Caracteristicas de transformadores de intensidade
- PFerreira
- Velha Guarda
- Registado: 28 jul 2008, 15:01
- Agradecimento recebido: 1 vez
Caracteristicas de transformadores de intensidade
Boas,
Alguém me sabe esclarecer sobre as características inscritas nos T.I.'s?
Por exemplo tenho 1 T.I. de 200/5A em que faz referencia 3 classes, isto é, classe 0,5 tem 2,5VA; classe 1 tem 3,75VA ; classe 3 tem 5VA. A minha dúvida reside somente na relação e significado das classes.
Alguém me sabe esclarecer sobre as características inscritas nos T.I.'s?
Por exemplo tenho 1 T.I. de 200/5A em que faz referencia 3 classes, isto é, classe 0,5 tem 2,5VA; classe 1 tem 3,75VA ; classe 3 tem 5VA. A minha dúvida reside somente na relação e significado das classes.
Cumprimentos,
PFerreira
PFerreira
-
- Curioso
- Registado: 11 set 2008, 23:10
- Enviou: 7 vezes
Re: Caracteristicas de transformadores de intensidade
Boa noite,
As características dos TRANSFORMADORES DE INTENSIDADE
Tipos: Circular e Retangular
Correntes nominais de 75/5A a 3000/5A
Tensão nominal: 660V
Classe de precisão: 0,5
Certificados: CE
ou seja no caso que indicaste
1 T.I. de 200/5A -> corrente nominal no primário é de 200 A e a corrente nominal no secundário é 5A.
Esta informação dá a relação de conversão, ou seja, quando estiver a passar 200 amperes no primário no secundário passa 5 amperes.
Em relação a classe referida é a classe de exactidão dos transformadores de medição.
Quanto mais baixa for a classe, menor será o erro na conversão entre a corrente no primário e a corrente no secundário.
O secundário dos T.I. nunca deve ser aberto quando em serviço, pois em vazio apenas há o fluxo da corrente primária (fluxo elevado) que originará uma elevadíssima tensão no secundário (transformador elevador). Assim, em vazio as perdas no ferro atingem valores elevadíssimos, pelo que haverá sobreaquecimento do aparelho e consequente destruição. Por outro lado a sobretensão põe em perigo a segurança das pessoas e deteriora os isolamentos.
Informação em:
Informação retirada de:
Vê o funcionamento do transformador de intensidade na pág. 118 em:
Vê também O Guia de Telecontagem em:
Cumps,
Ordep1
As características dos TRANSFORMADORES DE INTENSIDADE
Tipos: Circular e Retangular
Correntes nominais de 75/5A a 3000/5A
Tensão nominal: 660V
Classe de precisão: 0,5
Certificados: CE
ou seja no caso que indicaste
1 T.I. de 200/5A -> corrente nominal no primário é de 200 A e a corrente nominal no secundário é 5A.
Esta informação dá a relação de conversão, ou seja, quando estiver a passar 200 amperes no primário no secundário passa 5 amperes.
Em relação a classe referida é a classe de exactidão dos transformadores de medição.
Quanto mais baixa for a classe, menor será o erro na conversão entre a corrente no primário e a corrente no secundário.
O secundário dos T.I. nunca deve ser aberto quando em serviço, pois em vazio apenas há o fluxo da corrente primária (fluxo elevado) que originará uma elevadíssima tensão no secundário (transformador elevador). Assim, em vazio as perdas no ferro atingem valores elevadíssimos, pelo que haverá sobreaquecimento do aparelho e consequente destruição. Por outro lado a sobretensão põe em perigo a segurança das pessoas e deteriora os isolamentos.
Informação em:
Vê a imagem em anexo com exemplo de conversão de corrente.
Informação retirada de:
Código: Selecionar todos
http://books.google.pt/books?id=KuDSxT7hg_wC&pg=PA28&dq=transformador+de+intensidade&cd=3#v=onepage&q=transformador%20de%20intensidade&f=false
http://books.google.pt/books?id=6faLQGELB5YC&pg=PA118&dq=transformador+de+intensidade&cd=1#v=onepage&q=transformador%20de%20intensidade&f=false
http://www.eda.pt/files/Guia_de_Telecontagem.pdf
Ordep1
- Anexos
-
- Transformador de Intensidade.JPG (41.4 KiB) Visto 2271 vezes
- PFerreira
- Velha Guarda
- Registado: 28 jul 2008, 15:01
Boas,
Obrigado pela resposta, contudo não fiquei esclarecido quanto á minha pergunta.
