ligação do fogão e forno

Responder
destruidor007
Curioso
Curioso
Registado: 29 jan 2010, 23:30

ligação do fogão e forno

Mensagem por destruidor007 »

Ando a fazer reparações na minha casa e estou com uma duvida na instalação electrica para o fogão e forno a questão é a seguinte do quadro onde vai levar o fogão são uns seis metros de distância ainda não sei a potençia dos equipamentos estou pensar meter condutores de 4mm para o fogão protegido com disjuntor de 20A e outro para o forno também com condutores de 4mm de dijuntor de 20A com cx derivação separadas mais será que posso meter um circuito para os dois equipamentos juntos com fios de 6mm e protegido a 32A, e estou com duvida que tipo de caixas dervação devo utilizar, se me poderem ajudar agradeço.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Re: ligação do fogão e forno

Mensagem por gemini »

circuitos para fogão e forno são obrigatoriamente independentes, e ,no mínimo, serem feitos em cabo 4mm.

portanto, meta 2 circuitos directos do quadro, e termine em caixas de derivação. (ou de aparelhagem)
Learning is the goal!!
destruidor007
Curioso
Curioso

Obrigado por me ter tirado as dúvidas que tinha assim vou fazer dois circuitos separados.cumps
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

gemini Escreveu:circuitos para fogão e forno são obrigatoriamente independentes, e ,no mínimo, serem feitos em cabo 4mm.

portanto, meta 2 circuitos directos do quadro, e termine em caixas de derivação. (ou de aparelhagem)
Embora esteja estipulado que o circuito de fogão tenha que ser feito a 4mm2, (no mínimo) a realidade é que as placas de indução ou vitrocerâmica têm uma potência que ronda entre 5,5KW e 6 KW logo na prática um circuito protegido a 20 Amp. é insuficiente para a totalidade da potência, não vejo qual o problema deste circuito ser efetuado a 6mm2 com proteção a 32 Amp.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Josecalado Escreveu:...não vejo qual o problema deste circuito ser efetuado a 6mm2 com proteção a 32 Amp.
eu também não :)
Learning is the goal!!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Josecalado Escreveu:
gemini Escreveu:circuitos para fogão e forno são obrigatoriamente independentes, e ,no mínimo, serem feitos em cabo 4mm.

Embora esteja estipulado que o circuito de fogão tenha que ser feito a 4mm2, (no mínimo) a realidade é que as placas de indução ou vitrocerâmica têm uma potência que ronda entre 5,5KW e 6 KW logo na prática um circuito protegido a 20 Amp. é insuficiente para a totalidade da potência, não vejo qual o problema deste circuito ser efetuado a 6mm2 com proteção a 32 Amp.
E quem é que diz, que condutor H07-U dentro de tubo VD, embebido nas paredes, não pode ser protegido, com disjuntor curva C, de 25A? E quem sabe, até 32A?
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

lá em casa é assim mesmo: 4mm2 e prot. 25A curva C
Learning is the goal!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

destruidor007 Escreveu:Ando a fazer reparações na minha casa e estou com uma duvida na instalação electrica para o fogão e forno a questão é a seguinte do quadro onde vai levar o fogão são uns seis metros de distância ainda não sei a potençia dos equipamentos estou pensar meter condutores de 4mm para o fogão protegido com disjuntor de 20A e outro para o forno também com condutores de 4mm de dijuntor de 20A com cx derivação separadas mais será que posso meter um circuito para os dois equipamentos juntos com fios de 6mm e protegido a 32A, e estou com duvida que tipo de caixas dervação devo utilizar, se me poderem ajudar agradeço.
Boas
Deve fazer dois circuitos independentes, no minimo com condutores de 4mm, poderá tambem utilizar condutores de 6mm e disjuntores de 32A, já sabe é que tem de aumentar a secção da tubagem.
Cpts.
Energy
destruidor007
Curioso
Curioso

obrigado a todos que responderam eu vou falar com a pessoa que me vai fornecer a cozinha e ver qual é a potencia dos equipamentos e assim vejo qual a secção de fio que vou usar.cumps
Responder

Voltar para “Dúvidas”