Reduzir dependência do contador

Responder
SBF
Curioso
Curioso
Registado: 14 nov 2011, 10:26
Has thanked: 16 times
Been thanked: 1 time

Reduzir dependência do contador

Mensagem por SBF »

Boas

O projecto que tenho em mente levar a cabo é o de tornar alguns equipamentos autónomos do contador eléctrico :D ou seja alimentá-los a energia solar. Coisas como um aquaterrário (soma dos equipamentos instalados dá 245W, a funcionarem a 220V), um PC, o modem/router (que funciona a 12V) e a iluminação de casa.
Para já a ideia que tenho em mente é utilizar um painel solar, bateria estacionária, e um inversor de corrente, mas não sei até que ponto um sistema destes aguentará com tudo isto.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Reduzir dependência do contador

Mensagem por ENERGY »

SBF Escreveu:Boas

O projecto que tenho em mente levar a cabo é o de tornar alguns equipamentos autónomos do contador eléctrico :D ou seja alimentá-los a energia solar. Coisas como um aquaterrário (soma dos equipamentos instalados dá 245W, a funcionarem a 220V), um PC, o modem/router (que funciona a 12V) e a iluminação de casa.
Para já a ideia que tenho em mente é utilizar um painel solar, bateria estacionária, e um inversor de corrente, mas não sei até que ponto um sistema destes aguentará com tudo isto.
Boas
Será que compensa o investimento?
Cpts.
Energy
SBF
Curioso
Curioso

Mensagem por SBF »

Pois, essa é uma das perguntas a que espero encontrar aqui alguma ajuda para chegar à resposta. Só no meu aquaterrário gasto em energia para a EDP 7€/mês, iva incluído. Julgo que se somar a isto a iluminação de casa, e um ou dois equipamentos de uso frequente mas de pouca potência como o PC e o router e a televisão, acredito que isto tudo junto chegue aos 20€, ainda não fiz as contas a tudo mas não são dificeis.
Por outro lado falta-me ter alguma noção do custo dos equipamentos capazes de alimentar isto. A juntar a isto há que contar também com o custo crescente da energia, que agora todos os anos sobe 3 ou 4%, não subiu 15% há uns anos sobe agora aos poucos nestes seguintes. Tenho visto alguns kits de fotovoltaicos para uso em caravanas, barcos, campismo, com preços entre 200 e 600€ mas não sei até que ponto são eficazes para o que tenho em mente. Daí e por tudo isto estar convencido que a viabilidade não deve ser dificil de alcançar.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Isso tinha que atingir os 2,5 a 3,45 5 KVA para ser rentável

20€ x1,23/0,126€/kwh /30dias/4 horas=2,5 KW
SBF
Curioso
Curioso

Mensagem por SBF »

E estas aplicações para lazer que referi acima costumam ter potencias de quanto? Nas embalagens dos kits que vi não me lembro de ter visto nenhuma unidade em KVA, apenas em Watt, Volt e Ampere.

Já agora podes explicar melhor esse cálculo?
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Duzia12 Escreveu:Isso tinha que atingir os 2,5 a 3,45 5 KVA para ser rentável

20€ (Ecoinomia mensa)l x1,23(iva)/0,126€/kwh(Custo do KWh) /30dias(dias por mês)/4 horas(horas deconsumo por dia)=2,5 KW
SBF
Curioso
Curioso

Mensagem por SBF »

e essas quatro horas de funcionamento referem-se a quê? de exposição solar ou de funcionamento dos equipamentos? no caso do aquaterrário está ligado 24h/ dia bem como o router, o resto deve funcionar umas 5 ou 6 horas/dia.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Horas de utilização diária dos equipamentos ou mais
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se fosse viavél numa habitação, já muito pessoal o teria feito, custo do equipamento, mais alteração das instalações, etc. fica caro.
Cpts.
Energy
Aker Nato
Curioso
Curioso
Registado: 09 mar 2011, 01:40

Mensagem por Aker Nato »

Tenho adquirido algum material relativo a energia fotovoltaica, mais propriamente para kits de iluminação de jardim mas daqui a nada estou a alimentar a casa 8)

Se se procurar bem arranja-se material bom a um bom preço e depois não me custa nada dar dinheiro para energias renováveis já o mesmo não acontece com a fatura da EDP.

Se pudesse o telhado da barraca já nem telhas tinha!

Relativamente à questão do tópico acho que é uma boa ideia exceto na parte da iluminação pois aí já envolve um bocado de mais trabalho e tiha de ser obrigatoriamente em LED coisa que gosto muito. :P
fumarentosteam
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 mar 2012, 00:25

Mensagem por fumarentosteam »

Eu se fosse a ti avançava com isso , ja se sabe que temos de investir um pouco mas , pelo menos falando por mim , ser independente energetico para essas pequenas coisas para mim ja é uma vitoria 8)
Juan Carlos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 jan 2013, 12:44

Mensagem por Juan Carlos »

Eu acho que a melhor maneira de reduzir a dependência do contador é colocar painéis solares em casa, agora estou procurando on-line para comprar e vi este site que parece ter produtos de qualidade

http://www.efimarket.pt/energias-renovaveis

:D :) :lol: :P :roll: :?:
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”