Projecto de climatização para uma casa inteligente

Responder
Rui Farinha
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 mar 2012, 22:29

Projecto de climatização para uma casa inteligente

Mensagem por Rui Farinha »

Boas a todos.
Estou a acabar um curso de electrotecnia e instalaçoes electrico.e preciso de fazer um projecto do controlo de climatização de uma casa.usado o protoclo KNX ou X-10.mas nao sei muito bem como arrancar com o projecto.
Alguem me pode dar uma dicas?

abraços
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Projecto de climatização para uma casa inteligente

Mensagem por ENERGY »

Rui Farinha Escreveu:Boas a todos.
Estou a acabar um curso de electrotecnia e instalaçoes electrico.e preciso de fazer um projecto do controlo de climatização de uma casa.usado o protoclo KNX ou X-10.mas nao sei muito bem como arrancar com o projecto.
Alguem me pode dar uma dicas?

abraços
Boas
Talvez por começar a ver catálogos de fabricantes, vendo os equipamentos e as referências que vão ser necessárias para o projeto, pois os traçados da instalação penso serem o mais simples, a memoria descritiva dará também algum trabalho.
Cpts.
Energy
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

boas

antes demais precisa de saber que tipo de equipamento de AVAC vai usar

se for do tipo split ou multi-split pouco ou nenhum controlo vai ter com KNX ou outra coisa qualquer, são maquinas isoladas sem comunicação externa( só o fabricante consegue e em poucas marcas), aqui terá que usar sondas externas e no automatismo pode ligar ou desligar os aparelhos mas sem controlo de temperatura, um se estiver virado para quente, para quente fica, obriga ir sempre ao comando do aparelho

se usar um mini-chiller, aqui ja consegue usar o automatismo no controlo dos varios VC´s, aqui será onde pode dar asas á sua imaginação

tem ainda a opção de um sistema tipo VRV, onde alguns fabricantes já tem protocolos preparados para estas maquinas, já vi por exemplo VRV´s da Mitsubishi ligado em Bus( protocolo RS485), a uma GTC da Johnson Controls

se quiser pode ainda ver unidades do tipo uni-Flair, Liebert.....

mas como disse inicialmente, primeiro é preciso definir que equipamento se vai usar....
Jaime Reis
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Contacte o Eng. Luís Fonseca da Hager que ele dá-lhe uma ajuda com certeza nos equipamentos EIB/KNX da Hager (Tébis TX). Caso seja esta marca a pretendida :!:

luis.fonseca@hager.pt
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Estou de acordo com o "Joaoosvaldo" se consultar a Hager pode ter uma boa ajuda.
Cpts.
Energy
Pinto69
Curioso
Curioso
Registado: 21 nov 2008, 16:55

Mensagem por Pinto69 »

OI,

De facto, convém clarificares mais um pouco o que queres dizer exactamente com climatização, porque se só for aquecimento, então é MUITO mais fácil que um sistema de A/C. A minha experiencia mostra que para começar um KNX, o catalogo da HAGER é muito bom tecnicamente. Não só tem aquela conversa de "comercial" (tb importante), mas também tem um anexo técnico que mostra como são feitas as ligações/limitações/aplicações/configurações!
Aqui vai o Link:

http://hager.interactiv-doc.fr/FrmViewe ... ndsession=

Outro bom fabricante de KNX é a JUNG que tem muita variedade de "módulos de entrada" e "módulos de saida", que em linguagem de automação são os sensores e actuadores da tua rede.

http://www.jungiberica.es/catalogo-tecnico-KNX.asp
"A verdade não pertence a ninguém, mas tão somente a quem seja capaz de a entender" - Estação dos Olivais - Metropolitano de Lisboa
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”