Derivação numa instalação de iluminação pública

Responder
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Derivação numa instalação de iluminação pública

Mensagem por Electro 99 »

Boa noite prezados colegas,

Estou a eleborar um projecto/estudo de Iluminação Pública e estou com uma dúvida. A iluminação pública é alimentada através de um cabo LSVAV 4x16, no entanto, num dos postes tenho que fazer uma derivação como à que apresento em anexo.

Poderia fazer essa derivação com um cabo de 3 linhas, tipo um VX 3x1.5, isso é possível? Sei que quando há mudança de secção e de material da alma condutora, deverei colocar um fusível, poderei optar pela mudança do cabo, colocando uma protecção?

Cumps,

Electro 99.
Anexos
Documento1.pdf
(14.45 KiB) Transferido 160 vezes
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Derivação numa instalação de iluminação pública

Mensagem por ENERGY »

Electro 99 Escreveu:Boa noite prezados colegas,

Estou a eleborar um projecto/estudo de Iluminação Pública e estou com uma dúvida. A iluminação pública é alimentada através de um cabo LSVAV 4x16, no entanto, num dos postes tenho que fazer uma derivação como à que apresento em anexo.

Poderia fazer essa derivação com um cabo de 3 linhas, tipo um VX 3x1.5, isso é possível? Sei que quando há mudança de secção e de material da alma condutora, deverei colocar um fusível, poderei optar pela mudança do cabo, colocando uma protecção?

Cumps,

Electro 99.
Boas
Penso que o cabo a utilizar na derivação deverá ser do mesmo tipo e secção, embora possa passar de trifásico a monofásico LSVAV 2X16, pois nunca vi nenhum fusivél pendurado num poste.
Esperamos pelas opiniões de outros colegas, pois linhas aéreas não é a minha praia.
Cpts.
Energy
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Mensagem por Electro 99 »

ENERGY Escreveu:
Electro 99 Escreveu:Boa noite prezados colegas,

Cumps,

Electro 99.
Boas
Penso que o cabo a utilizar na derivação deverá ser do mesmo tipo e secção, embora possa passar de trifásico a monofásico LSVAV 2X16, pois nunca vi nenhum fusivél pendurado num poste.
Esperamos pelas opiniões de outros colegas, pois linhas aéreas não é a minha praia.
Obrigado ENERGY.

Bem, isto é um cabo subterrâneo. Normalmente, há fusíveis nos cofrets, mas são para o cabo da luminária...

Abraço.
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Agradecimento recebido: 4 vezes

Mensagem por amfys »

Já tive uma situação semelhante e tive de utilizar o mesmo tipo de cabo (LSVAV 4x16mm2).
O motivo apresentado na altura pelo técnico da EDP foi o de permitir futuras expansões/alterações da rede de iluminação pública. (O que até faz sentido.)

Utilizar 3G1,5mm2 é que não será possível primeiro porque o fusível a montante não deverá permitir essa redução de secção, segundo porque o cabo não é normalizado pela EDP e terceiro porque a iluminação pública está em esquema TN-C.
Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 jan 2014, 22:57
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 5 vezes

Mensagem por Pimenta »

amfys Escreveu:Já tive uma situação semelhante e tive de utilizar o mesmo tipo de cabo (LSVAV 4x16mm2).
O motivo apresentado na altura pelo técnico da EDP foi o de permitir futuras expansões/alterações da rede de iluminação pública. (O que até faz sentido.)

Utilizar 3G1,5mm2 é que não será possível primeiro porque o fusível a montante não deverá permitir essa redução de secção, segundo porque o cabo não é normalizado pela EDP e terceiro porque a iluminação pública está em esquema TN-C.
Por acaso estou com a mesma dúvida/problema. Mas não posso fazer uma redução assim tão grande? Sabem qual é a secção mais pequena para o qual posso reduzir um cabo de 16mm2?
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Agradecimento recebido: 4 vezes

Mensagem por amfys »

Se se trata de iluminação pública deverá manter o tipo de cabo utilizado na instalação de onde vai derivar.
Responder

Voltar para “Dúvidas”