Boa tarde.
Gostava de pedir a vossa opinião relativamente a um problema estranho que surgiu na minha casa.
Fiz um conjunto de obras, sendo elas :
- Colocação de Porta Blindada (Aço).
- Colocação de Pavimento Flutuante.
A Porta Blindada foi colocada antes do pavimento flutuante, ou seja por cima do pavimento Original da Casa (tacos de madeira natural).
Até aqui não havia qualquer problema.
Após a colocação do pavimento flutuante, o problema começou ! Quando colocamos a mão na pega da porta sente-se uma descarga de Electricidade Estática.
A pega da porta é em prata.
Tenho andado a investigar este problema no último mês e apercebi-me que isto só acontece quando uma pessoa se movimenta ao longo do pavimento flutuante e coloca
a mão na pega da Porta.
Isso levou-me a concluir que o caminhar por cima do pavimento flutuante está a gerar Electricidade Estática (cargas negativas) especialmente se usarmos calçado com borracha.Tem lógica uma vez que o pavimento flutuante é um material sintético.
O que não consigo entender é porque é que a porta está a 'permitir' a descarga de Electricidade Estática ?
As minhas suspeitas / dúvidas :
- Não seria suposto a Porta Blindada estar isolada ?
- O facto do Aro da Porta estar soldado a Pernes Colocados na Parede poderá ser o suficiente para que a Porta faça contacto com a Terra ?
- Se os pernes colocados na parede estiverem a tocar no fio terra ou positivo do Intercomunicador / Campainha que está a 5 cm's da Porta (12 V) poderia ser uma causa para fazer a descarga ?
A casa que me instalou a porta diz-me que nunca lhes aconteceu, e não oferecem soluções para resolução.
Se alguém me conseguir dar algumas luzes sobre este cenário agradecia, pois não sou um gurú de Electricidade, e gostava de resolver o problema.
Obrigado.
Ricardo
Problemas com electricidade estática
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 39 vezes
Re: Problemas com electricidade estática
Boa noite.
Bem, isso é um problema semelhante ao que se passa quando se toca num carro. Imagina que vais a guiar, chegas ao teu destino, sais do carro, e quando vais para fechar a porta, encostas a mão à mesma para empurrar e pimba
.
A questão aqui é que, quem está "carregado" és tu...ou a pessoa que toca na porta, e não a porta. A porta é uma massa metálica e estando a um potencial diferente do teu, vai "absorver" parte da tua carga, originado assim a corrente ou descarga.
Solução: mudar a maçaneta da porta
.
PS: para "ajudar", a prata é um dos melhores condutores metálicos, sendo inclusivamente melhor que o cobre e ouro.
Bem, isso é um problema semelhante ao que se passa quando se toca num carro. Imagina que vais a guiar, chegas ao teu destino, sais do carro, e quando vais para fechar a porta, encostas a mão à mesma para empurrar e pimba

A questão aqui é que, quem está "carregado" és tu...ou a pessoa que toca na porta, e não a porta. A porta é uma massa metálica e estando a um potencial diferente do teu, vai "absorver" parte da tua carga, originado assim a corrente ou descarga.
Solução: mudar a maçaneta da porta

PS: para "ajudar", a prata é um dos melhores condutores metálicos, sendo inclusivamente melhor que o cobre e ouro.
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Agradecimento recebido: 1 vez
Talvés com uma medição de continuidade entre a porta e saidas do quadro, e eventualmente um dos furos de fixação da porta tivessem furado algum tubo? e estar a dar passagem á porta? digo eu todos os cenários são admissivéis!
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas "Tuga_79"
1º Preenche o perfil "profile"
2º Põe um pavimento anti-estático.
Cump.
Mário
1º Preenche o perfil "profile"
2º Põe um pavimento anti-estático.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."