Iluminação de Segurança em quartos de lares de idosos

Responder
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Iluminação de Segurança em quartos de lares de idosos

Mensagem por amfys »

Bom dia.

No projecto de um lar de idosos (edifício do tipo hospitalar) segundo as RTIEBT os quartos de dormir devem possuir iluminação se segurança.
Tratando-se de um edifício de 3ª categoria a iluminação de segurança deve ser do tipo B.
Sendo iluminação do tipo B com blocos autónomos estes devem ser do tipo permanente para iluminação de circulação e ambiente.

Conclusão: Nos quartos de dormir a iluminação de segurança deve ser do tipo permanente.
Estou correcto?

É que tenho visto por aí alguns projectos com iluminação não permanente e pelo que li o RSCIE nem obriga a colocação de iluminação de segurança nos quartos.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Re: Iluminação de Segurança em quartos de lares de idosos

Mensagem por joaoosvaldo »

Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Penso que a resposta a este tópico está muito bem esclarecida no link do "joaoosvaldo"
Cpts.
Energy
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

Já tinha lido o tópico e voltei a ler mas não encontro nada sobre a obrigatoriedade de utilizar blocos autónomos permanente.
Numa das respostas o joaoosvaldo até indica que considera como possível solução a colocação de blocos autónomos não permanentes.

O problema é que a interpretação que faço das RTIEBT indica que é obrigatório a utilização de blocos autónomos permanentes nos quartos de dormir nos edifício do tipo hospitalar.
801.2.4 — Edifícios do tipo hospitalar.
(…)
801.2.4.1 — Regras gerais.
801.2.4.1.1 — Iluminação de segurança.
801.2.4.1.1.1 — Nos edifícios do tipo hospitalar deve existir iluminação de segurança nos locais seguintes:
a) Quartos de dormir, dormitórios, enfermarias e dependências análogas;
b) Outros locais franqueados ao público;
c) Salas de operações, salas de anestesia, salas de cateterismo cardíaco e outros locais em que a falta de iluminação possa acarretar perigo para a vida dos doentes;
d) Circulações de acesso aos locais indicados nas alíneas anteriores;
e) Caminhos de evacuação (ou de fuga) para o exterior;
f) Dependências onde existam infra-estruturas técnicas imprescindíveis ao funcionamento do estabelecimento do tipo hospitalar.
Sendo um estabelecimento de 3ª categoria deve ser utilizada iluminação se segurança do tipo B:
801.2.1.5.3.4.2 — Iluminação de segurança do tipo B.
801.2.1.5.3.4.2.1 — A iluminação de segurança do tipo B pode ser alimentada por uma fonte central (bateria de acumuladores ou grupo gerador accionado por motor de combustão) ou pode ser constituída por blocos autónomos.
(…)
801.2.1.5.3.4.2.5 — No caso de serem utilizados blocos autónomos para a iluminação do tipo B, estes devem ser:
a) Fluorescentes do tipo permanente, para a iluminação de ambiente;
b) Fluorescentes do tipo permanente ou incandescentes, para a iluminação de circulação.
Daí a minha dúvida.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Pois realmente esta questão não é clara eu próprio tive essa dúvida no tópico que indiquei anteriormente.

Nas RTIEBT diz o seguinte:
801.2.4.1.2.3 A iluminação de vigília pode ser dispensada sempre que a iluminação de segurança esteja ligada permanentemente durante os períodos de tempo em que a iluminação natural seja insuficiente.
Da afirmação anterior pode-se concluir que deve existir ilum. de vigília caso os blocos autónomos sejam não permanentes.

Também é referido nas regras que:

Iluminação de circulação: Obrigatória nos locais onde possam permanecer mais de 50 pessoas.

Os quartos à partida têm menos de 50 pessoas, mas por outro lado temos o ponto:
801.2.4.1.1.1 Nos edifícios do tipo hospitalar deve existir iluminação de segurança nos locais seguintes:

a) quartos de dormir, dormitórios, enfermarias e dependências análogas; (...)
Ou seja, a questão não é clara mas é um facto que o que tem sido feito nos projectos que tenho visto são blocos autónomos não permanentes e com iluminação de vigília no quarto com comando local e na minha opinião deve ser esta a solução apesar de não ser clara :? :!:

Se fizermos uma analogia com os estabelecimentos turísticos (embora os lares de idosos não se enquadrem nestes) temos o seguinte ponto:
801.2.5.2.1 Nos empreendimentos turísticos e estabelecimentos similares deve existir iluminação de segurança em todos os locais franqueados ao público.

Nos quartos dos hotéis e similares, a iluminação de segurança pode ser dispensada.
Embora não se possam comparar os dois tipos de edifícios vai de um extremo ao outro :? :!: Na minha opinião ficamos no meio termo utilizando blocos autónomos não permanentes.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

amfys Escreveu:Já tinha lido o tópico e voltei a ler mas não encontro nada sobre a obrigatoriedade de utilizar blocos autónomos permanente.
Numa das respostas o joaoosvaldo até indica que considera como possível solução a colocação de blocos autónomos não permanentes.

