Carteira vs Carta Profissional de Electricista

aristarh
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 28 fev 2012, 16:15

Carteira vs Carta Profissional de Electricista

Mensagem por aristarh »

Olá todos. Um amigo meo fez a Carta Profissional de Electricista no Sindicato das Indústrias Eléctricas. Tudo o que precisa para a requerer são os contractos anteriores com indicação de categoria sem qualquer exames. Tenho as duvidas que esta Carta é mesmo o que exigem quando procuram electrecistas(Carteira Profissional de Electricista). Podem me esclarecer esta duvida sff.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: Carteira vs Carta Profissional de Electricista

Mensagem por jaimereis »

boas

os documentos passados pelo sindicato apenas servem para fazer juntamente com outros documentos de prova profissional, e atribuição de categoria profissional perante a entidade profissional

para se ser Tecnico Responsavel por Instalações Electricas de Baixa Tensão incrito na DGEG, é necessario de fazer ou possuir mais provas, uma delas, quase obrigatoria, de formação secundaria ou nivel III em instalações electricas, alguns cursos militares tambem dão acesso
Jaime Reis
aristarh
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por aristarh »

e pra fazer provas no DGEG para requerer a Carteira Profissional tem é que mesmo acabar os cursos de Electricidade ou qualquer um pode fazer os exames ? Pergunto porque trabalho nas obras algum tempo, mas hóje em dia todos exigem a Carteira Profissional e vejo que é definitivamente necessário possuir este documento.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

para inscrição na DGEG tem que ter curso
Jaime Reis
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Vê o estatuto do técnico responsável
aristarh
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por aristarh »

OK. Percebi. Obrigado. Que azar.
Pois para trabalhar em Portugal basta a minha experiencia. Mas para trabalhar fora da pais tem que tirar curso.
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Has thanked: 6 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por migjac »

Bom dia,

A carteira profissional tirada no sindicato serve para quê? Sei que os termos de responsabilidade tem que estar inscrito na DGEG. O que pode fazer um electricista reconhecido no sindicato?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
migjac Escreveu:Bom dia,
A carteira profissional tirada no sindicato serve para quê? Sei que os termos de responsabilidade tem que estar inscrito na DGEG. O que pode fazer um electricista reconhecido no sindicato?
A carteira do sindicato serve para atestar que "a" tem a profissão de electricista na area "b" e com a categoria "x"

Nem todos os que estavam com carteira do sindicato, conseguiram inscrever-se com técnicos de electricidade na DGE, algumas areas não permitia a inscrição.

Não sei se a inscrição na DGE, é aceite fora de Portugal.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Mário Escreveu:Boas
migjac Escreveu:Bom dia,
A carteira do sindicato serve para atestar que "a" tem a profissão de electricista na area "b" e com a categoria "x"

Nem todos os que estavam com carteira do sindicato, conseguiram inscrever-se com técnicos de electricidade na DGE, algumas areas não permitia a inscrição.

Não sei se a inscrição na DGE, é aceite fora de Portugal.

Mário

Boas
"Não sei se a inscrição na DGE, é aceite fora de Portugal."
Esta é uma boa pergunta, que algum colega a trabalhar fora de portugal talvez possa responder
Cpts.
Energy
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 abr 2009, 22:34
Has thanked: 34 times
Been thanked: 15 times

Mensagem por maxxis »

LISTA DE DOCUMENTOS RELACIONADOS COM A INSCRIÇÃO COMO
TÉCNICO RESPONSÁVEL POR INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS DE SERVIÇO PARTICULAR

1. Requerimento, nos moldes da minuta existente nestes Serviços. A data do requerimento deverá estar em conformidade com a data da entrega do mesmo.
2. Documento comprovativo das habilitações literárias apropriadas ou fotocópia desse documento autenticada (aceitação apenas de documentos comprovativos de cursos completos).
3. Fotocópia autenticada da Carteira Profissional, emitida até Abril de 1981 – Oficial, níveis III ou IX (no caso de possuir).
4. Fotocópia do Bilhete de Identidade.
5. Fotocópia do Cartão de Contribuinte (pessoa singular).
6. Um questionário (Modelo 933 da Imprensa Nacional - Casa da Moeda), devidamente preenchido, datado e assinado.
7. Taxa de inscrição – 80 € (Cheque, dinheiro ou vale do correio)
Nota: Os candidatos deverão entregar todos os documentos necessários, incluindo as fotocópias, que não necessitam de ser autenticadas se forem apresentados, nestes Serviços, os respectivos documentos originais.

