos defeitos
- luisguerreiro
- Curioso
- Registado: 17 jun 2007, 17:15
Re: duvida
hoje tambem tive um exemplo disso,a vestoria nao passou por causa de um quadro da piscina que nao fomos nos que instalamos, tinha um dijuntor 40A a proteger fio 1,5flechaspt Escreveu:é o seguinte eu e o meu patrao acabamos uma moradia a um ano mas devido a algumas situacoes so agora é que foram la fazer a vistoria até aqui tud bem mas a minha questao é a seguinte:

-
- Curioso
- Registado: 18 fev 2008, 01:02
tudod´bem
flechaspt a moradia que fizeram foi com contrato legal?
se foi, o que lá diz ?!
o teu patrão e tu só são responsaveis pelo que esta no contrato, concerteza há registos do que fizeram quando fizeram e como! certo
se não, é
tudod´bem
mas agora tó curioso
flechaspt a moradia que fizeram foi com contrato legal?
se foi, o que lá diz ?!

o teu patrão e tu só são responsaveis pelo que esta no contrato, concerteza há registos do que fizeram quando fizeram e como! certo

se não, é

tudod´bem
mas agora tó curioso
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
Boas
Até à data da vistoria e entrega do certificado, infelizmente, a responsabilidade é do instalador eléctrico (não deveria ser).
Agora só resta vos tentarem chegar a um acordo com o proprietário para resolverem a situação, ou seja quem vai pagar as correcções.
Exponho um caso passado à 2 anos.
A certiel foi vistoria a um bloco de habitações, que já tinha algum pessoal a viver lá (alimentados pelo quadro de obras), e verificou que alguns apliques, colocados pelos proprietários, nas casas de banho não estavam ligados à terra (entre outras anomalias).
Adivinhem o que aconteceu.
Informou o electricista que só passaria o certificado se os apliques fossem ligados à terra enquanto ele iria fiscalizar outras habitações.
Apesar da argumentação do electricista e minha, como técnico responsável, foi o mesmo que nada, tivemos que efectuara s alterações apontadas pelo fiscal se queríamos o certificado.
No final houve acerto de contas com o empreiteiro.
Até à data da vistoria e entrega do certificado, infelizmente, a responsabilidade é do instalador eléctrico (não deveria ser).
Agora só resta vos tentarem chegar a um acordo com o proprietário para resolverem a situação, ou seja quem vai pagar as correcções.
Exponho um caso passado à 2 anos.
A certiel foi vistoria a um bloco de habitações, que já tinha algum pessoal a viver lá (alimentados pelo quadro de obras), e verificou que alguns apliques, colocados pelos proprietários, nas casas de banho não estavam ligados à terra (entre outras anomalias).
Adivinhem o que aconteceu.
Informou o electricista que só passaria o certificado se os apliques fossem ligados à terra enquanto ele iria fiscalizar outras habitações.
Apesar da argumentação do electricista e minha, como técnico responsável, foi o mesmo que nada, tivemos que efectuara s alterações apontadas pelo fiscal se queríamos o certificado.
No final houve acerto de contas com o empreiteiro.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
bom era mesmo so para tirar essa duvida se é de lei tudo bem mas esta mal
no meu caso o propriatario é amigo e nao ha problemas quanto a dinheiro ate pq chumbou por cerca de 20 coisas e em um dia resolvemos tudo tais como:
ligar o pressostacto a terra
marcar quadros etc pequenas coisas
mas a partir de agora vamos ter mais cuidado mal acabemos a obra logo o certificado pra cima
obrigado a todos que me dissiparam esta duvida
no meu caso o propriatario é amigo e nao ha problemas quanto a dinheiro ate pq chumbou por cerca de 20 coisas e em um dia resolvemos tudo tais como:
ligar o pressostacto a terra
marcar quadros etc pequenas coisas
mas a partir de agora vamos ter mais cuidado mal acabemos a obra logo o certificado pra cima
obrigado a todos que me dissiparam esta duvida
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
E o famoso "Código Deontologico" não é aplicável?
Cump.
Mário
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- rebelocruz
- Quadro de Honra
BoasMário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
Aplicavél a quem?
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
- Mário
- Team Apoio
Boas
Para os técnicos responsáveis de electricidade
Cump.
Mário
Para os técnicos responsáveis de electricidade
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- Mário
- Team Apoio
Boas
Por isso mesmo.
O que pode ter acontecido é que quem instalou o portão e ligou os fios, não tem conhecimentos técnicos. "Fez como pensou que seria".
Cump.
Mário
Por isso mesmo.
O que pode ter acontecido é que quem instalou o portão e ligou os fios, não tem conhecimentos técnicos. "Fez como pensou que seria".
Cump.
Mário
- rebelocruz
- Quadro de Honra
BoasMário Escreveu:Boas
Por isso mesmo.
Cump.
Mário
o problema é que quem, faz esse tipo de montagens, portões, bombas e outros, maior parte das vezes não o minimo conhecimento dos regulamentos e como não existe nenhuma entidade que supervisione isso é o salve-se quem puder, e que leva por tabela é sempre ou quase sempre o instalador.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
O modo correcto de proceder é o seguinte:
-Avisar/motivar SEMPRE dos proprietários de que, nos casos em que as instalações
ainda não foram certificadas, não podem permitir qualquer alteração que não esteja
de acordo com as Regras Técnicas.
È apenas da responsabilidade do proprietário, nunca do técnico que terminou/entregou
o trabalho finalizado de acordo com as RTIEBT.
As pessoas, proprietários ou não, devem ter a noção que quando adquirem equipamentos
do tipo, móveis e armários electrificados, devem obter a garantia do vendedor de que
tudo está devidamente executado e que não viola o RTIEBT.
-Avisar/motivar SEMPRE dos proprietários de que, nos casos em que as instalações
ainda não foram certificadas, não podem permitir qualquer alteração que não esteja
de acordo com as Regras Técnicas.
È apenas da responsabilidade do proprietário, nunca do técnico que terminou/entregou
o trabalho finalizado de acordo com as RTIEBT.
As pessoas, proprietários ou não, devem ter a noção que quando adquirem equipamentos
do tipo, móveis e armários electrificados, devem obter a garantia do vendedor de que
tudo está devidamente executado e que não viola o RTIEBT.