ligação do fogão e forno
-
- Curioso
- Registado: 29 jan 2010, 23:30
ligação do fogão e forno
Ando a fazer reparações na minha casa e estou com uma duvida na instalação electrica para o fogão e forno a questão é a seguinte do quadro onde vai levar o fogão são uns seis metros de distância ainda não sei a potençia dos equipamentos estou pensar meter condutores de 4mm para o fogão protegido com disjuntor de 20A e outro para o forno também com condutores de 4mm de dijuntor de 20A com cx derivação separadas mais será que posso meter um circuito para os dois equipamentos juntos com fios de 6mm e protegido a 32A, e estou com duvida que tipo de caixas dervação devo utilizar, se me poderem ajudar agradeço.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Re: ligação do fogão e forno
circuitos para fogão e forno são obrigatoriamente independentes, e ,no mínimo, serem feitos em cabo 4mm.
portanto, meta 2 circuitos directos do quadro, e termine em caixas de derivação. (ou de aparelhagem)
portanto, meta 2 circuitos directos do quadro, e termine em caixas de derivação. (ou de aparelhagem)
Learning is the goal!!
-
- Curioso
Obrigado por me ter tirado as dúvidas que tinha assim vou fazer dois circuitos separados.cumps
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Embora esteja estipulado que o circuito de fogão tenha que ser feito a 4mm2, (no mínimo) a realidade é que as placas de indução ou vitrocerâmica têm uma potência que ronda entre 5,5KW e 6 KW logo na prática um circuito protegido a 20 Amp. é insuficiente para a totalidade da potência, não vejo qual o problema deste circuito ser efetuado a 6mm2 com proteção a 32 Amp.gemini Escreveu:circuitos para fogão e forno são obrigatoriamente independentes, e ,no mínimo, serem feitos em cabo 4mm.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
E quem é que diz, que condutor H07-U dentro de tubo VD, embebido nas paredes, não pode ser protegido, com disjuntor curva C, de 25A? E quem sabe, até 32A?Josecalado Escreveu:Embora esteja estipulado que o circuito de fogão tenha que ser feito a 4mm2, (no mínimo) a realidade é que as placas de indução ou vitrocerâmica têm uma potência que ronda entre 5,5KW e 6 KW logo na prática um circuito protegido a 20 Amp. é insuficiente para a totalidade da potência, não vejo qual o problema deste circuito ser efetuado a 6mm2 com proteção a 32 Amp.gemini Escreveu:circuitos para fogão e forno são obrigatoriamente independentes, e ,no mínimo, serem feitos em cabo 4mm.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boasdestruidor007 Escreveu:Ando a fazer reparações na minha casa e estou com uma duvida na instalação electrica para o fogão e forno a questão é a seguinte do quadro onde vai levar o fogão são uns seis metros de distância ainda não sei a potençia dos equipamentos estou pensar meter condutores de 4mm para o fogão protegido com disjuntor de 20A e outro para o forno também com condutores de 4mm de dijuntor de 20A com cx derivação separadas mais será que posso meter um circuito para os dois equipamentos juntos com fios de 6mm e protegido a 32A, e estou com duvida que tipo de caixas dervação devo utilizar, se me poderem ajudar agradeço.
Deve fazer dois circuitos independentes, no minimo com condutores de 4mm, poderá tambem utilizar condutores de 6mm e disjuntores de 32A, já sabe é que tem de aumentar a secção da tubagem.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
obrigado a todos que responderam eu vou falar com a pessoa que me vai fornecer a cozinha e ver qual é a potencia dos equipamentos e assim vejo qual a secção de fio que vou usar.cumps