Modelo 933 da Imprensa Nacional - Casa da Moeda:
Imagem
Rcardo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 abr 2012, 19:22

Mensagem por Rcardo »

Boa tarde a todos.

Eu estou a terminar o nível IV recentemente qualificado com o nível V de Mecatrónica - Manutenção Industrial, a minha questão é com a curso que estou a tirar consigo tirar a carteira profissional de electricista? E quantos anos de experiência comprovada é necessário ter para conseguir me candidatar a técnico responsável por instalações eléctricas?

Ricardo Costa
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Been thanked: 1 time

Mensagem por LOTAN »

Já li em diversos tópicos estas mesmas perguntas e respectivas respostas, mas vou escrever aquilo que sei, embora seja repost.

Carta profissional é o mesmo que a anterior carteira profissional, passada pelo sindicato, mediante declaração da entidade patronal ou prova de experiência profissional, e vai desde a categoria de ajudante.

Não creio ser necessário formação específica, pois a entidade patronal é que decide a categoria profissional, mas isto já sou eu a supor.

Não sei há quanto tempo o sindicato alterou a designação.

Para além dos documentos necessários (declaração da entidade patronal, certificado de habilitações, fotografia, fotocópia do BI, mais qualquer coisa que não me recordo), tem que se proceder ao pagamento de 6x1% do vencimento base.

A DGEG não tem nada a ver com a carta profissinal ou com a antiga carteira.

Para a inscrição de técnico responsável, complementando o que já escreveram, e partindo do princípio que não foram alterados os requisitos de há alguns anos, é necessário curso reconhecido e dois anos de experiência ou sete anos de experiência com processo de reconhecimento de competências.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

LOTAN Escreveu:Já li em diversos tópicos estas mesmas perguntas e respectivas respostas, mas vou escrever aquilo que sei, embora seja repost.

Carta profissional é o mesmo que a anterior carteira profissional, passada pelo sindicato, mediante declaração da entidade patronal ou prova de experiência profissional, e vai desde a categoria de ajudante.

Não creio ser necessário formação específica, pois a entidade patronal é que decide a categoria profissional, mas isto já sou eu a supor.

Não sei há quanto tempo o sindicato alterou a designação.

Para além dos documentos necessários (declaração da entidade patronal, certificado de habilitações, fotografia, fotocópia do BI, mais qualquer coisa que não me recordo), tem que se proceder ao pagamento de 6x1% do vencimento base.

A DGEG não tem nada a ver com a carta profissinal ou com a antiga carteira.

Para a inscrição de técnico responsável, complementando o que já escreveram, e partindo do princípio que não foram alterados os requisitos de há alguns anos, é necessário curso reconhecido e dois anos de experiência ou sete anos de experiência com processo de reconhecimento de competências.
Para inscrição na DGEG, basta curso reconhecido, ou reconhecimento de competências (RVCC-PRO)
Cpts.
Energy
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Been thanked: 1 time

Mensagem por LOTAN »

Então já não é preciso período de experiência?

Em relação à Carta Profissional, o "qualquer coisa que não me recordo" é o formulário de proposta que é entregue pelo sindicato.
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 abr 2009, 22:34
Has thanked: 34 times
Been thanked: 15 times

Mensagem por maxxis »

Boas

Bem, a coisa é tão simples como, preencher o formulário que anexei num (post em cima) junto com os documentos e o dinheiro e entregar na DRE.

Nada mais é necessário para a inscrição como técnico responsável!!

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”