Eu questiono somente para o facto de 1 unico T.I. ter 3 classes (0,5, 1 e 3) e para essas 3 classes ter 3 potencias (2,5 , 3,75 e 5VA) respectivamente.
Obrigado pela resposta, contudo não fiquei esclarecido quanto á minha pergunta.
Eu questiono somente para o facto de 1 unico T.I. ter 3 classes (0,5, 1 e 3) e para essas 3 classes ter 3 potencias (2,5 , 3,75 e 5VA) respectivamente.
Cumprimentos,
PFerreira
PFerreira
-
- Curioso
- Registado: 18 out 2009, 01:01
A classe de precisão varia com a potência que o TI tem de disponibilizar para o instrumento de media.
cumps.
cumps.
Cumprimentos
Nelson
Nelson
Correto,Nelson_1492 Escreveu:A classe de precisão varia com a potência que o TI tem de disponibilizar para o instrumento de media.
cumps.
Se o aparelho tiver como carga 5VA o erro de leitura é maior, mas acerca da informação que se o secundário do TI
ficar em aberto que este se vai danificar penso que está errado.
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 30 jan 2011, 22:15
- Contacto:
Boa noite,
Tendo um catalogo de um TT ou de um TI, como se identifica o que pertence medição , contagem ou protecção, só observando as características da classe de precisão e potência.
Por exemplo:
30 VA Cl:0,2 Fs5
30 VA Cl:0,1Fs5
60 VA Cl:5P20
com as características apresentadas como sei identificar o que é protecção, contagem ou medição?
o que significa o Ith= 25 kAmp/1sn?
e o que significa Idyn=2,5 Ith?
http://paginas.fe.up.pt/~ee97153/TI.htm
http://paginas.fe.up.pt/~ee97153/TT.htm
Cumprimentos, Sérgio Conduto
Tendo um catalogo de um TT ou de um TI, como se identifica o que pertence medição , contagem ou protecção, só observando as características da classe de precisão e potência.
Por exemplo:
com as características apresentadas como sei identificar o que é protecção, contagem ou medição?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Agradecimento recebido: 17 vezes
5p20 e o de proteccao. Em 20 In apresenta um erro de 5%.
Os outros sao para medida/contagem.
Significa a intensidade de curto circuito trifasica de 25 kA durante 1segundo.
O outro e pelo valor ser 2,5, deduzo que seja a intensidade de pico em curto circuito, ou seja, raiz 2 *1,8, sendo este ultimo o factor de amortecimento
O outro e pelo valor ser 2,5, deduzo que seja a intensidade de pico em curto circuito, ou seja, raiz 2 *1,8, sendo este ultimo o factor de amortecimento
scconduto20c Escreveu:Boa noite,
Por exemplo:
-
- Velha Guarda
- Registado: 30 jan 2011, 22:15
- Contacto:
[/quote]parreirajoao Escreveu:5p20 e o de proteccao. Em 20 In apresenta um erro de 5%.
________
grato pelas explicações.
ainda fico com uma dúvida que é a seguinte: se tiveres um TT de 120 VA(pot. precisão) 3P (é de protecção)
neste caso não faz referência a corrente In, apenas a um erro de 3% é isso?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Se e um tt, tera normalmente dois secundarios, um em estrela 110/1,73 e outro em triangulo com 110/3 V.
Sim nao faz referencia as correntes.
grato pelas explicações.
ainda fico com uma dúvida que é a seguinte: se tiveres um TT de 120 VA(pot. precisão) 3P (é de protecção)
Cumprimentos, Sérgio Conduto[/quote]
Sim nao faz referencia as correntes.
________scconduto20c Escreveu:parreirajoao Escreveu:5p20 e o de proteccao. Em 20 In apresenta um erro de 5%.
grato pelas explicações.
Cumprimentos, Sérgio Conduto[/quote]