Bomba submergível faz disparar diferencial de 500mA

patal
Curioso
Curioso
Registado: 13 jun 2011, 01:49
Contacto:

Re: Bomba submergível faz disparar diferencial de 500mA

Mensagem por patal »

Não entendi bem no que pode ajudar o valor da pressão! Para saber onde está a avaria! A pressão poderia ter danificado a ligação na maga?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

patal Escreveu:Boa tarde.
A instalação já tem cerca de 20 anos e só tem o diferencial da EDP, neste caso é de 500mA,
Quanto a pressão não tinha pensado nisso! Embora não tenha como medir a pressão, talvez haja uma formula para isso, pois o furo tem um cano em PVC de 120 de diâmetro e 20m de comprimento, no verão esvazia rapidamente! Eu não sei como fazer os cálculos, mas deve dar para saber quantos metros cúbicos cabem no tubo do furo!!! A relação profundidade deve ser associada aos metros cúbicos de agua, pois se o tubo for de 60 a pressão já não é a mesma ! Ainda não pesquisei sobre isso, os meus conhecimentos de física são fracos, as minhas medias eram baixas no que respeita a matemática e física!
Eu não queria tirar a bomba mas acho não vejo outra solução!

Muito obrigado, agradeço sugestões.
A pressão só depende da altura do tubo e não do seu diâmetro. Uma "mangueira de nivel" com 20m de altura, terá na mesma na parte mais baixa, 2Bar de pressão. Por cada 10m, sobe 1 Bar. Um furo com 200m de profundidade e bomba a 180, terá na bomba 18 Bar de pressão para vencer, se o tubo estiver cheio de água.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
patal Escreveu:Não entendi bem no que pode ajudar o valor da pressão! Para saber onde está a avaria! A pressão poderia ter danificado a ligação na maga?
O que quero dizer-te é que se medires com o mega fora de agua ou à superfície, podes ter um valor. Se medires com a bomba e cabo no local, onde aos 20metros tens 2 Bar de pressão no exterior do cabo e da bomba o que pode fazer infiltração da agua (humidade) no cabo (ou ligações) e na bomba.

Podes medir em bancada com ohmímetro e estar bem de isolamento, mas se medires com o mega (na bancada) pode dar passagem pequena, mas se medires no local (20m) e o defeito no isolamento for aos 20 metros tens uma passagem maior.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 27 out 2009, 22:01
Contacto:

Mensagem por windstorm »

por acaso um destes dias tive uma situação exactamente igual a essa com uma bomba de poço.....após todos os testes e mais alguns.....era a bomba que tinha um defeito de fabrico....no exterior nada se passava....depois de umas horas dentro de agua, fazia saltar o diferençial...envie pra casa e mandaram a bomba desmontada a dizer que não tinha reparação....para não ficarem mal no retrato fizeram um desconto bom numa nova....assunto resolvido...está desmontada na minha bancada para analise um dia destes
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”