Ligação á terra em apartamento

Responder
BFarinha
Curioso
Curioso
Registado: 04 out 2011, 23:57

Ligação á terra em apartamento

Mensagem por BFarinha »

Boa noite, tenho um pedido de orçamento para efetuar uma instalação nova num apartamento de 4to andar.
A instalação antiga não tinha terra, nem a coluna montante do edificio.

Mesmo que eu tente passar um cabo pelos tubos antigos da coluna montante corro o risco de danificar os mesmos com a passagem de outro cabo e chegando cá abaixo tenho paredes com pedras e chão mármore, o que dificulta qualquer abertura de roço para levar o cabo (caso o consiga levar até á portinhola) até ao exterior e aí colocar o electródo.

Tentar passar pelo exterior pela frente do edificio está fora de questão pois irá estragar a estética do edificio e teria de montar um andaime até ao 4to andar só para o efeito, pelas traseiras ais dificil é pois existe um terraço e umas lojas e não se consegue chegar ao chão.

O cliente sugeriu que o liga-se ao ferro armado de um pilar do apartamento (por sinal o ferro está á vista), quem lhe sugeriu essa ideia foram outros electricistas que deram tambem o seu orçamento.

O que penso que posso fazer é fazer a instalação deixar o cabo do apartamento até á caixa da coluna montante( daquelas que ainda teem os diferencias da EDP) aparafusados na tampa e não ligar até ao condominio pedir uma ligação á terra para todo o edificio e apenas colocar protecção de alta sensibilidade no apartamento.
Poderia simultaneamente fazer uma ligação ao ferro do betão mas penso que pela ferrugem que apresenta não tem boa condutividade até ao chão

Gostaria que me dessem a vossa opinião.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Ligação á terra em apartamento

Mensagem por ENERGY »

BFarinha Escreveu:Boa noite, tenho um pedido de orçamento para efetuar uma instalação nova num apartamento de 4to andar.
A instalação antiga não tinha terra, nem a coluna montante do edificio.

Mesmo que eu tente passar um cabo pelos tubos antigos da coluna montante corro o risco de danificar os mesmos com a passagem de outro cabo e chegando cá abaixo tenho paredes com pedras e chão mármore, o que dificulta qualquer abertura de roço para levar o cabo (caso o consiga levar até á portinhola) até ao exterior e aí colocar o electródo.

Para passar o cabo na coluna existente deve obter previamente autorização da administração do prédio, senão fica sujeito a algo.

Tentar passar pelo exterior pela frente do edificio está fora de questão pois irá estragar a estética do edificio e teria de montar um andaime até ao 4to andar só para o efeito, pelas traseiras ais dificil é pois existe um terraço e umas lojas e não se consegue chegar ao chão.

O cliente sugeriu que o liga-se ao ferro armado de um pilar do apartamento (por sinal o ferro está á vista), quem lhe sugeriu essa ideia foram outros electricistas que deram tambem o seu orçamento.

Essa solução como recurso, já parece ser feita por alguns colegas, tal como no anel de terras dos edificios também se interliga este nos pilares do edifico, mas existe alguns criticos que aconselham a não ligar o anél de terras nos pilares, devido às descargas atmosféricas, corrosões etc, etc.

O que penso que posso fazer é fazer a instalação deixar o cabo do apartamento até á caixa da coluna montante( daquelas que ainda teem os diferencias da EDP) aparafusados na tampa e não ligar até ao condominio pedir uma ligação á terra para todo o edificio e apenas colocar protecção de alta sensibilidade no apartamento.
Poderia simultaneamente fazer uma ligação ao ferro do betão mas penso que pela ferrugem que apresenta não tem boa condutividade até ao chão

Gostaria que me dessem a vossa opinião.
Cpts.
Energy
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Há alguns anos atrás tive uma situação idêntica em apartamento de um 5º andar em que o cliente não tinha terra na instalação e cada vez que alguém tocava nos equipamentos apanhava uma descarga fui verificar a possibilidade de solução, e por não ter outra possibilidade tive de fazer a ligação à estrutura do edifício foi soldado por meio de elétrodo um ferro à estrutura e efetuada uma ligação com ligador bimetálico, foi feita a medição de terra que deu um valor próximo de zero (excelente) hoje de vez em quando ainda vou a essa instalação com tudo normal.

Cumps.
Albino
Curioso
Curioso
Registado: 29 fev 2012, 17:37
Has thanked: 2 times

Mensagem por Albino »

oi

Na verdade é complicado!
No caso da terra ligada a estrutura do edifío não oferecer condições, penso que resta a possibilidade de se localizar algum apartamento mais próximo que tenha, no quadro, terra assessivel e em boas condicões desde que se faça uma boa canalização e (com certeza) terá de haver compreesão por parte do dono do apartamento visinho.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”