Qual a potência a Contratar - Café/Snack Bar

Responder
djmati
Curioso
Curioso
Registado: 23 abr 2009, 18:06

Qual a potência a Contratar - Café/Snack Bar

Mensagem por djmati »

Bom dia a Todos

À cerca de 2 anos atrás, fiz uma ficha electrotécnica, e solicitei a potência de 20,7KVA, pois nao se sabia qual a finalidade do estabelecimento comercial.
Neste momento a obra está em fase de conclusão, e desse estabelecimento, vão fazer um café/snack bar, e pediram-me para alterar a potência inicial de Ficha Elect.

Solicitei a Lista com a potência de todos os equipamentos eléctricos a utilizar de forma a poder calcular.
Somei as potências todas e dá-me uma potência global de 45,59 KVA com o factor de simultaneidade de 1 (Ficheiro excel em anexo).

Segundo as tabelas das potência a contratar, existe a potência de 41,4 KVA, no entanto tenho dúvidas se esta potência poderá chegar, uma vez que o valor calculado é superior, no entanto realço que apenas 3 equipamentos necessitam de uma tensão de 400V, todos os outros é 230V.

Segundo as normas, projectos com potências superiores a 50KVA é necessário projecto, no entato, será que posso pedir essa potência de 50KVA sem projecto? É que não é nenhuma potência normalizada (ex: 20,7KVA, 40,1KVA)
Qual o máximo valor permitido para as Fichas sem ser necessário projecto?

Segue a lista dos equipamentos a utilizar, no entanto nao nos podemos esquecer da iluminação.

Agradecia imenso a vossa ajuda.
Anexos
Cálculos.xlsx
(10.31 KiB) Transferido 154 vezes
Noctvrno
Curioso
Curioso
Registado: 24 mar 2008, 22:30
Contacto:

Re: Qual a potência a Contratar - Café/Snack Bar

Mensagem por Noctvrno »

Os equipamentos nunca funcionam sempre a 100%, não sendo necessário pois pedir a totalidade da potência por eles consumida. 34,50kVA deverão ser suficientes.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

É aplicar um coeficiente de 0,6 x 45,59 KVA= 27,35 KVA

Logo 3x50 A satisfaz 34,5 KVA como diz o Noctvrno
djmati
Curioso
Curioso
Registado: 23 abr 2009, 18:06

Mensagem por djmati »

Obrigado mais uma vez a voces todos pela vossa ajuda.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

djmati Escreveu:Bom dia a Todos

À cerca de 2 anos atrás, fiz uma ficha electrotécnica, e solicitei a potência de 20,7KVA, pois nao se sabia qual a finalidade do estabelecimento comercial.
Neste momento a obra está em fase de conclusão, e desse estabelecimento, vão fazer um café/snack bar, e pediram-me para alterar a potência inicial de Ficha Elect.

Solicitei a Lista com a potência de todos os equipamentos eléctricos a utilizar de forma a poder calcular.
Somei as potências todas e dá-me uma potência global de 45,59 KVA com o factor de simultaneidade de 1 (Ficheiro excel em anexo).

Segundo as tabelas das potência a contratar, existe a potência de 41,4 KVA, no entanto tenho dúvidas se esta potência poderá chegar, uma vez que o valor calculado é superior, no entanto realço que apenas 3 equipamentos necessitam de uma tensão de 400V, todos os outros é 230V.

Segundo as normas, projectos com potências superiores a 50KVA é necessário projecto, no entato, será que posso pedir essa potência de 50KVA sem projecto? É que não é nenhuma potência normalizada (ex: 20,7KVA, 40,1KVA)
Qual o máximo valor permitido para as Fichas sem ser necessário projecto?

Segue a lista dos equipamentos a utilizar, no entanto nao nos podemos esquecer da iluminação.

Agradecia imenso a vossa ajuda.
Boas
Eu pediria os 41.4Kvas, e certificava para essa potência, depois em conjunto com o cliente veria quais os equipamentos que poderão vir a estar a trabalhar em simultaneo, e ai tomava a decisão da potência a contratar.
Atenção que tem alguns equipamentos descritos como sendo monofásicos, mas na verdade podem ser alimentados em trifásico, tais como: maquina de café, placa vitroceramica,etc. desta forma as fases ficam mais equilibradas.
Última edição por ENERGY em 18 mar 2012, 22:46, editado 1 vez no total.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

O problema é que se aumentar muito a potência além dos custos a EDP pode negar-se a dar a potência em BT
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Duzia12 Escreveu:O problema é que se aumentar muito a potência além dos custos a EDP pode negar-se a dar a potência em BT
Boas
A EDP quer é faturar, e os 400/60A (41,40Kvas) é uma potência normal para este tipo de estabelecimentos, se tiver ramal próprio já lá tem instalada uma P100, com um bocado de sorte nem precisam de substituir o cabo de alimentação à P100.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”