O problema é que a interpretação que faço das RTIEBT indica que é obrigatório a utilização de blocos autónomos permanentes nos quartos de dormir nos edifício do tipo hospitalar.
801.2.4 — Edifícios do tipo hospitalar.
(…)
801.2.4.1 — Regras gerais.
801.2.4.1.1 — Iluminação de segurança.
801.2.4.1.1.1 — Nos edifícios do tipo hospitalar deve existir iluminação de segurança nos locais seguintes:
a) Quartos de dormir, dormitórios, enfermarias e dependências análogas;
b) Outros locais franqueados ao público;
c) Salas de operações, salas de anestesia, salas de cateterismo cardíaco e outros locais em que a falta de iluminação possa acarretar perigo para a vida dos doentes;
d) Circulações de acesso aos locais indicados nas alíneas anteriores;
e) Caminhos de evacuação (ou de fuga) para o exterior;
f) Dependências onde existam infra-estruturas técnicas imprescindíveis ao funcionamento do estabelecimento do tipo hospitalar.
Sendo um estabelecimento de 3ª categoria deve ser utilizada iluminação se segurança do tipo B:
801.2.1.5.3.4.2 — Iluminação de segurança do tipo B.
801.2.1.5.3.4.2.1 — A iluminação de segurança do tipo B pode ser alimentada por uma fonte central (bateria de acumuladores ou grupo gerador accionado por motor de combustão) ou pode ser constituída por blocos autónomos.
(…)
801.2.1.5.3.4.2.5 — No caso de serem utilizados blocos autónomos para a iluminação do tipo B, estes devem ser:
a) Fluorescentes do tipo permanente, para a iluminação de ambiente;
b) Fluorescentes do tipo permanente ou incandescentes, para a iluminação de circulação.
Daí a minha dúvida.
Boas
Então e se a armadura de emergência tiver 2 lampâdas, uma fluorescente, e outra incandescente, penso já ter visto à venda, em que só a incandescente está permanente, e a fluorescente só liga em caso de falta de energia.
Penso que no caso da lampâda incandescente ligada, não causaria qualquer perturbação aos utentes durante a noite
Cpts.
Energy
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

joaoosvaldo:
Eu creio que a partir do momento em que se diz que a iluminação de segurança é do tipo B com blocos autónomos toda a iluminação de segurança (circulação e ambiente) deve ser permanente.
E se nos edifícios do tipo hospitalar obrigam a colocar iluminação de segurança nos quartos de dormir, sabendo que só existe iluminação de segurança ou ambiente, terá de ser permanente.

Penso que nada tem nada a ver com a iluminação de vigília. Apenas é dito que a iluminação de vigília é dispensada caso a iluminação de segurança seja permanente. Isto quanto a mim pode aplicar-se a estabelecimentos hospitalares de 5ª categoria no caso do projectista entender utilizar iluminação de segurança do tipo C (que já permite blocos autónomos não permanentes).

ENERGY:
A solução dos blocos com incandescente+fluorescente parece interessante, vou pesquisar mas se podesse indicar fabricantes ficaria agradecido.
No entanto a lâmpada permanente deve garantir no mínimo 60 lm (RTIEBT: 801.2.1.5.3.1.6).
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

Após contacto com a Certiel foi-me indicado que existe uma directiva interna que permite que nos quartos de dormir seja utilizada iluminação não permanente desde que seja utilizada iluminação de vigília.

Volto a frisar que é uma directiva interna da Certiel que tanto quanto sei não foi publicada em lado nenhum nem me foi facultada. Apenas me confirmaram por via telefónica.
Espero que publiquem algo nos boletins brevemente.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

amfys Escreveu:Após contacto com a Certiel foi-me indicado que existe uma directiva interna que permite que nos quartos de dormir seja utilizada iluminação não permanente desde que seja utilizada iluminação de vigília.

Volto a frisar que é uma directiva interna da Certiel que tanto quanto sei não foi publicada em lado nenhum nem me foi facultada. Apenas me confirmaram por via telefónica.
Espero que publiquem algo nos boletins brevemente.
Também era a ideia que tinha até porque os projectos que tenho visto é assim que tem sido feito. Mas estou de acordo que deveria ser publicado.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

amfys Escreveu:joaoosvaldo:
Eu creio que a partir do momento em que se diz que a iluminação de segurança é do tipo B com blocos autónomos toda a iluminação de segurança (circulação e ambiente) deve ser permanente.
E se nos edifícios do tipo hospitalar obrigam a colocar iluminação de segurança nos quartos de dormir, sabendo que só existe iluminação de segurança ou ambiente, terá de ser permanente.

Penso que nada tem nada a ver com a iluminação de vigília. Apenas é dito que a iluminação de vigília é dispensada caso a iluminação de segurança seja permanente. Isto quanto a mim pode aplicar-se a estabelecimentos hospitalares de 5ª categoria no caso do projectista entender utilizar iluminação de segurança do tipo C (que já permite blocos autónomos não permanentes).

ENERGY:
A solução dos blocos com incandescente+fluorescente parece interessante, vou pesquisar mas se podesse indicar fabricantes ficaria agradecido.
No entanto a lâmpada permanente deve garantir no mínimo 60 lm (RTIEBT: 801.2.1.5.3.1.6).
Boas
Penso que a AL tem, e ao ser material certificado concerteza cumpre as RTIEBT e os 60 lm.
www.al-sa.pt/catalogo/listaprodutos.php?cat=25
Cpts.
Energy
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

Obrigado pelas respostas.
Responder