Termo de Responsabilidade para Telas Finais

Responder
djmati
Curioso
Curioso
Registado: 23 abr 2009, 18:06

Termo de Responsabilidade para Telas Finais

Mensagem por djmati »

Boa noite,

Fiz um projecto ITED1 em 2009. Neste momento a instalação está toda feita, e existiu algumas alterações nas localizações de tomadas, e foi adicionada mais uma. O electricista solicitou que eu fosse à obra efectuar uma tela final para apresentar na camara e para pedir a ertificação ITED.

A minha dúvida é como fazer o termo de responsabilidade.

Alguém me consegue ajudar com um termo de responsabilidade?

Obrigado pela vossa atenção

Daniel
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Re: Termo de Responsabilidade para Telas Finais

Mensagem por Varejo »

Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
djmati
Curioso
Curioso

Mensagem por djmati »

Boa noite,

Eu sabia desse termo, mas a minha dúvida é a seguinte: Como exitiu alterações ao projecto, será que é necessário colocar no termo de responsabilidade algo a " indicar que as alteraçoes efectuadas ao projecto estão de acordo com as condições técnicas exigidas e foi alterado de acordo com o conhecimento do projectista em fase de obra".

É porque esse termo não diz respeito a nada disso. E depois é um termo de responsabilidade de execução, e eu não executei nada, apenas vou fazer uma tela final de um projecto.

Será que me fiz entender?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

A "figura" das Telas Finais no ITED não existe. Deve é existir um Projecto de Alterações (completo incluindo Termo) com o resultado final da instalação.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

djmati Escreveu:Boa noite,

...E depois é um termo de responsabilidade de execução, e eu não executei nada, apenas vou fazer uma tela final de um projecto.

Será que me fiz entender?
Agora fez.

Portanto, na minha opinião, e porqu eu já fiz isso, apenas apresente as telas finais do projecto, ou, caso sejam muito diferentes as alterações verificadas, apresente um projecto novo, de alterações, com a data do anterior (e peça $$$).
Não assine o termo de execução!
O instalador é que vai passar o termo de execução! Basicamente, com as telas finais, você está é a safar o rabo do instalador, não é o seu...

Porque é que ele não fez de acordo com o projecto em primeiro lugar?
Learning is the goal!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se vai fazer as telas finais, na memória descritiva vai dizer que são telas finais, e o termo de responsabilidade é igual ao do projecto inicial.
Vamos ver o que o pessoal das ITED aqui no forum dizem sobre este assunto.
Cpts.
Energy
djmati
Curioso
Curioso

Mensagem por djmati »

Ok, Sendo assim já começa a fazer sentido,

Tal como o Gemini disse, o termo de execução é para o instalador, e tal como o Osvaldo também referiu, tenho é que fazer um projecto completo com as alterações efectuadas.

Já agora, eu fui À camara municipal onde o projecto vai dar entrada, e disseram-me que apenas necessitam das plantas com as alterações, um termo de responsabilidade e a cópia do cartão de projectista.

Será que é assim em todos os lados? É porque vou ter brevemente uma outra tela final para entregar noutra Camara, e ainda nao perguntei como é.

Estou a pensar entregar uma versão completa ao cliente, e as plantas com as alterações na camara.

O que acham??
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 out 2011, 22:26
Has thanked: 10 times
Been thanked: 14 times

Mensagem por Mestreclima »

Boas.
Sou Instalador, em resposta ao colega "gemini", não é o instalador que se lembra de alterar o projecto até porque maior parte das vezes a alteração é para mais custos.
O cliente simplesmente diz que não foi consultado e o construtor para ficar nas boas graças até diz que " no fim fa-se umas telas finais e pronto".
Nas instalações feitas e como por norma o projectista tem que assinar livro de obra dizendo que a instalação esta como projecto, faz um projecto novo alegando telas finais que são entregues na camara quando cliente pede licença de utilização
Cump.

Rochinha
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times

Mensagem por Varejo »

Boas, os termos que eu coloquei foram para execução e projecto, portanto neste caso seria escolher o que interessa!

Em relação às alterações em relação ao projecto original isso é o prato do dia, porque por norma são projectos do tipo "copy paste" depois em obra por norma o instalador tem de fazer com o que o cliente pretende, até por vezes existem projectos mal feitos, depois entram em contacto com o projectista para fazer as alterações necessárias ao projecto!

Depois como é natural o instalador assina a execução e o projectista o projecto!
Também existe os casos em que o projectista tambem é instalador e assina os dois! :mrgreen:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Varejo Escreveu:Boas, os termos que eu coloquei foram para execução e projecto, portanto neste caso seria escolher o que interessa!

Em relação às alterações em relação ao projecto original isso é o prato do dia, porque por norma são projectos do tipo "copy paste" depois em obra por norma o instalador tem de fazer com o que o cliente pretende, até por vezes existem projectos mal feitos, depois entram em contacto com o projectista para fazer as alterações necessárias ao projecto!

Depois como é natural o instalador assina a execução e o projectista o projecto!
Também existe os casos em que o projectista tambem é instalador e assina os dois! :mrgreen:
Boas
Completamente de acordo com o que escreveu"Varejo"
Cpts.
Energy
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Mestreclima Escreveu:Boas.
Sou Instalador, em resposta ao colega "gemini", não é o instalador que se lembra de alterar o projecto até porque maior parte das vezes a alteração é para mais custos.
O cliente simplesmente diz que não foi consultado e o construtor para ficar nas boas graças até diz que " no fim fa-se umas telas finais e pronto".
Nas instalações feitas e como por norma o projectista tem que assinar livro de obra dizendo que a instalação esta como projecto, faz um projecto novo alegando telas finais que são entregues na camara quando cliente pede licença de utilização
A vermelho está a resposta.

Eu não estou a atacar ninguém (instaladores), porque, na minha opinião, os projectos devem ser acompanhados até ao final mesmo, pois o cliente um dia diz uma coisa, "quero por ali a TV", e depois quando as paredes estão levantadas é que toma o real conhecimento daquilo que viu no papel, e, portanto, em 90% dos casos há alterações... o que não tem mal nenhum.

Convém é que entrem em contacto com o projectista a fim de efectuarem ou umas telas rectificativas, ou um projecto de alterações!
E aí sim, deve ser o instalador a "solicitar" tal coisa, pois é ele quem vai assinar o termo de execução.
Learning is the goal!!
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39

Mensagem por projclvm »

Resta acrescentar que há alterações e alterações. Claro será que a existirem novos pontos (tomadas) elas devem ser dimensionadas, logo terá de haver projeto retificativo. Caso uma tomada fique mais metro menos metro do local, não vem grande maç ao mundo (a não ser que o certificador seja super zeloso).
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39

Mensagem por projclvm »

Resta acrescentar que há alterações e alterações. Claro será que a existirem novos pontos (tomadas) elas devem ser dimensionadas, logo terá de haver projeto retificativo. Caso uma tomada fique mais metro menos metro do local, não vem grande maç ao mundo (a não ser que o certificador seja super zeloso).
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

caso a tomada esteja deslocada esses 50cm, não há problema... nos ensaios está prevista uma folga no sinal calculado, justamente para precaver essas situações de alteração de tomadas, até um certo limite.

No ITED1 eram -3 e +3 dB de folga.
Learning is the goal!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”