Boa noite prezados colegas,
Estou a eleborar um projecto/estudo de Iluminação Pública e estou com uma dúvida. A iluminação pública é alimentada através de um cabo LSVAV 4x16, no entanto, num dos postes tenho que fazer uma derivação como à que apresento em anexo.
Poderia fazer essa derivação com um cabo de 3 linhas, tipo um VX 3x1.5, isso é possível? Sei que quando há mudança de secção e de material da alma condutora, deverei colocar um fusível, poderei optar pela mudança do cabo, colocando uma protecção?
Cumps,
Electro 99.
Derivação numa instalação de iluminação pública
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Enviou: 5 vezes
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Derivação numa instalação de iluminação pública
- Anexos
-
- Documento1.pdf
- (14.45 KiB) Transferido 160 vezes
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Re: Derivação numa instalação de iluminação pública
BoasElectro 99 Escreveu:Boa noite prezados colegas,
Estou a eleborar um projecto/estudo de Iluminação Pública e estou com uma dúvida. A iluminação pública é alimentada através de um cabo LSVAV 4x16, no entanto, num dos postes tenho que fazer uma derivação como à que apresento em anexo.
Poderia fazer essa derivação com um cabo de 3 linhas, tipo um VX 3x1.5, isso é possível? Sei que quando há mudança de secção e de material da alma condutora, deverei colocar um fusível, poderei optar pela mudança do cabo, colocando uma protecção?
Cumps,
Electro 99.
Penso que o cabo a utilizar na derivação deverá ser do mesmo tipo e secção, embora possa passar de trifásico a monofásico LSVAV 2X16, pois nunca vi nenhum fusivél pendurado num poste.
Esperamos pelas opiniões de outros colegas, pois linhas aéreas não é a minha praia.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Enviou: 5 vezes
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Obrigado ENERGY.ENERGY Escreveu:BoasElectro 99 Escreveu:Boa noite prezados colegas,
Cumps,
Electro 99.
Penso que o cabo a utilizar na derivação deverá ser do mesmo tipo e secção, embora possa passar de trifásico a monofásico LSVAV 2X16, pois nunca vi nenhum fusivél pendurado num poste.
Esperamos pelas opiniões de outros colegas, pois linhas aéreas não é a minha praia.
Bem, isto é um cabo subterrâneo. Normalmente, há fusíveis nos cofrets, mas são para o cabo da luminária...
Abraço.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Agradecimento recebido: 4 vezes
Já tive uma situação semelhante e tive de utilizar o mesmo tipo de cabo (LSVAV 4x16mm2).
O motivo apresentado na altura pelo técnico da EDP foi o de permitir futuras expansões/alterações da rede de iluminação pública. (O que até faz sentido.)
Utilizar 3G1,5mm2 é que não será possível primeiro porque o fusível a montante não deverá permitir essa redução de secção, segundo porque o cabo não é normalizado pela EDP e terceiro porque a iluminação pública está em esquema TN-C.
O motivo apresentado na altura pelo técnico da EDP foi o de permitir futuras expansões/alterações da rede de iluminação pública. (O que até faz sentido.)
Utilizar 3G1,5mm2 é que não será possível primeiro porque o fusível a montante não deverá permitir essa redução de secção, segundo porque o cabo não é normalizado pela EDP e terceiro porque a iluminação pública está em esquema TN-C.
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 jan 2014, 22:57
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 5 vezes
Por acaso estou com a mesma dúvida/problema. Mas não posso fazer uma redução assim tão grande? Sabem qual é a secção mais pequena para o qual posso reduzir um cabo de 16mm2?amfys Escreveu:Já tive uma situação semelhante e tive de utilizar o mesmo tipo de cabo (LSVAV 4x16mm2).
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Agradecimento recebido: 4 vezes
Se se trata de iluminação pública deverá manter o tipo de cabo utilizado na instalação de onde vai derivar.